#JOGAJUNTO

Liga Ouro

SensaçãoMaravilhosa

01-07-2017 | 03:52
Por Liga Nacional de Basquete

Para Rodrigo Bahia e Arnaldinho, título e acesso ao NBB CAIXA coroa desenvolvimento do Botafogo nos últimos anos

A vitória sobre o Joinville no Jogo 5 da decisão da Liga Ouro fez com que jogadores, comissão técnica e torcedores do Botafogo pudessem soltar o grito de campeão. Para Arnaldinho e Rodrigo Bahia, o título teve sabor ainda mais especial diante da lembrança de como as coisas eram quando eles chegaram ao clube.

“Passa um filme na minha cabeça”, disse o pivô Rodrigo Bahia. “Há dois anos, quando chegamos aqui, tínhamos só duas bolas para treinar. A gente fazia um time jogar de camisa e outro sem camisa. Esse título é especial não só pela torcida, mas por tudo o que passamos e por como o clube se movimentou durante esse período”, completou.

“É uma sensação maravilhosa”, concordou o armador Arnaldinho. “O Botafogo trabalhou muito para chegar a esse momento. Nós sofremos por dois anos. Pegamos o Botafogo com uma estrutura debilitada, com muitos problemas. Mas o presidente soube reestruturar o clube, que deu um salto e passou a disputar três campeonatos de uma vez no futebol. E agora estamos na elite do basquete de novo, que é onde a gente deveria estar. Quem não acreditava deve estar resmungando em casa. O Botafogo é muito maior do que qualquer coisa.

O início da trajetória do Botafogo na Liga Ouro foi marcada por uma disputa palmo a palmo com o Contagem Towers pela liderança. O time mineiro até teve uma boa chance de levar a melhor nesta briga. Bastava ganhar do Blumenau na última partida da fase de classificação, em um jogo dentro de casa. Mas isso não aconteceu. Com esse resultado, as duas equipes ficaram com campanhas idênticas: 11 vitórias e cinco derrotas. Só que como tinha vantagem no confronto direto, a equipe carioca acabou avançando aos playoffs em primeiro lugar.

Na semifinal, o Botafogo passou pelo Blumenau em quatro jogos. Na decisão, viu o Joinville quebrar o mando de quadra na segunda partida da série, mas devolveu na mesma moeda na hora de visitar o oponente em Santa Catarina. Ainda assim, havia o entendimento de que o time precisava atuar melhor no quinto e último confronto da final para de fato conquistar o título.

“Nós não fomos muito bem nos jogos em Joinville, mas conversamos para fazer melhor as coisas e conseguimos”, disse Arnaldinho. “Estamos de parabéns. Temos de curtir esse momento porque foram dois anos de sofrimento. Mas estamos de volta à elite.”

O título da Liga Ouro, como observou Arnaldinho, garantiu ao Botafogo o direito de disputar a próxima edição do NBB CAIXA. É por isso que o próximo objetivo agora será o de adequar o elenco para competir com as equipes mais fortes do país.

“Temos uma base boa para o NBB. Precisamos ver quem quer continuar fazendo parte do projeto e acrescentar alguns elementos porque o patamar será mais alto”, observou o técnico Márcio de Andrade, antes de fazer uma consideração sobre o torneio do qual seu time acabou de ser campeão.

“Se bem que eu acredito que os quatro times que foram à semifinal da Liga Ouro poderiam brigar por playoffs no NBB ali com Macaé e Caxias do Sul. Não quero tirar o mérito destas equipes, mas é que os times da Liga Ouro fizeram bonito. Foi um campeonato de altíssimo nível. Estamos em um bom caminho. Precisamos melhorar o elenco, mas algumas coisas boas já existem”, comentou.