#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Seleção definida

07-11-2017 | 04:01
Por Liga Nacional de Basquete

Aleksandar Petrovic convoca 14 atletas para partidas contra Chile e Venezuela pelas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2019

Anderson Varejão é um dos convocados para a Seleção Brasileira que disputará os 2 primeiros jogos das Eliminatórias (Gaspar Nóbrega/InovaFoto)

Os atletas que defenderão a Seleção Brasileira nos primeiros jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 foram definidos. Nesta terça-feira (07/11), o técnico Aleksandar Petrovic anunciou os 14 jogadores escolhidos para os duelos contra Chile (24/11), em Santiago, e Venezuela (27/11), no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ).

A lista, que conta com o retorno do pivô Anderson Varejão, não envolve os atletas da NBA, que não foram liberados por suas franquias. Na coletiva de imprensa, Petrovic mostrou conhecimento sobre os jogadores brasileiros, mesmo com pouco tempo de trabalho. O treinador croata ainda afirmou estar preparado para recolocar o país novamente em posição de destaque no cenário mundial e comentou a situação dos jogadores que atuam no exterior.

+Confira a tabela de jogos completa das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2019

“Sobre os jogadores que atuam no exterior, vamos trabalhar nesse primeiro momento com Marcelinho Huertas, Ricardo Fischer, Vitor Benite e o pivô Augusto Lima. Sobre os demais, posso falar que eles estarão com a gente assim que estiverem prontos e liberados. A intenção é que para as próximas janelas consigamos manter um grupo bem forte e preparado. O calendário da NBA dificultou um pouco a vinda dos demais atletas”, disse Petrovic.

Apesar do nome de Marcelinho Huertas constar na lista, sua presença não está confirmada, devido à indefinição da liberação do Saski Baskonia (ESP), que disputa a Euroliga. “O Huertas está na lista mas não sabemos se ele será liberado para essa primeira janela por conta do imbróglio entre a FIBA e a Euroliga. Caso não seja possível nós iremos com 13”, concluiu o treinador.

Fúlvio é um dos 9 atletas do NBB CAIXA entre convocados para a Seleção Brasileira (Divulgação)

Dos 14 nomes convocados, nove atuam nas quadras do NBB CAIXA. As novidades ficaram por conta do ala Jhonatan Luz, de 30 anos, e do garoto Yago Matheus, ambos do Paulistano, que terão suas primeiras experiências oficiais na Seleção Adulta. Os demais são Lucas Dias, também do Paulistano, Fúlvio e Lucas Mariano, do Vasco da Gama, Alex Garcia e Hettsheimeir, do Sendi/Bauru, Marquinhos, do Flamengo, e Léo Meindl, do Sesi Franca.

“Todos esses jogadores que foram convocados servirão de exemplo para os próximos. Vou aproveitar esse primeiro momento para formatar um estilo. Será a minha mensagem de como iremos jogar. Usaremos esses jogadores na posição que eles se sentirem melhor e trabalharemos bastante as características individuais de cada um. Vamos também manter um foco a mais na defesa, o ataque não me preocupa. Quero a intensidade deles em 100%”, frisou Petrovic.

Sobre a convocação do armador Yago Matheus, de apenas 18 anos, Petrovic encheu a bola do garoto. “Vi duas partidas dele em Franca e falo com propriedade que ele tem todo o merecimento como jogador. Ele não foi convocado só pela idade, mas pela intensidade com que se coloca dentro de quadra. Nos dois jogos em que estava presente vi ele mudar as duas partidas ao entrar em quadra. Ele dá ritmo ao jogo, e possui uma forma bem específica de jogar”, analisou o treinador croata.

Confira os atletas convocados para as duas primeiras partidas da Seleção nas Eliminatória:

Armadores
Marcelinho Huertas – Saski Baskonia (ESP)
Fúlvio Chiantia – Vasco da Gama
Ricardo Fischer – RETAbet Bilbao Basket (ESP)
Yago Matheus – Paulistano/Corpore

Alas
Alex Garcia – Sendi/Bauru Basket
Vitor Benite – UCAM Murcia (ESP)
Marquinhos – Flamengo
Léo Meindl – Sesi Franca Basquete
Lucas Dias – Paulistano/Corpore
Jhonatan Luz – Paulistano/Corpore

Pivôs
Anderson Varejão – sem clube
Rafael Hettsheimeir – Sendi/Bauru Basket
Augusto Lima – Besiktas (TUR)
Lucas Mariano – Vasco da Gama

Aos 18 anos, Yago Matheus, do Paulistano, terá sua primeira chance na Seleção Brasileira Adulta (João Pires/LNB)