#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção das oitavas de final

18-04-2016 | 05:39
Por Liga Nacional de Basquete

Confira quais foram os destaques individuais da primeira rodada dos playoffs do NBB CAIXA 2015/2016; Pinheiros aparece com três representantes

Os destaques oitavas de final da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA foram definidos. Com oito equipes na disputa, doze atletas foram escolhidos pelo site da LNB (Liga Nacional de Basquete) como os “caras” da primeira fase dos playoffs do maior campeonato de basquete do país.

Um dos classificados às quartas de final, o EC Pinheiros tem três representantes na lista, enquanto que Rio Claro Basquete, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Mogi das Cruzes, outros três vencedores das oitavas, possuem dois nomes cada.

Além de ser o time com mais representantes, o Pinheiros também é responsável pelo melhor jogador das oitavas de final, na análise do site da LNB. Dono de grandes atuações na série contra o Decisão Engenharia/Minas, o jovem ala Lucas Dias foi eleito o Dono da Bola da primeira fase dos playoffs do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Confira os integrantes da Seleção das Oitavas de Final:

1º Time:

1 – Eric Tatu (Rio Claro Basquete)
Responsável pela condução das jogadas do Rio Claro, o armador Eric Tatu foi peça fundamental para a classificação de sua equipe. Com o desfalque de Fernando Penna, Tatu ficou ainda mais sobrecarregado, mas deu conta do recado, inclusive tendo atuação decisiva no quinto e decisivo jogo, ao somar 20 pontos, cinco assistências e quatro rebotes.

Médias nas oitavas: 12,2 pontos, 53,8% nas bolas de três pontos e 95,2% nos lances livres

2 – Dedé Stefanelli (Rio Claro Basquete)
Outro grande nome da classificação rio-clarense, Dedé Stefanelli viveu grande momento na série contra Franca. Dono de média de 13,4 pontos por jogo na fase de classificação, o camisa 8 foi o cestinha de sua equipe nas oitavas e sua menor pontuação no confronto foi justamente de 13 pontos no Jogo 4. Os 25 pontos marcados noi Jogo 2 representam a maior pontuação do jogador com a camisa do Rio Claro.

Médias nas oitavas: 16,8 pontos, 4,4 rebotes e 51,9% nas bolas de três pontos

3 – Lucas Dias (EC Pinheiros) – Dono da bola

Se alguém achou que estava bom o que Lucas Dias fez na fase de classificação, o garoto tratou de mostrar logo na primeira rodada dos playoffs que está disposto a “causar” ainda mais. Aos 20 anos, Lucas foi o segundo maior pontuador, atrás apenas do espanhol Calvo, do Vitória, e foi jogador mais eficiente das oitavas.

No jogo 1, o camisa 9 do Pinheiros teve desempenho praticamente impecável, com 23 pontos (4/4 nos três pontos), mas a derrota de sua equipe ofuscou seu brilho. Mas quando seu time mais precisou, Lucas deu conta do recado. Com o clube paulista perdendo por 2 a 0, o garoto teve atuações brilhantes nos três jogos seguintes, incluindo um duplo-duplo de 16 pontos e dez rebotes na quinta e última partida.

Médias nas oitavas: 17,4 pontos, 6,0 rebotes, 54,2% nas bolas de três pontos e 16,8 de eficiência

4 – Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)

Um dos principais nomes da fase de classificação do NBB CAIXA, Giovannoni manteve o ritmo e seguiu com grandes atuações destacadas nas oitavas. É bem verdade que o ala/pivô teve trabalho com a forte defesa dos Caxias, mas nas vitórias candangas nos Jogos 2 e 4 o jogador atingiu a casa dos 20 pontos e, por isso, merece um lugar no primeiro quinteto.

Médias na série: 15,5 pontos, 4,7 rebotes e 93,7% nos lances livres

5 – Renan Lenz (EC Pinheiros)

Sabe aquele jogador silencioso? Aquele que não aparece tanto para o público, mas que tem participação fundamental para o êxito de sua equipe? Sim, esse é Renan Lenz, do Pinheiros. Seu ponto alto na série contra o Minas foi o expressivo duplo-duplo no Jogo 4 (14 pontos e 12 rebotes)

Médias nas oitavas: 8,2 pontos, 5,0 rebotes e 1,0 enterrada

6º Homem – Filipin (Mogi das Cruzes/Helbor)

No Jogo 1, Filipin foi discreto, mas na segunda e terceira partidas o capitão mogiano foi brilhante e somou 31 pontos, com sete bolas de longa distância convertidas, nos duelos. Com sua mão quente e seu espírito guerreiro, o jogador teve grande destaque nas duas vitórias do Mogi no “Hugão” vindo do banco de reservas, já que o técnico Danilo Padovani optou por iniciar os jogos com Jimmy no quinteto titular.

Médias nas oitavas: 12,6 pontos, 36,8% nas bolas de três pontos e 92,8% nos lances livres

2º Time:

1 – Henrique Coelho (Decisão Engenharia/Minas)
Médias nas oitavas: 14,6 pontos, 100% nos lances livres e 2,0 bolas recuperadas

2 – Deryk Ramos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Médias nas oitavas: 13,7 pontos, 47,6% nas bolas de três pontos e 1,7 bola recuperada

3 – Holloway (EC Pinheiros)
Médias nas oitavas: 16,0 pontos, 4,0 rebotes e 3,6 assistências

4 – Calvo (Universo/Vitória)
Médias nas oitavas: 19,3 pontos, 7,3 rebotes e 93,8% nos lances livres

5 – Lucas Mariano (Mogi das Cruzes/Helbor)
Médias nas oitavas: 11,0 pontos, 4,7 rebotes e 1,3 toco

6º homem – Cauê Borges (Franca Basquete)
Médias nas oitavas: 10,4 pontos, 2,0 bolas recuperadas e 100% nos lances livres