#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Verdadeiro show

11-11-2014 | 07:59
Por Liga Nacional de Basquete

Com incríveis dez bolas de três convertidas em 12 tentativas, Robert Day lidera vitória de virada do Bauru sobre Brasília na abertura do Grupo F da Liga Sul-Americana

Robert Day mostrou sua costumeira mão calibrada e brilhou na vitória do Bauru (Gasoar Nóbrega/Inovafoto)

Robert Day mostrou sua costumeira mão calibrada e brilhou na vitória do Bauru (Gasoar Nóbrega/Inovafoto)

Robert Day deu um verdadeiro show no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), na partida de abertura do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014 nesta terça-feira. Com incríveis dez arremessos de três pontos convertidos em 12 tentativas, o ala norte-americano roubou a cena e teve papel fundamental na importe vitória do Paschoalotto/Bauru sobre o UniCEUB/BRB/Brasília, de virada, pelo placar de 95 a 87.

Para vencer o primeiro duelo brasileiro da chave, Bauru precisou reverter o cenário. Depois de um primeiro quarto arrasador – vencido por 27 a 15 –, o esquadrão da capital federal carregou uma vantagem de nove pontos para os vestiários (49 a 40). Foi então que brilhou a estrela de Day.

Em pouco menos de cinco minutos jogados no terceiro período, sem errar um arremesso sequer, o norte-americano converteu incríveis sete bolas de três pontos e fez com que Bauru não só dizimasse a diferença no placar como também colocasse oito pontos de frente (67 a 59). A partir deste momento, Brasília não conseguiu mais apresentar um bom nível de atuação. Então, os paulistas aproveitaram para deslanchar e confirmaram o triunfo com tranquilidade na parcial final.

“Começamos mal e a equipe do Brasília conseguiu abrir vantagem. No intervalo conversamos, acertamos na defesa e as bolas começaram a cair no contra-ataque. É uma fase rápida e não podemos vacilar”, destacou Day.

Grande personagem do jogo, Day deixou a quadra com expressivos 83,3% de aproveitamentos nos tiros de três pontos e 32 pontos no total. Dono de um duplo-duplo de 19 pontos e 13 rebotes, o pivô Rafael Hettsheimeir também foi outro personagem importante da vitória do Bauru. Pelo lado do Brasília, o destaque ficou mais uma vez por conta do ala/pivô Guilherme Giovannoni, autor de 25 pontos, sete rebotes e quatro assistências.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas do duelo entre Bauru e Brasília

Depois de darem início às disputas do grupo sediado no Ginásio Hugo Ramos, Bauru e Brasília voltarão à quadra nesta quarta-feira. Às 17h45 (de Brasília), os paulistas medirão forças com o Comunikt, do Equador. Depois, às 20 horas (de Brasília), os candangos desafiarão o anfitrião Mogi das Cruzes/Helbor. Os dois jogos contarão com transmissão ao vivo do canal SporTV 3.

Giovannoni teve boa atuação, mas não evitou o revés do Brasília frente ao Bauru (Gasoar Nóbrega/FIBA Américas)

Giovannoni teve boa atuação, mas não evitou o revés do Brasília frente ao Bauru (Gasoar Nóbrega/FIBA Américas)

O jogo

Bauru só esteve à frente no placar durante o primeiro quarto logo nos instantes inicias, quando Hettsheimeir converteu dois lances livres e colocou 2 a 0 de frente. Depois Brasília, mesmo sem poder contar com seu armador Fúlvio, que precisou deixar a quadra logo no início do jogo por conta de uma lesão muscular na coxa, dominou as ações.

Com destaque para o ótimo início de Cipolini, que marcou oito dos primeiros 13 pontos da equipe, os candangos não demoraram a ficar em vantagem marcador (13 a 8). Apresentando um ótimo aproveitamento ofensivo – ao todo, o time acertou 5/7 nos triplos e também 5/7 nos arremessos de dois pontos –, os comandados do técnico José Vidal seguiram com o domínio completo das ações e conseguiram abrir boa diferença a seu favor ao final da parcial inicial.

Enquanto Brasília praticamente não errou durante o primeiro período, Bauru apresentou muita irregularidade em seus movimentos ofensivos e deixou o caminho livre para os rivais construírem uma vantagem de 12 pontos. Desta maneira, o quarto inaugural do confronto se encerrou com o placar em 27 a 15 a favor dos representantes da capital federal.

Depois de não se apresentar bem nos dez minutos iniciais do duelo, o esquadrão do interior paulista melhorou sua produção ofensiva no segundo quarto, muito por conta do desempenho de Jefferson. Até então zerado na partida, o ala/pivô marcou 13 pontos no período, incluindo três tiros certeiros de longa distância, e comandou o ataque bauruense.

Do outro lado, Brasília conseguiu manter o controle do jogo e manteve sua confortável vantagem. Cipolini seguiu atuando em alto nível, Giovannoni apareceu bem e os candangos não se intimidaram com a melhora dos rivais.No último lance antes do intervalo, Larry Taylor aproveitou bobeira do ataque candango e, com uma bandeja em contra-ataque, conseguiu cortar a diferença no placar para nove pontos (49 a 40).

Mão calibrada de Day foi fundamental para virada do Bauru (Henrique Costa/Bauru Basket)

Mão calibrada de Day foi fundamental para virada do Bauru (Henrique Costa/Bauru Basket)

Na volta dos vestiários, Bauru contou com uma sequência incrível do norte-americano Robert Day para rapidamente virar o jogo. Primeiro, o ala converteu dois tiros de longa distância e, com outra bola de três pontos de Hettsheimeir, os paulistas fizeram rápidos 9 a 0 para deixar tudo igual no placar (49 a 49). Diante da ótima sequência dos rivais, o técnico candango José Vidal precisou parar o jogo com pouco mais de um minuto jogado no terceiro quarto. Porém o tempo técnico não foi capaz de esfriar a mão quente de Day.

Nos três minutos seguintes, o camisa 31 seguiu impecável. Sem errar um arremesso sequer, o norte-americano roubou a cena e converteu mais cinco bolas de três pontos. Com a “chuva” de bolas longas de Day, Bauru não só roubou a ponta do marcador como conseguiu abrir oito pontos de frente (67 a 59). Sem conseguir se encontrar em quadra, Brasília nada pôde fazer para segurar o ótimo momento dos rivais. Então, o time paulista aproveitou para ampliar ainda mais a vantagem no placar. Depois de uma incrível vitória na parcial por 37 a 13, os bauruenses levaram o confronto para o período final com uma diferença favorável de 18 pontos: 80 a 62.

Com a larga vantagem nas mãos, Bauru mostrou muita tranquilidade para confirmar a vitória. Alex apareceu bem e a equipe manteve a diferença na casa dos 18 pontos. Restando pouco mais de dois minutos para o fim do jogo, o placar apontava 95 a 77 a favor dos paulistas. Então, nem uma sequência de 10 a 0 imposta pelos candangos nos instantes finais da partida foi capaz de impedir que a equipe do interior do Estado de São Paulo ficasse com a vitória.

Confira a tabela completa do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014: 

Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes – Brasil) 
11/11 (terça-feira)
Paschoalotto/Bauru 95 x 87 UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Comunikt (ECU)

12/11 (quarta-feira)
17h45 – Comunikt (ECU) x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV 3)
20h – UniCEUB/BRB/Brasília x Mogi das Cruzes/Helbor (ao vivo no SporTV 3)

13/11 (quinta-feira)
17h45 – UniCEUB/BRB/Brasília x Comunikt (ECU) (ao vivo no SporTV)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)