#JOGAJUNTO

Rio 2016

Sem sustos!

08-08-2016 | 12:33
Por Liga Nacional de Basquete

Dominante desde o início, Argentina vence com tranquilidade a Nigéria, em sua estreia, fechando o segundo dia do basquete nos Jogos Olímpicos do Rio

Campeã olímpica em 2004, a seleção argentina estreou com vitória sobre a Nigéria, por 94 a 66, neste domingo (07/08), no último jogo da primeira rodada dos Jogos Olímpicos de 2016. O elenco argentino, que mescla experientes e jovens jogadores, abriu vantagem no primeiro tempo e teve segurança para administrar o resultado positivo no restante do jogo. Com o triunfo, o grupo comandado por Sergio Hernandez assumiu a liderança do Grupo B.

Facundo Campazzo, da Argentina

Saindo do banco de reservas, armador Campazzo liderou a Argentina e terminou como cestinha da partida, com 19 pontos (Divulgação/FIBA)

Com o pé direito! : O mais novo argentino da NBA, Patricio Garino, fez sua estreia nos Jogos Olímpicos em alto nível. Figurado no quinteto titular da seleção, o ala se destacou com 83,3% de aproveitamento nos pontos tentados, o que fez de Garino o terceiro cestinha da Argentina em quadra, com 15 pontos, além dos seis rebotes conquistados pelo jogador.

+Clique e confira as estatísticas completas da partida

Carta na manga: Saindo do banco de reservas neste domingo, Facundo Campazzo também foi um dos destaques da seleção argentina. Com menos de 23 minutos dentro de quadra, o elétrico armador conseguiu terminar o jogo com cestinha, ao anotar 19 pontos, e ainda distribuir cinco assistências para os companheiros.

Andres Nocioni, da Argentina

Um dos remanescentes do ouro olímpico de Atenas, Nocioni anotou dez pontos e pegou seis rebotes, na vitória argentina (Divulgação/FIBA)

Intermináveis! : Três dos quatro remanescentes do ouro olímpico de Atenas, Ginobili, Nocioni e Scola foram os outros destaques individuais da Argentina neste domingo. Manu teve uma atuação completa, com 12 pontos anotados, cinco rebotes pegos e cinco assistências distribuídas. Nocioni também atingiu os dois dígitos de pontuação, ao terminar o jogo com dez pontos, além das seis sobras obtidas. Já Scola foi o segundo principal pontuador da seleção, com 18 tentos, além de pegar nove rebotes.

E agora? : As duas seleções, presentes no Grupo B, só voltarão às quadras na terça-feira (09/08). A Nigéria terá enfrentará a Lituânia, às 19 horas (de Brasília), enquanto a Argentina terá pela frente a Croácia, 22h30 (de Brasília).

Fizeram sua parte: Apesar da derrota, a muito desfalcada seleção nigeriana demonstrou muita vontade e poderio físico. Os principais destaques nigerianos nesta estreia foram: Ike Diogu, que anotou o primeiro duplo-duplo dos Jogos Olímpicos, com 15 pontos e 13 rebotes; e Ebi Ere, que também somou dois dígitos de pontuação, com 14 tentos, além de três sobras.

Mãos quentes: Absolutamente imparáveis nos arremessos de fora do perímetro, os jogadores da seleção argentina contaram com muitas bolas de 3 pontos para alcançar sua primeira vitória nos Jogos Olímpicos de 2016. Ao total, foram 15 tiros certeiros dos argentinos no quesito, com destaque para o armador Campazzo, que sozinho converteu cinco.

Números comprovam: Além das 15 bolas de 3 pontos da Argentina, contra, apenas quatro da Nigéria, a vantagem da seleção sul-americana ficou por conta dos arremessos em geral. Ao total, foram 45,8% de aproveitamento para os comandados por Sergio Hernandez, contra 38,7% dos nigerianos.