#JOGAJUNTO

Mais basquete

Sem fronteiras!

10-05-2016 | 06:07
Por Liga Nacional de Basquete

Cria da LDB e titular do Minas no NBB CAIXA, ala/pivô Léo Demétrio é contratado pelo Fuenlabrada (ESP) e pode estrear diante do poderoso Real Madrid

Léo Demétrio

Após cinco edições do NBB CAIXA e da LDB com a camisa do Minas, Léo Demétrio fechou com Montakit Fuenlabrada, da Espanha, participante da Liga ACB (Baloncesto Fuenlabrada)

Léo Demétrio está de casa nova. O jovem atleta, que atuou nas últimas cinco temporadas do NBB CAIXA com a camisa do Decisão Engenharia/Minas, assinou contrato com o Montakit Fuenlabrada, da Espanha, equipe que participa da Liga ACB, principal campeonato de basquete do país europeu. Com o uniforme da equipe mineira, o ala/pivô de apenas 22 anos também disputou as cinco edições já realizadas da LDB e acumula dois vice-campeonatos Sub-22 (2013 e 2015).

Já treinando ao lado de seus companheiros e com sua documentação regularizada, Léo Demétrio já está pode estrear em solo espanhol já nesta quarta-feira (11/05), às 15 horas (de Brasília), diante do poderoso Real Madrid. Na atual edição da Liga ABC, o Fuenlabrada ocupa a sétima posição, com 17 vitórias em 31 jogos, e está em boa condição de se classificar aos playoffs.

“Léo Demétrio pode jogar tanto na posição 4 como na 5, tem boas pernas e muita vontade. Ele tem capacidade de jogar no poste baixo e mesmo não sendo um grande arremessador ele é uma ameaça externa. Seus principais destaques são a capacidade de pegar rebotes ofensivos e sua vontade tanto no ataque quanto na defesa”, disse Jota Cuspinera, técnico do Montakit Fuenlabrada.

Na atual edição do NBB CAIXA, Léo Demétrio foi titular do Minas em grande parte dos jogos, sendo peça fundamental da equipe. O ala/pivô teve seus melhores números na carreira dentro da competição, com médias de 10,8 pontos, 5,6 rebotes e 11,6 de valorização por partida. O time mineiro terminou na décima colocação na fase de classificação e foi eliminado nos playoffs, na série válida pela fase oitavas de final, pelo EC Pinheiros, por 3 a 2.

Em sua última temporada na LDB (2015), o jogador também se destacou e alcançou seus melhores números dentro da competição. Léo Demétrio teve 13,0 pontos, 6,9 rebotes e 1,8 assistências de média por partida, e foi um dos pilares do vice-campeonato do Minas.

O jovem atleta também acumula passagens pelas Seleções de Base do Brasil e foi campeão Sul-Americano Sub-17 e vice-campeão da Copa América Sub-18. Além disso, Léo Demétrio disputou o Mundial Sub-19 em 2013, em que teve 10,8 pontos e 4,4 rebotes de média por partida.

Léo Demétrio, do Minas

Com o uniforme do Minas, Léo Demétrio esteve em cinco edições do NBB CAIXA e da LDB, campeonato em que foi duas vezes vice-campeão (Orlando Bento/Divulgação)