#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Semana de definições

08-04-2015 | 04:30
Por Liga Nacional de Basquete

Liga Ouro entra na última semana da fase de classificação e combinações de resultados vão definir as três equipes que seguem na busca por uma vaga no NBB 8

Depois de cinco semanas e dez rodadas, a primeira fase da Liga Ouro 2015 chega à sua última leva de jogos com disputa intensa por parte das quatro equipes participantes. Nesta quinta-feira (08/04), a bola sobe para os confrontos entre o vice-líder Sport e o quarto colocado CEUB (DF), no Ginásio Marcelino Lopes, em Recife (PE), às 19h30 (de Brasília), e entre o terceiro colocado Campo Mourão (PR) e o líder Caxias do Sul (RS), no Ginásio de Esportes JK, no interior paranaense.

Após os jogos desta quinta-feira, os confrontos voltarão a acontecer no sábado (10/04), nos mesmos locais. O confronto em solo pernambucano será às 10h30 (de Brasília), e o jogo no Paraná será às 17h30. A última e decisiva rodada será crucial para todas as definições de posições finais da fase de classificação.

Dono da primeira colocação, Caxias vai ao Paraná buscar uma vitória e assim assegurar a liderança, que o garantirá direto na final da Liga Ouro 2015. Quem pode incomodar os gaúchos é o Sport, que joga em casa contra o CEUB e precisa vencer seus dois jogos e ainda contar com dois tropeços dos gaúchos para conseguir chegar ao topo da tabela de classificação.

A outra briga é pela terceira vaga, a última posição classificatória à próxima fase. O Campo Mourão é quem aparece entre os classificados e em casa recebe o Caxias do Sul. O time paranaense está a um triunfo de carimbar sua passagem para os playoffs. O CEUB, quarto colocado, precisa de duas derrotas de seu concorrente direto (Campo Mourão) e ainda tem que ganhar seus dois jogos em Recife. Somente assim os brasilienses voltam para a zona dos classificados.

+Clique aqui e confira a classificação completa da Liga Ouro 2015

De acordo com o regulamento da Liga Ouro 2015, o líder da fase de classificação garante vaga direto na decisão, enquanto que o segundo e o terceiro colocados disputarão um playoff melhor de cinco jogos para ser conhecido o segundo finalista.

No Paraná, o confronto é quente. Os dois representantes do Sul do país têm objetivos diferentes, mas ambos ainda precisam vencer para não depender de nenhum outro resultado da rodada. O Campo Mourão joga pela classificação e o fator casa é um dos pontos de vantagem dos paranaenses.

“Nosso time está crescendo e sentindo essa evolução. Estamos mais entrosados, nos achando na forma de jogar e as vitórias em Brasília nos colocaram perto do nosso primeiro objetivo que é a classificação para os playoffs. Vamos atrás de um objetivo por vez e o fator casa, nossa torcida, vão nos ajudar a nos garantir na segunda fase. Vamos com tudo buscar essa vitória que nos classifica”, explicou o atual cestinha da Liga Ouro, Schneider, do Campo Mourão.

Com a classificação à próxima fase garantida, o Caxias também tem grandes objetivos. Mesmo estando na liderança, o time gaúcho também precisa de uma vitória para assegurar a primeira colocação independentemente dos outros jogos. Essa vantagem, colocará o Caxias direto na final e com a vantagem do mando de quadra.

“Mais uma vez será uma semana dura, contra uma equipe de muita qualidade, que cresceu bastante ao longo da competição e ainda terá o apoio de sua torcida. Jogar em Campo Mourão sempre é complicado, mas estamos motivados e preparados para colocar todo nosso trabalho em pratica”, explicou o armador Cauê Verzola.

“Os times já se conhecem, e o que decide os jogos são os detalhes e por isso precisamos de atenção durante os quatro períodos. Nosso foco está 100% nesses jogos e só depois de definir nossa colocação vamos pensar nos playoffs”, completou o principal nome gaúcho na competição.

No jogo de Recife, a situação também é indefinida. O Sport joga em casa, já tem sua classificação garantida e também a segunda posição na tabela, já que não pode mais ser alcançado nem por Campo Mourão nem pelo CEUB. A briga do Leão é pela liderança, mesmo precisando contar com uma combinação de resultados, que passa por duas derrotas do Caxias e duas vitórias do time rubro-negro.

“Jogar classificado dá mais tranquilidade, mas queremos a primeira posição. São dois compromissos em casa e para pensarmos em combinações de resultados, precisamos primeiro fazer nossa parte e vencer nossos jogos. Seguimos trabalhando forte, corrigindo nossos erros, sabemos dos pontos fortes do CEUB, estudamos bastante e estamos prontos para buscar essas vitórias e dar alegria aos nossos torcedores”, explicou o pivô do Leão Sidão, maior jogador da competição com 2,15m.

Na última semana, a situação mais complicada é a do CEUB. O time brasiliense sofreu com desfalques do armador Marcellus e dos alas Rafa Moreira e Rossi na quinta semana de jogos e amargou duas derrotas em casa contra o Campo Mourão, rival direto na briga pela terceira posição.

Com esses resultados, a combinação para o CEUB exige que os brasilienses vençam os dois jogos no Recife e ainda conte com duas derrotas do Campo Mourão. O ala/armador João Felipe, do CEUB, reconhece as dificuldades e está focado em fazer o que é preciso.

“A situação é realmente muito difícil. Estamos nós preparando com seriedade e foco nos dois jogos da semana, como sempre fazemos. Temos que ganhar de qualquer jeito. Seguimos focados no que podemos fazer e o que está em nosso controle. Vamos batalhar duro, buscar as duas vitórias e torcer para que os resultados da rodada nos favoreçam”, concluiu.

Destaques individuais

Olhando as estatísticas da Liga Ouro 2015 é possível reconhecer alguns nomes que vem comandando suas respectivas equipes. Destaque para os armadores Cauê Verzola (Caxias) e Michel Santos (Campo Mourão) e os alas Guilherme Schneider (Campo Mourão) e Rafael Castellon (Sport Recife).

+Veja as estatísticas individuais da Liga Ouro 2015

Na média de eficiência, a dupla de armadores aparece como os dois mais eficientes do campeonato. O principal nome é armador Michel Santos que soma médias de 18.9, seguido de perto por Cauê que tem médias de 17,6. Michel ainda é o terceiro maior pontuador do campeonato com média de 15,3 pontos.

Schneider e Rafael Castellon aparecem como cestinhas dessa edição da Divisão de Acesso ao NBB. Os dois somam médias bem parecidas, de 16,0 e 15,4 pontos por partida, respectivamente. O atleta do Campo Mourão aparece também como terceiro jogador mais eficiente médias de 15,0 de valorização por jogo.

O CEUB tem um representante individual, o pivô Deivisson Costa. Com 2,10m de altura, o jogador vem se destacando nos rebotes com médias de 7,6 sobras por jogo.