#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sentido Venezuela!

04-02-2016 | 06:46
Por Liga Nacional de Basquete

Em ótimo momento na temporada, Brasília viaja à Venezuela para disputa do Grupo D da Liga das Américas; estreia será nesta sexta, com transmissão ao vivo do SporTV

Vivendo um ano de 2016 espetacular, com oito vitórias em nove partidas, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília viajou nesta semana à Venezuela para disputar a primeira fase da Liga das Américas. Os candangos entram em quadra nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro, na busca de se juntar aos três brasileiros já classificados à segunda fase do torneio, Mogi das Cruzes/Helbor, Paschoalotto/Bauru e CR Flamengo.

Campeão da Liga Sul-Americana pela terceira vez, em dezembro de 2015, o Brasília irá em busca do segundo título continental nesta temporada. Os candangos terão pela frente o Capitanes Arecibo (PUR), que já disputou o Final Four da competição nas edições de 2010/2011 e 2013, o Capitalinos (CUB), e o anfitrião Guaros de Lara (VEN).

A estreia no Grupo D será nesta sexta-feira, diante do Capitanes, às 19h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Depois, a equipe brasileira enfrentará o Capitalino, no sábado, e o Guaros, na rodada final, no domingo (confira tabela completa da chave abaixo).

“Bate a ansiedade normal antes de cada jogo. É um desafio que sempre sonhei enfrentar na minha carreira. Imagino que cada jogador do grupo também sonha de jogar a Liga das Américas”, afirmou Bruno Savagnani, técnico do Brasília.

O Brasília conquistou a Liga Sul Americana pela terceira vez após vencer o San Martin (ARG) (Divulgação/FIBA Américas)

Em dezembro, o Brasília conquistou a Liga Sul Americana pela terceira vez, após vencer o San Martin de Corrientes (ARG) (Divulgação/FIBA Américas)

Além da responsabilidade da classificação, o time da capital federal terá o desafio de manter o 100% de aproveitamento dos brasileiros nesta Liga das Américas. Mogi, Bauru e Flamengo venceram todas as partidas que realizaram na primeira fase e avançaram para a segunda etapa da competição como líderes de seus respectivos grupos.

Nesta semana, o Brasília descobriu que está tarefa ficará um pouco mais difícil. A dupla de garrafão titular candanga, composta por Guilherme Giovannoni e Ronald, não viajou à Venezuela, e irá desfalcar a equipe neste fim de semana. O ala/pivô, com dores nas costas, aguarda resultados de exames médicos para ter uma previsão de seu retorno. Já o pivô com caxumba, ficará 10 dias de repouso.

“São dois jogadores com números muito bons, que produzem bastante. Mas o time é muito forte, aguerrido. Já tivemos jogos sem um dos dois, e suprimos bem a falta deles”, disse o treinador.

Porém não há apenas notícias ruins vindas do departamento médico. O ala Arthur, que só disputou duas partidas no ano de 2016, está confirmado para os jogos do fim de semana, após se recuperar de uma lesão no músculo adutor da perna esquerda.

“Mais um campeonato forte, internacional, em que temos totais condições de garantir a classificação. Temos que aproveitar o bom momento. O time vem entrosado e individualmente está muito bem. Estamos confiantes de voltar para Brasília com a vaga”, disse Arthur.

Uma vez campeão e presente em sete das oito edições já realizadas da Liga das Américas, experiência não faltará para o Brasília na busca de mais um título. O time da capital federal conquistou a competição na edição de 2008/2009, em que perdeu apenas uma partida em todo campeonato, e teve Alex Garcia como MVP.

Deryk, do Brasília

Assim como o Brasília, Deryk vive grande fase, com média de 21,0 pontos por partida no ano de 2016 (Newton Nogueira/Divulgação)

A equipe da capital federal aposta no grande momento que vive na temporada para chegar ao bicampeonato da Liga das Américas. Em 2016, o Brasília teve uma sequência de oito partidas de invencibilidade, que foi quebrada na única derrota do time no ano, diante do vice-líder do NBB, o Bauru, fora de casa, por 94 a 92.

O destaque do time candango na derrota foi mais uma vez Deryk, que anotou 22 tentos e converteu cinco bolas de 3 pontos. Assim como sua equipe, o armador vive um ano de 2016 especial, com médias de 21,0 pontos, 3,67 rebotes e assistências, por partida.

Confira a programação completa do Grupo D da Liga das Américas 2016:

Sede: Barquisimeto (VEN)

– 29/01 (Sexta-feira)
19h45 – Brasília x Capitanes Arecibo (PUR) – ao vivo no SporTV
22h15 – Guaros de Lara (VEN) x Capitalinos (CUB)

– 30/01 (Sábado)
19h45 – Capitalinos (CUB) x Brasília – ao vivo no SporTV
22h15 – Capitanes Arecibo (PUR) x Guaros de Lara (VEN)

– 31/01 (Domingo)
19h45 – Capitalinos (CUB) x Capitanes Arecibo (PUR)
22h15 – Guaros de Lara (VEN) x Brasília – ao vivo no SporTV