#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana #7

26-12-2017 | 06:27
Por Liga Nacional de Basquete

Confira os principais destaques individuais do NBB CAIXA 2017/2018 na semana pré-Natal; com atuação histórica, Léo Waskiewicz é o Dono da Bola

A semana antes do Natal pegou fogo no NBB CAIXA 2017/2018. Com 15 partidas realizadas entre os dias 19 e 23/12, a competição nacional segue agitada, agora com o Mogi das Cruzes/Helbor isolado na liderança. Completam o G-4: EC Pinheiros, Flamengo e Paulistano/Corpore.

Mas quais foram os principais destaques individuais dos últimos jogos? A Seleção da Semana responde para você. Vale lembrar que esta é uma escolha dos editores do site da LNB com o intuito de promover o NBB CAIXA e não necessariamente reflete a opinião oficial da entidade.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

1 – Kenny Dawkins (Universo/Vitória)

Médias na semana: 19,0 pontos (63,6% nos arremessos de quadra), 5,0 assistências e 5,0 rebotes

Para vencer seus dois jogos na semana, o Vitória, enfim, com o poder de decisão de seu principal jogador. Com suas melhores atuações na temporada, Dawkins liderou o time baiano a dois importantes triunfos, contra Joinville e Caxias, ambos em casa, e agora a equipe está na sétima posição.

Diante de Joinville, Dawkins marcou 22 pontos – sua melhor marca neste NBB –, com ótimos aproveitamentos nos arremessos de quadra (4/6 para 3 pontos 3 e 5/7 nas bolas de 2). Já contra o Caxias, o norte-americano cresceu de produção no fim e marcou dez de seus 16 pontos no último quarto. Além disso, ainda distribuiu sete assistências e pegou seis rebotes.

Confira grandes lances de Dawkins nos Melhores Momentos de Vitória x Joinville:

2 – Deryk Ramos (Paulistano/Corpore)

Médias na semana: 16,5 pontos, 7,0 assistências e 4,0 rebotes

Vir do banco de reservas é apenas uma casualidade para Deryk Ramos. Um dos grandes nomes da nova geração do basquete nacional, o ala/armador é talvez o Melhor Sexto Homem do NBB CAIXA até agora e, por isso, levou uma vaga no quinteto ideal da última semana. Para justificar a escolha de um reserva à Seleção da Semana basta olhar sua alta produção nas duas vitórias do Paulistano no Rio de Janeiro.

Primeiro, contra o Botafogo, Deryk marcou 21 pontos – sua maior marca na temporada – e ainda distribuiu sete assistências. Depois, fechou a partida contra o Vasco jogando todo o último quarto e somou 12 pontos e sete assistências. Nos dois jogos, o camisa 19 esteve entre os três atletas que mais ficaram em quadra do Paulistano, com 22 e 29 minutos, respectivamente.

Deryk teve grandes atuações na última semana e foi um dos destaques das vitórias do Paulistano sobre Botafogo e Vasco (Thiago Moreira/Vasco)

3 – Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor)

Fez 23 pontos, seis rebotes e cinco assistências na vitória contra o Pinheiros

Dono da bola da semana anterior, Shamell precisou de apenas um jogo para entrar na Seleção da Semana novamente. No confronto direto pela liderança, diante do Pinheiros, o camisa 24 teve sua melhor atuação na temporada e liderou o importante triunfo do líder Mogi, fora de casa.

Chamando a responsabilidade nos momentos decisivos, Shamell marcou 23 pontos, com oito arremessos de quadra convertidos e apenas cinco desperdiçados. Fora isso, o norte-americano ainda contribuiu de todas as maneiras possíveis e somou seis rebotes, cinco assistências, três bolas recuperadas e dois tocos. Realmente, digno de “Showmell”.

4 – Rafael Mineiro (Sesi/Franca Basquete)

Médias na semana: 12,5 pontos, 10,5 rebotes e 21 de eficiência

Na ótima semana do Franca, que conquistou grandes vitórias sobre Minas e Flamengo, o principal destaque foi Rafael Mineiro. Em meio ao grande desempenho coletivo no triunfo sobre o clube de Belo Horizonte, o ala/pivô deixou a quadra com nove pontos e sete rebotes. Seus 14 pontos de eficiência foram a segunda maior marca da equipe.

Mas seu brilho mesmo veio diante do Flamengo. Jogando pela primeira vez contra sua ex-equipe, Mineiro teve um duplo-duplo de 16 pontos (7/9 nos arremessos de quadra) e 12 rebotes. Ainda com quatro bolas recuperadas, o camisa 3 totalizou 28 pontos de eficiência em pouco mais de 27 minutos em quadra. Esta foi, sem dúvidas, a melhor atuação do jogador de 29 anos com a camisa francana.

5 – Léo Waskiewicz (Solar Cearense) – Dono da Bola

Médias na semana: 18,0 pontos, 11,5 rebotes e 15/20 nos arremessos de quadra

O Dono da Bola não poderia ser outro. Dono de uma das maiores atuações da história do NBB CAIXA, “Leozão” não só está novamente na Seleção da Semana como também foi eleito o principal jogador dos jogos realizados entre os dias 17 e 23/12.

Nem mesmo sua atuação discreta na derrota para o Caxias (quatro pontos e sete rebotes) apagam o brilho dos 32 pontos e 16 rebotes no triunfo sobre Joinville – ambos recordes pessoais do jogador e desta edição do NBB CAIXA. Sem errar nenhum arremesso de quadra (13/13), o pivô do Solar Cearense somou notórios 46 pontos de eficiência, quarta maior marca da história da competição. Monstro é pouco para ele!

6º homem – Guga Ceccatto (Botafogo)

Médias na semana: 13,0 pontos, 7,3 assistências e 5,0 rebotes

Foi uma semana e tanto para o armador de 22 anos do Botafogo. Formado nas categorias de base do Pinheiros, Guga está desde a Liga Ouro no time carioca e agora despontou de vez para o cenário nacional. Tanto é que começou a semana como reserva e terminou como titular e cestinha na segunda vitória da equipe na temporada. Nos três jogos realizados, o camisa 10 quebrou seu recorde de pontos no NBB CAIXA.

O garoto já vinha bem contra o Vasco, mas após a lesão de Jamaal, não deixou mais a quadra e registrou nove pontos, seis assistências e seis rebotes. No duelo seguinte, contra o Paulistano, já como titular teve seu primeiro duplo-duplo nas quadras do NBB CAIXA, com 12 pontos e 11 assistências. Por fim, no último sábado, liderou o triunfo do Botafogo sobre Campo Mourão, com 18 pontos e cinco assistências.

Menções honrosas:
Corderro Bennett (EC Pinheiros): 18,0 pontos, 3,5 rebotes e 2,0 assistências
Kyle Fuller (Paulistano/Corpore): 15,5 pontos (17 pontos no último quarto diante do Vasco)
Léo Meindl (Sesi Franca): 11,0 pontos e 8,0 assistências
Bruno Fiorotto (Solar Cearense): 18,0 pontos, 9,5 rebotes e 3,5 assistências