#JOGAJUNTO

Rio 2016

Sempre Espanha!

21-08-2016 | 07:16
Por Liga Nacional de Basquete

Após começo ruim no Rio de Janeiro, Espanha conquista sua 3ª medalha consecutiva nos Jogos Olímpicos e se firma como uma das grandes potências da modalidade

Espanha conquistou sua terceira medalha olímpica consecutiva (FIBA/Divulgação)

Bronze com sorriso no rosto: Espanha conquistou sua terceira medalha olímpica consecutiva (FIBA/Divulgação)

Não é segredo para ninguém que a Espanha se firmou como uma das grandes potências do basquete mundial nos últimos anos. E, neste domingo (21/08), o país europeu tratou de se afirmar ainda mais como uma das grandes pátrias do esporte da bola laranja.

Com a dramática vitória sobre a Austrália, Pau Gasol e cia. garantiram o bronze nos Jogos do Rio de Janeiro e a terceira medalha consecutiva ao país na principal competição esportiva do planeta. Derrotada nas duas últimas finais, a Espanha conquistou sua terceira medalha consecutiva no basquete masculino e a quarta na história. A outra foi a prata conquista em Los Angeles 1984.

“Nós lutamos muito duro para conquistar esta medalha, e nós realmente estamos muito felizes. Ganhar uma medalha olímpica é uma tarefa muito difícil e essa geração da Espanha conquistou três consecutivas. Merecíamos mais do que o bronze, mas temos que valorizar demais essa conquista”, disse o armador espanhol Ricky Rubio.

Após duas derrotas nos dois primeiros jogos em solo carioca, para Croácia e Brasil, os espanhóis pareciam não ter forças para chegar ao pódio e até mesmo a classificação para as quartas de final chegou a ser ameaçada. No entanto, na reta final do torneio, o time dirigido pelo italiano Sergio Scariolo mostrou força.

“Nosso time foi muito guerreiro, não só hoje, mas todo o torneio. Nossos dois primeiros jogos aqui no Rio não foram muito bons, mas em nenhum momento abaixamos a cabeça. Mudamos nossa postura e agora fomos coroados com a medalha de bronze, algo que representa muito para nós”, disse Gasol, em entrevista ao canal SporTV logo após a partida.

A vitória sobre a Nigéria, por 96 a 87, na terceira rodada do Grupo B não empolgou. Mas o cenário passou a mudar depois do largo triunfo sobre a Lituânia. Na reedição da final do último campeonato europeu, a Espanha não tomou conhecimento dos rivais e venceu com facilidade, por expressivos 50 pontos de diferença (109 a 59).

Na última rodada da primeira fase, o time espanhol precisava vencer a Argentina para não ser eliminado. Sem se intimidar com a pressão, o selecionado europeu levou a melhor de maneira tranquila, por 92 a 73, e garantiu seu lugar nas quartas de final.

Arrasador vitória sobre a Lituânia deu gás para Espanha chegar à medalha (FIBA/Divulgação)

Arrasador vitória sobre a Lituânia deu gás para Espanha chegar à medalha (FIBA/Divulgação)

Pela primeira fase do mata-mata, a Espanha teve pela frente seu maior rival na atualidade, a França. Em mais uma grande atuação, os comandados de Scariolo não tomaram conhecimento do time capitaneado por Tony Parker e venceram com folga, pelo placar de 92 a 67.

Nas semifinais, o adversário foram os Estados Unidos, algozes nas duas últimas finais olímpicas. O jogo foi bastante equilibrado, mas no final das contas o jogo físico dos norte-americanos prevaleceu. No comando do placar desde o início, os ianques venceram por 82 a 76.

Sem a chance de lutar pelo inédito ouro, os espanhóis mostraram toda a força de seu plantel na disputa pelo bronze. Diante da sensação Austrália, que voltou a apresentar um ótimo basquete depois da dura derrota para a Sérvia nas semifinais, a equipe espanhola apresentou um ótimo desempenho e garantiu mais uma medalha para sua coleção.

Pau Gasol foi o grande destaque da campanha espanhola, com médias de 19,5 pontos e 8,9 rebotes por jogo (FIBA/Divulgação)

Pau Gasol foi o grande destaque da campanha espanhola, com médias de 19,5 pontos e 8,9 rebotes por jogo (FIBA/Divulgação)