#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana #10

15-01-2018 | 04:18
Por Liga Nacional de Basquete

Confira os principais destaques individuais do NBB CAIXA na última semana; Flamengo domina quinteto e Cauê Borges se destaca novamente

Mais uma semana se passou e a décima edição do NBB CAIXA segue a todo vapor. Entre os dias 08 e 14/01 foram realizadas 15 partidas e a competição tem um novo líder, o Flamengo. Não à toa, o clube da Gávea dominou o quinteto ideal da Semana #10.

Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

1 – Ronald Ramon (Flamengo)

Médias na semana: 17,6 pontos, 50% de aproveitamento nas bolas de 3 (9/18) e 100% nos lances livres (16/16)

A semana do ala/armador dominicano foi de alto nível e o “presente” de aniversário veio com um desempenho perfeito do novo líder Flamengo. Nas três partidas disputadas pela equipe, Ramon teve boas atuações e depois de anotar na casa dos 20 pontos em dois jogos seguidos fechou a semana com um desempenho quase perfeito no dia em que completou 32 anos.

A principal atuação de Ramon na semana foi no duelo que deu a liderança ao Flamengo. Diante de um grande começo do Mogi, o camisa 14 marcou dez pontos (2/2 nas bolas de 3) no primeiro quarto e colocou os cariocas no jogo. No final das contas foram 21 pontos (5/9 nas bolas de 3) para o dominicano no triunfo rubro-negro por 77 a 71. Depois, marcou 22 pontos contra a Liga Sorocabana e 12 diante do Solar Cearense, no dia de seu aniversário.

Confira belo lance de Ramon contra a Liga Sorocabana:

2 – Cauê Borges (Banrisul/Caxias Basquete) – Dono da Bola

Médias na semana: 21,5 pontos, 40,0% nas bolas de 3 (4/10) e 68,7% nos arremessos de 2 (68,7%)

Está difícil de segurar Cauê Borges. Principal cestinha e jogador mais eficiente da competição, o ala/armador deu sequência a sua ótima temporada e, com mais duas grandes atuações individuais, foi o “cara” do Caxias nas duas vitórias conquistadas na semana.

+ Cauê Borges e Cafferatta desafiam pontariam no Reloginho SKY; clique aqui e confira o vídeo

Primeiro, diante do Vasco, Cauê marcou 22 pontos (8/14 nos arremessos de quadra) e liderou o importante triunfo gaúcho. Depois, diante do Botafogo, em desempenho bastante parecido, o camisa 4 somou 21 pontos (7/12 nos arremessos de quadra) e, mais uma vez, foi o personagem principal de mais um triunfo do Caxias no campeonato.

3 – Marquinhos (Flamengo)

Médias na semana: 21,3 pontos, 58,8% nos arremessos de 2 (18/31) e 3,6 rebotes

Marquinhos foi outro personagem fundamental para o Flamengo vencer seus três compromissos na semana e se firmar na liderança do NBB CAIXA. Assim como Ramon, o camisa 11 teve dois jogos seguidos na casa dos 20 pontos e boa participação na vitória sobre o Solar Cearense, fora de casa.

Contra Mogi, Marquinhos chamou a responsabilidade e marcou 17 de seus 20 pontos ao longo do segundo tempo. Já contra a Liga Sorocabana, o ala teve seu melhor desempenho na temporada e totalizou 27 pontos. Por fim, em Fortaleza, o jogador somou 17 pontos, além de seis rebotes e três assistências.

4 – Hettsheimeir (Sendi/Bauru Basket)

Médias na semana: 21,0 pontos, 61,5% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 5,5 rebotes

O pivô bauruense engrenou de vez e, por isso, está na Seleção da Semana pela segunda vez seguida. Depois de um início de NBB CAIXA discreto, Hettsheimeir vem colecionando boas atuações desde o fim de 2017 e nos triunfos do Dragão sobre Vitória e Solar Cearense não foi diferente.

Diante do Vitória, o camisa 30 foi um dos personagens da ótima atuação coletiva do Bauru e deixou a quadra com 14 pontos e cinco rebotes na conta. Dois dias depois, contra o Solar, Hettsheimeir “deitou” e, com 28 pontos (10/14 nos arremessos de quadra, cravou sua maior marca na temporada.

Veja lances de Hettsheimeir na partida contra o Cearense em vídeo produzido pela Bauru Basket TV:

5 – Maique (Universo/Vitória)

Médias na semana: 14,5 pontos, 8,5 rebotes e 57,8% de aproveitamento nas bolas de 2

A semana de Maique foi certamente a melhor de sua carreira no NBB CAIXA. Tanto é que o jogador de 24 anos foi reserva no primeiro compromisso do Vitória e, depois de um expressivo duplo-duplo, ganhou vaga no quinteto inicial na partida seguinte. Pela primeira como titular, o pivô não decepcionou e foi o cestinha da importante vitória sobre o Minas.

Com a lesão do norte-americano Shaw, o jovem pivô passou a ganhar espaço na rotação do técnico Régis Marrelli. Diante do Bauru, Maique somou dez pontos e dez rebotes, além de um lindo toco. Já contra o Minas, o camisa 35 foi promovido ao time titular por conta da ausência de Renato Scholz e foi o cestinha do jogo, com 19 pontos – seu recorde pessoal no NBB CAIXA.

6º homem – Pedro (Sesi Franca Basquete)

Médias na semana: 13,0 pontos e 56,2% nos arremessos de quadra (9/16)

Como o próprio Pedro disse após o jogo contra o Vasco: “cada dia é um o destaque do Franca”. Dono de uma grande sequência de sete vitórias, o time paulista vem sendo pouco representado na Seleção da Semana, justamente por ter protagonistas bastante distintos a cada partida.

Na última semana não foi diferente e a equipe teve destaques diferentes nos triunfos sobre Basquete Cearense e Vasco. Só que na partida contra os cruz-maltinos, Pedro realmente destoou e por isso ganhou a vaga de sexto homem na Seleção da Semana #10 apenas por “um jogo”. Com excelente aproveitamento nos arremessos de quadra (8/12), o camisa 12 veio do banco e foi o cestinha da partida, com 22 pontos, sua maior marca na temporada.

Menções honrosas:
JP Batista (Flamengo): médias na semana de 14,6 pontos, 6,6 rebotes e 3,0 assistências
Nesbitt (Paulistano): médias na semana de 9,0 pontos e 7,5 rebotes
Stocks (Joinville): médias na semana de 20,0 pontos, 5,0 rebotes, 3,5 assistências e 3,5 bolas recuperadas
Duda Machado (Bauru): média na semana de 15,0 pontos vindo do banco de reservas
Deryk Ramos (Paulistano): média na semana de 15,0 pontos vindo do banco de reservas