#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana #5

11-12-2017 | 07:34
Por Liga Nacional de Basquete

Confira o time dos sonhos da quinta semana da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA; líder Pinheiros domina seleção

O NBB CAIXA 2017/2018 segue a todo o vapor e 12 partidas movimentaram a competição na última semana. Vitórias surpreendentes, duelos emocionantes e a manutenção da invencibilidade do líder Pinheiros agitaram as partidas.

Mas quais foram os principais destaques individuais destes jogos? A Seleção da Semana responde para você. Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

1 – Paulinho Boracini (Solar Cearense)

Médias na semana: 20 pontos, 6 assistências e 54,5% nos arremessos de quadra

Atual cestinha do NBB CAIXA, Paulinho Boracini teve grande destaque na última semana, especialmente na vitória do Basquete Cearense sobre o Vasco. Com ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra (8/14), o jogador marcou 27 pontos e foi o grande destaque do triunfo dos nordestinos. O camisa 9 ainda somou cinco assistências e cinco rebotes e totalizou 29 de eficiência.

Já na outra partida da semana, Paulinho não foi tão brilhante, mas ainda assim teve boa produção. Vindo do banco de reservas, o armador marcou 13 pontos, novamente com alto aproveitamento (4/8 nos arremessos de quadra) e ainda distribuiu sete assistências (sua maior marca na temporada).

2 – Kyle Fuller (Paulistano/Corpore)

Médias na semana: 21 pontos, 40% de aproveitamento nos arremessos de 3 e 80% nos lances livres

A semana do “gringo” do Paulistano não começou bem. Apesar de marcar 15 pontos no dérby contra o Pinheiros, Fuller teve um aproveitamento ruim nos arremessos (2/9 para três pontos e 4/10 nos dois pontos). No entanto, o camisa 11 mostrou um poder de recuperação incrível e, três dias depois, teve um dos melhores desempenhos individuais de todo o NBB.

Com a mão “pegando fogo”, o norte-americano/peruano anotou 27 pontos e liderou a imponente vitória do Paulistano sobre o Solar Cearense com a quinta maior marca de pontos da temporada. Para isso, o jogador teve aproveitamento espetacular da linha de três pontos e acertou seis de seus nove primeiros arremessos (66,6%). No fim do jogo, Fuller errou dois tiros seguidos e viu seu aproveitamento baixar para “apenas” 55%, mas nada que diminuísse sua grande atuação.

3 – Holloway (EC Pinheiros) – Dono da Bola

Médias na semana: 20,3 pontos, 4,6 rebotes e 62,0% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos

O atual MVP teve uma semana de MVP, literalmente. E não à toa foi eleito o Dono da Bola da Semana #4 do NBB CAIXA pelo site da LNB. Com grandes atuações, o norte-americano foi importantíssimo para o Pinheiros vencer três partidas e seguir isolado na liderança do NBB CAIXA, com 100% de aproveitamento.

Em dois dos três jogos, o norte-americano ultrapassou a marca dos 20 pontos – 21 contra Campo Mourão e 25 contra Caxias – e agora é o segundo maior cestinha da temporada, com média de 17,5 pontos. Em sua “pior” atuação, Holloway anotou 15 pontos, oito rebotes e seis assistências no dérby com o Paulistano. Será que teremos um bi-MVP do NBB CAIXA?

Rivais nesta semana no dérby paulista, Holloway e Fuller estão lado a lado na Seleção da Semana #4 do NBB CAIXA (Willian Oliveira/Divulgação)

4 – Alexandre Paranhos (Banrisul/Caxias Basquete)

Médias na semana: 17 pontos, 10 rebotes e 61,2% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos

A semana do ala/pivô de 25 anos foi de muito brilho. Logo de cara, na vitória diante da Liga Sorocabana, Paranhos marcou 24 pontos e quebrou seu recorde pessoal de pontos no NBB CAIXA logo diante de sua ex-equipe. Com nove rebotes, o jogador fechou a partida com 30 de eficiência.

Depois, no grande triunfo sobre o até então invicto Mogi, o ala/pivô contribuiu com dez pontos, oito rebotes e um decisivo toco para cima de Tyrone que selou a vitória gaúcha (vídeo abaixo). Já diante do EC Pinheiros, apesar da derrota de sua ex-equipe, o camisa 24 deixou a quadra com um expressivo duplo-duplo de 17 pontos e 13 rebotes.

Defesa ganha jogo ✔ Seria esse um BLOCK game winner?? #ôlouco 😎😎

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

5 – Ansaloni (EC Pinheiros)

Médias na semana: 13,6 pontos, 8,3 rebotes e 61% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos

Regular e eficiente. Assim pode ser definida a semana do pivô do invicto Pinheiros. Diante do Campo Mourão, Ansaloni fez o chamado “jogo perfeito”, ao acertar todos os arremessos que tentou – 2/2 para três pontos, 5/5 nos dois pontos e 6/6 nos lances livres – para deixar a quadra com 17 pontos, além de nove rebotes.

Contra o Paulistano, o camisa 10 foi discreto e registou seis pontos e sete rebotes em apenas 21 minutos na quadra. Mas no último duelo do Pinheiros, diante do Caxias, Ansaloni foi brilhante mais uma vez e, com 18 pontos e nove rebotes, foi personagem importante na vitória paulista na Serra Gaúcha.

Mão quente: Okorie tem 57,1% de aproveitamento nas bolas de 3 no NBB CAIXA (Divulgação/Vitória)

6 – Nick Okorie (Universo/Vitória)

Fez 18 pontos (4/5 nos três pontos), quatro rebotes e três assistências contra o Vasco

O Vitória entrou em quadra apenas uma vez na última semana e conquistou uma importante vitória diante do Vasco. Um dos grandes personagens do triunfo baiano, sem dúvidas foi Okorie. Vindo do banco, o norte-americano mudou o jogo e foi fundamental para o êxito do time nordestino.

No terceiro quarto, quando o Vitória abriu larga diferença no placar, o ala/armador marcou 11 pontos, com três arremessos certeiros da linha de três pontos em quatro tentativas. Com destaque para Okorie, os baianos venceram a parcial por 28 a 16 e construíram boa vantagem no placar para o último período.

Menções honrosas
Bennett (Pinheiros): médias de 11,6 pontos, 5,0 rebotes e 4,0 assistências na semana
Cafferata (Caxias): médias de 12,3 pontos e 50% de aproveitamento nas bolas de três pontos na semana
Fiorotto (Basquete Cearense) médias de 13,5 pontos, 9,5 rebotes e 71,4% de aproveitamento nas bolas de dois pontos