#JOGAJUNTO

LDB

Seleção LDB – 1ª Etapa (Curitiba)

27-10-2017 | 03:47
Por Liga Nacional de Basquete

Com Paulistano sobrando na lista, confira a Seleção da etapa de Curitiba da LDB 2017

A etapa de Curitiba da LDB 2017 foi marcada por muita disputada e intensidade dos cinco times. Após as dez partidas que agitaram a capital paranaense, elegemos uma Seleção, que conta com quatro atletas do Paulistano/Corpore, um do Solar Cearense e um da equipe mandante, Curitiba Basquete/CMP, além de nossas menções honrosas. 

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Cestinha e maior ladrão de bolas desta LDB, Armani foi o MVP da etapa curitibana; Michel de Souza, marcando ele na foto, também marcou presença na Seleção (Hedeson Alves/LNB)

1 – Armani (Solar Cearense) – MVP 

Apesar de não pertencer ao time que dominou a etapa, Armani roubou a cena. Responsável por ditar o ritmo do Basquete Cearense dentro de quadra o tempo inteiro, o armador se destacou pela velocidade, bom arremesso longo e agressividade defensiva. Com isso, o camisa 3 do Carcará é nada mais nada menos que o atual cestinha, principal ladrão de bola e segundo melhor passador desta LDB, com médias excelentes, como 20,8 pontos, 4,3 roubos de bola, 6,0 assistências, além de 4,8 rebotes por partida. 

2 – Gemadinha (Paulistano/Corpore) 

Atleta com boa experiência na equipe adulta do Paulistano, Gemadinha provou estar um nível acima da grande maioria dos atletas desta LDB. Extremamente explosivo nas infiltrações, o armador deixou as defesas adversárias exaustas, forçando uma falta atrás da outra. O camisa 35 do CAP também se destacou pelo ótimo arremesso de fora do perímetro, que beirou os 40% de aproveitamento, e pela defesa muito física, como a de todo seu time. 

3 – Michel de Souza (Curitiba Basquete/CMP) 

O representante da equipe mandante da etapa curitibana é Michel de Souza. Outro ótimo arremessador desta Seleção, o ala não foi líder de seu time em nenhum quesito estatístico, mas contribuiu em todos eles de forma significativa. Porém, o grande trunfo do número 24 do Curitiba Basquete foi a defesa. Responsável por marcar as principais armas dos perímetros rivais, quando sua equipe defendia individualmente, o jogador deixou até a última gota de suor dentro de quadra em cada uma das partidas e mereceu seu lugar aqui. 

Extremamente dominante, Alex Doria distribuiu enterradas e sobrou na 1ª etapa da LDB (Hedeson Alves/LNB)

4 – Alex Doria (Paulistano/Corpore) 

Possivelmente o jogador mais dominante da etapa de Curitiba, Alex Doria atropelou as defesas adversárias. Muito atlético e com muita impulsão, o ala/pivô distribuiu enterradas para todos os lados. Com o aproveitamento incrível de 67,0% nos pontos tentados, o camisa 13 foi o cestinha do CAP e segundo principal cestinha desta 1ª etapa, ao lado de João Victor Mamedes, do EC Pinheiros, com média de 16,8 pontos, além 5,8 rebotes e 2,5 roubos de bola por partida. 

5 – Dikembe (Paulistano/Corpore) 

Fechando o time titular, o ‘xará’ de um dos maiores defensores da história da NBA fez sucesso na etapa curitibana. Responsável por centralizar grande parte dos ataques do Paulistano, Dikembe foi muito dominante e provou que tem um futuro promissor. O pivô de apenas 18 anos mostrou muito recurso atuando no poste baixo e executando um ótimo trabalho com os pés. Ao todo, foram 13,0 pontos, 7,5 rebotes e 2,8 assistências para o número 20 do CAP. 

Sexto homem – Rafael Andrade (Paulistano/Corpore) 

Fechando nossa Seleção, mais um atleta do Paulistano. Vindo do banco de reservas sempre com muita energia, Rafael foi o grande sexto homem da etapa. Muito atlético, o ala/pivô se destacou pela velocidade nos contra-ataques e pelo ótimo posicionamento no garrafão. Mesmo com apenas 14 minutos de média, devido à alta rotatividade no elenco do CAP, o camisa 32 contribuiu com 6,8 pontos e 3,8 rebotes por partida. 

Menções honrosas 

Apesar de não terem entrado na Seleção, alguns atletas merecem serem citados pelo ótimo desempenho apresentado. Como Alexei, do Curitiba Basquete. Responsável por organizar o time paranense dentro de quadra, o armador se destacou pela velocidade, pelas ótimas infiltrações e pela grande visão de jogo, fechando a 1ª etapa como um dos principais passadores da LDB, com média de 4,5 assistências por jogo. 

Principal reboteiro da competição, Walisson Guilherme foi um dos destaques do Basquete Cearense e mereceu menção honrosa (Hedeson Alves/LNB)

Outro atleta que se destacou foi Roberto, do Sogipa. Com uma ótima leitura de jogo e boas infiltrações, o ala comandou a equipe gaúcha em muitos momentos. Principal pontuador do time, o camisa 15 teve atuações de destaque, como diante do Basquete Cearense, em que anotou 27 dos 53 pontos do Sogipa. 

Apesar de retrospecto negativo de quatro derrotas sem nenhuma vitória, Luiz Flávio, do Praia Clube, merece menção pelo ótimo trabalho individual. O ala, que se destacou pelo bom arremesso longo e pela extrema entrega, foi o principal pontuador e reboteiro da equipe mineira, com 15,3 pontos e 8,0 rebotes de média, além de 2,5 roubos de bola por partida. 

Fechando a nossa lista de menções, Walisson Guilherme, do Basquete Cearense, não podia ficar de fora. Ala/pivô muito versátil, o camisa 20 do Carcará teve grande contribuição tanto no perímetro, com o ótimo aproveitamento de 42,0% nos arremessos de 3 pontos, quanto no garrafão, pontuando e brigando por cada rebote. No total, médias de 12,3 pontos e 9,0 rebotes (líder no quesito em toda LDB 2017).