#JOGAJUNTO

Rio 2016

Nada de moleza!

14-08-2016 | 04:23
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção norte-americana encontra dificuldades novamente, mas conta com atuação inspirada de Klay Thompson para vencer Franca e garantir liderança do Grupo A

Klay Thompson teve sua melhor atuação em solo carioca e comandou a vitória dos Estados Unidos (FIBA/Divulgação)

Klay Thompson teve sua melhor atuação em solo carioca e comandou a vitória dos Estados Unidos (FIBA/Divulgação)

Os Estados Unidos fecharam a primeira fase do torneio olímpico de basquete masculino com 100% de aproveitamento. Na primeira partida da rodada deste domingo (14/08) na Arena Carioca 1, o time norte-americano teve mais uma parada dura pela frente e conquistou nova vitória apertada, desta vez sobre a França, pelo placar de 100 a 97.

De novo por 3: Após vencer a Sérvia na última sexta por 94 a 91, o selecionado dos Estados Unidos voltou a triunfar por apenas três pontos de diferença neste domingo. Além das duas vitórias apertadas sobre os europeus, o time comandado pelo técnico Mike Krzyzewski também encontrou muitas dificuldades para bater a Austrália e abriu a diferença de dez pontos (98 a 88) apenas nos instantes finais do jogo.

Desencantou: Após somar apenas 11 pontos nas quatro primeiras partidas dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, o ala Klay Thompson enfim teve uma grande atuação nos Jogos Olímpicos. Especialista nas bolas de três pontos, o jogador do Golden State Warriors converteu sete bolas de longa distância e foi o cestinha do jogo, com 30 pontos.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre EUA e França

Também protagonistas: Outros dois jogadores foram decisivos para a vitória norte-americana. O ala Kevin Durant totalizou 17 pontos, seis rebotes e quatro assistências, enquanto que o armador Kyrie Irving registrou seu primeiro duplo-duplo nas Olimpíadas, com dez pontos e 12 assistências.

Põe na conta: Esta foi a quinta vitória dos Estados Unidos em cinco jogos realizados e a equipe confirmou a liderança da chave. Por sua vez, a França fechou sua campanha na fase inicial na terceira posição do Grupo A, com três triunfos e duas derrotas.

E agora? Classificados às quartas de final, Estados Unidos e França aguardam o desfecho do Grupo B para conhecerem seus adversários na primeira fase do mata-mata. Os norte-americanos enfrentarão o quarto colocado da outra chave e os franceses desafiarão o vice-líder do grupo da Seleção Brasileira.

Não jogou: Com dores, o armador Tony Parker foi poupado e apenas assistiu ao jogo do banco de reservas. Porém o experiente jogador do San Antonio Spurs não deve ser problema para a partida da França válida pelas quartas de final.

À altura: Se Parker não jogou, o armador reserva Thomas Huertel tratou de substituí-lo em altíssimo nível. Comandando o ataque francês todo o tempo, o camisa 4 fechou a partida muito próximo de um triplo-duplo, ao somar expressivos 18 pontos, nove assistências e oito rebotes.

Substituto de Parker, Heurtel deu trabalho à defesa norte-americana (FIBA/Divulgação)

Substituto de Parker no quinteto titular, Heurtel deu trabalho à defesa norte-americana (FIBA/Divulgação)

Começo movimentado: O primeiro quarto foi jogado com bastante intensidade e velocidade dos dois lados da quadra. Com destaque para Durant e DeRozan, os Estados Unidos conseguiram se firmar na liderança. Do outro lado, a França movimentou muito bem a bola em seu ataque e conseguiu se manter na cola dos rivais (30 a 24).

Cenário parecido: A partida seguiu praticamente igual no segundo período. Durante a parcial, os europeus chegaram a baixar a diferença para apenas quatro pontos (44 a 40). No entanto, os norte-americanos aceleraram o ritmo e, com boa participação de Klay Thompson, partiram para o intervalo com nove pontos de frente (55 a 46).

Show do Klay: O terceiro quarto pode ser resumido a um nome, Klay Thompson. Com a mão pegando fogo nas bolas de três pontos – foram cinco acertos nos tiros longos para ele -, o camisa 11 comandou o ataque norte-americano na parcial. Do outro lado, a França até manteve uma boa produção ofensiva, mas nada que pudesse impedir que a vantagem chegasse aos dígitos duplos (81 a 69).

Teve emoção: Após ver os rivais abrirem a maior diferença do jogo, a França não abaixou a cabeça e colocou fogo no jogo nos minutos finais, graças a bons lances de Huertel. Só que do outro lado, Carmelo Anthony converteu duas bolas de três pontos seguidas e tratou de garantir o apertado triunfo norte-americano.

Arremessos certeiros de Carmelo Anthony foram fundamentais para a vitória dos EUA (FIBA/Divulgação)

Arremessos certeiros de Carmelo Anthony foram fundamentais para a vitória dos EUA (FIBA/Divulgação)