#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Show da garotada!

04-10-2016 | 08:30
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande atuação no último quarto, jovem equipe do Paulistano supera Trouville (URU) na estreia do Grupo C e conquista sua primeira vitória na Liga Sul-Americana

Barquisimeto, Venezuela - 4 October 2016 - Trouville (URU) vs Paulistano (BRA), 2016 South American League for Men's Clubs, Preliminary Round. Photo by José Jiménez-Tirado/FIBA.

Paulistano viajou à Venezuela com apenas 4 adultos e nada menos que 8 atletas Sub-22, dentre eles Lucas Dias, autor de 13 pontos e 9 rebotes (José Jiménez-Tirado/FIBA Américas)

O jovem time do Paulistano/Corpore abriu sua caminhada na Liga Sul-Americana com uma grande vitória. Na noite desta terça-feira, em Barquisimeto (VEN), os comandados do técnico Gustavo De Conti superaram o Trouville (URU), pelo placar de 81 A 66, e conheceram seu primeiro triunfo no torneio da América do Sul.

Só a garotada! O clube alvirrubro viajou à Venezuela com nada menos que oito garotos Sub-22 (Lucas Dias, Georginho, Arthur Pecos, Mogi, Pedrão, Gemadinha, Léo e Victão) e apenas quatro adultos (Renato Carbonari, Guilherme Hubner, Eddy e Jhonatan). Mesmo com este cenário, a equipe conseguiu dar conta do recado de um torneio internacional e venceu o time uruguaio.

Trio (jovem) de ferro: Os garotos Lucas Dias, Arthur Pecos e Georginho tiveram grandes papeis no triunfo do time paulista. Lucas, de 21 anos, beirou o duplo-duplo e registrou 13 pontos e nove rebotes. Já Pecos, também de 21, saiu do banco e anotou 11 pontos e quatro assistências. Por sua vez, Georginho, de 20 anos, protagonizou lances plásticos e deixou a quadra com sete pontos, cinco rebotes e cinco servidas.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Paulistano e Trouville

Momento chave: O último quarto definiu o triunfo do Paulistano. Depois de fechar o terceiro período com apenas um ponto de frente depois de corrida de 10 a 0 dos uruguaios, os paulistas entraram com tudo nos dez minutos finais, venceram a parcial por 25 a 11 e mostraram que, mesmo jovem, foi uma equipe que cresceu nos momentos decisivos do confronto, ainda mais se tratando de um torneio internacional.

Barquisimeto, Venezuela - 4 October 2016 - Trouville (URU) vs Paulistano (BRA), 2016 South American League for Men's Clubs, Preliminary Round. Photo by José Jiménez-Tirado/FIBA.

Mais experiente, Renato Carbonari foi o cestinha e mais eficiente do Paulistano (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

Experiência decisiva: Além dos garotos, os experientes do time também fizeram, e muito, a diferença no resultado obtido. Com 14 pontos e sete rebotes, o ala/pivô Renato Carbonari apareceu em momentos importantes do jogo foi o jogador mais eficiente da equipe, com 16 de valorização. Outro “veterano” da equipe, o pivô Guilherme Hubner atuou por apenas 12 minutos devido a um problema com faltas, mas fez dez pontos em 13 tentados e foi cirúrgico no triunfo alvirrubro.

E agora: Depois de somar sua primeira vitória no Grupo C, o Paulistano agora medirá forças com o Bucaros de Bucaramanga (COL), nesta quarta-feira (05/10), novamente às 18h15, no Domo Bolivariano, em Barquisimeto (VEN), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Só de 3: Com Georginho, Mogi, Lucas Dias, Renato Carbonari e Guilherme Hubner em quadra, o Paulistano começou a partida apostando inteiramente nas bolas de 3 pontos. Foram 13 tentativas e três acertos. Assim, a equipe brasileira até chegou a vantagem (11 a 7), mas o Trouville virou o jogo e fechou o primeiro quarto com 19 a 16 de frente.

Suplentes eficientes: Já na segunda parcial, os reservas entraram em quadra e deram conta do recado. Mesmo ainda chutando muito de fora, o time do técnico Gustavo De Conti contou com ótima participação de Eddy, autor de três bolas de 3 pontos, e boa aparição do garoto Pedrão, com sete, para virar o jogo e ainda abrir quatro pontos: 39 a 35.

Barquisimeto, Venezuela - 4 October 2016 - Trouville (URU) vs Paulistano (BRA), 2016 South American League for Men's Clubs, Preliminary Round. Photo by José Jiménez-Tirado/FIBA.

Georginho protagonizou lances plásticos e foi um dos grandes nomes do Paulistano (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

Abriu 11: Na volta do intervalo, o Paulistano entrou com tudo em quadra e, com início fulminante de 7 a 1, colocou dez pontos de frente (46 a 36). Apesar da reação do time uruguaio (48 a 45), o Paulistano viu um Georginho inspirado e emplacou uma corrida de 8 a 0, que o deixou com sua maior vantagem no jogo (56 a 45) – 11 pontos.

Evaporou: A margem de 11 pontos simplesmente evaporou em questão de três minutos. Desorganizado no ataque e dominado nos rebotes de ataque, o time de São Paulo viu o Trouville realizar uma corrida de 10 a 0 e viu sua vantagem sumir ao final do terceiro período.

Iluminaram: Até então apagados na partida, Jhonatan e Arthur Pecos deram um gás a mais para o clube alvirrubro, que abriu seis pontos de frente (63 a 57). Depois, os “experientes” pivôs Guilherme Hubner e Renato Carbonari apareceram bem e ajudaram o Paulistano a abrir 14 pontos novamente (76 a 62) e sacramentar de vez a vitória na abertura do Grupo C da Sul-Americana.