#JOGAJUNTO

Mais basquete

Seleção definida

27-05-2015 | 05:10
Por Liga Nacional de Basquete

Com oito representantes do NBB, Rubén Magnano define lista dos 12 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos 2015

Entre os dias 21 e 25 de julho, a Seleção Brasileira masculina de basquete participará da disputa dos Jogos Pan-Americanos 2015, que será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Faltando pouco menos de dois meses para o torneio, o técnico argentino Rubén Magnano definiu a lista dos 12 atletas que representarão o selecionado verde-amarelo.

“Formamos um grupo de trabalho que mescla jogadores experientes e jovens que vão atuar pela primeira vez na seleção adulta. O importante é que temos um bom tempo de preparação até chegar à competição. Em Toronto vamos realizar de três a quatro amistosos para fechar a preparação. Posso garantir que é uma equipe bastante sólida e alguns atletas poderão ser convocados para a Copa América do México”, comentou Magnano.

Dos 12 selecionados para a disputa do Pan, a Seleção Brasileira será representada por oito atletas de equipes que disputam o NBB: Ricardo Fischer, Larry Taylor e Rafael Hettsheimeir, do Paschoalotto/Bauru, Vitor Benite e Olivinha, do Flamengo, Rafael Mineiro, do Winner/Limeira, Gérson, do Mogi das Cruzes/Helbor, e Léo Meindl, do Franca Basquete.

Seleção

Larry, Hettsheimeir, Léo Meindl e Benite são quatro dos oito representantes do NBB na Seleção Brasileira que disputará o Pan (Montagem/LNB)

Sem representantes de equipes da NBA, os três atletas que completam a lista dos 12 convocados para o Pan atuam no basquete espanhol, são eles: Raulzinho e Augusto Lima, do Murcia, e Rafael Luz, do Rio Natura.

O Brasil, que está no Grupo A do Pan, fará sua estreia contra Porto Rico, no dia 21 de julho. Na sequência, os brasileiros enfrentarão Venezuela (22) e Estados Unidos (23). O Grupo B é composto por Argentina, Canadá, México e República Dominicana. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a semifinal e, posteriormente, os vencedores disputarão a final.

“Estou muito feliz. É sempre bom ter o esforço reconhecido, isso mostra que continuo no caminho certo. Treinar com jogadores de alto nível e disputar um campeonato como o Pan-Americano vai me dar uma grande experiência internacional e me ajudar a evoluir em todos os aspectos: técnico, físico e emocional”, afirmou o ala Léo Meindl, do Franca.

O técnico da seleção brasileira ainda convidou dois jogadores do NBB e um atleta da Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB, para participar da primeira fase de treinos preparatórios para o torneio: João Phylippe (Macaé Basquete), Wesley Sena (Pascholatto/Bauru) e Athur Bernardi (Caxias).

“Essa convocação é um motivo de muita felicidade. Um ano atrás estava nos Estados Unidos sabendo que ia voltar para o Brasil e o único objetivo era chegar aqui e colocar meu trabalho na quadra, plantar e ver os frutos que eu poderia colher. Essa seleção foi mais um exemplo do ano maravilhoso que eu estou tendo. Para mim foi sensacional”, declarou o pivô Gerson, do Mogi.

A apresentação do grupo está marcada para o dia 14 de junho (domingo), às 18h (de Brasília), no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, na capital paulista. A Seleção Brasileira realizará os treinamentos nos Ginásios do Clube Atlético Paulistano e do Esporte Clube Sírio até o dia 10 de julho.

Confira a lista completa dos convocados:

Armadores
Rafael Luz – Rio Natura (ESP)
Raulzinho – Murcia (ESP)
Ricardo Fischer – Paschoalotto/Bauru (SP)
Larry Taylor – Paschoalotto/Bauru (SP)

Alas
Vitor Benite – Flamengo (RJ)
Leonardo Meindl – Franca Basquete (SP)
Marcus Toledo – Pinheiros/SKY (SP)
Olivinha – Flamengo (RJ)

Pivôs
Rafael Hettsheimeir – Paschoalotto/Bauru (SP)
Rafael Mineiro– Winner/Limeira (SP)
Gerson – Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
Augusto Lima – Murcia (ESP)