#JOGAJUNTO

LDB

Seleção LDB 2017 – 1ª Etapa (RJ)

26-10-2017 | 07:37
Por Liga Nacional de Basquete

Com domínio pinheirense e francano, confira a Seleção da etapa do Rio de Janeiro da LDB 2017

Após dez jogos de tirar o fôlego, elegemos a Seleção da etapa do Rio de Janeiro do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017. Com a presença de dois atletas do EC Pinheiros, dois do Sesi/Franca Basquete, um do Minas Tênis Clube e o sexto homem do São José Basketball, os seis escolhidos foram destaques em seus times. 

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Confira a Seleção LDB 2017 da etapa do Rio de Janeiro: 

Destaques em seus times, Danilo Sena e Didi marcaram presença na Seleção da etapa carioca (Marcelo Zambrana/LNB)

– Danilo Sena (EC Pinheiros)  

Atuando muitas vezes como armador do Pinheiros, o jovem Danilo Sena, de apenas 18 anos, mostrou que tecnicamente está no topo da LDB 2017. Extremamente ativo no ataque, buscando infiltrações e abrindo a quadra para seu time, o camisa 17 foi o segundo principal pontuador, com 12,0 pontos, e melhor passador pinheirense, com 4,3 assistências de média. Além do destaque ofensivo, Danilo também contribuiu muito defensivamente e também foi o segundo maior reboteiro da equipe, com 7,3 sobras alcançadas por partida. 

– Didi (Sesi/Franca Basquete) 

Outro nome que demonstrou que ainda fará história dentro da LDB, Didi esteve muito acima dos rivais fisicamente. O ala, extremamente atlético, foi o grande pontuador do Franca nesta 1ª etapa, com 16,0 tentos de média, e se destacou pela consciência dentro de quadra, uma ótima leitura de jogo e por chamar a responsabilidade em muito crucais para o time do interior paulista. 

– Gui Abreu (Sesi/Franca Basquete) 

O outro representante francano nesta Seleção é Guilherme Abreu. Muito voluntarioso, o ala se destacou pela extrema entrega na defesa e na disputa pelos rebotes, principalmente quando não estava tão bem ofensivamente. Ao fim da 1ª etapa, o camisa 33 do Franca teve médias de 13,0 pontos, 5,0 rebotes, 2,3 assistências e 2,8 roubos de bola por partida. 

– Thales Santos (Minas Tênis Clube) 

Apesar de não ser tão alto, com 1,90m de altura, Thales atuou em muitos momentos como ala/pivô do Minas. Muito forte fisicamente, o principal reboteiro da etapa carioca, com média de 8,3 sobras por partida, se destacou pela entrega absoluta, pelas infiltrações explosivas e pelo bom arremesso de média e longa distância. 

Líder em tocos nesta LDB, Mamedes foi eleito MVP da etapa do Rio de Janeiro (Marcelo Zambrana/LNB)

– João Victor Mamedes (EC Pinheiros) – MVP 

O cara da etapa do Rio de Janeiro foi João Victor Mamedes. Com o domínio completo do garrafão em todos os jogos, o pivô pinheirense sobrou neste início de LDB. Demonstrando uma evolução absurda em relação à edição de 2015, em que atuou com apenas 17 anos, o camisa 11 do Pinheiros ficou caracterizado por seu grande recurso ofensivo, jogando no poste baixo e com um ótimo gancho, que lhe tornaram o cestinha da etapa, com 16,8 pontos de média, e principalmente defensivo, com 7,5 rebotes, 2,5 tocos (líder disparado no quesito nesta LDB) e 2,0 roubos por jogo.  

Sexto homem – Rodrigo Maiorino (São José Basketball) 

Recém-chegado ao São José, Rodrigo começou como reserva e foi ganhando minutos a cada jogo. Com bom arremesso de média e longa distância, ótima defesa, grande leitura de jogo, o ala foi o grande nome da equipe paulista nesta 1ª etapa, com médias de 14,0 pontos (cestinha do time) e 6,3 rebotes por partida. 

Menções honrosas 

Apesar de não terem entrado na Seleção da etapa, alguns outros atletas merecem destaque pelo ótimo desempenho apresentado. Como o armador Léo Santos, do Flamengo, filho do também armador Ricardinho (ex-Vasco da Gama) e jogador mais regular do rubro-negro carioca. Chamando a responsabilidade nos momentos decisivos, o jovem ficou caracterizado pela extrema velocidade e técnica apurada. 

Destaque rubro-negro nesta LDB, Léo Santos mereceu menção honrosa na Seleção da etapa carioca (Marcelo Zambrana/LNB)

Líder em assistências desta LDB, com média de 6,8 por partida, Lucas Santana, do São José, é outro que não pode ser esquecido. Muito ativo nos dois lados da quadra, o armador foi responsável por ditar o ritmo joseense o tempo todo. 

O principal pontuador do Minas nestes quatro jogos, com média de 12,3, Augusto foi um tormento para as defesas adversárias. Arremessador nato, o armador de 1,84m de altura gastou a mão pontuando de todos os lugares da quadra. 

Para finalizar os destaques da etapa carioca, Luis Junior, do Franca, não podia falta. Pivô de técnica apurada, o camisa nove do time paulista não pontuou tanto, muito pela alta rotatividade do elenco francano. Mesmo assim, contribuiu com seus 8,5 tentos, além de 6,5 rebotes de média por partida.