#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Since LDB 2013

24-08-2017 | 06:49
Por Marcel Pedroza

Pela primeira vez na Seleção, Bruno Caboclo, Georginho e Lucas Dias voltam a se encontrar após quase quatro anos; atletas atuaram juntos na LDB 2013 pelo Pinheiros

Caboclo, Georginho e Lucas são os mais jovens entre os 12 atletas que representarão o Brasil na AmeriCup (Reprodução)

Para a disputa da AmeriCup 2017, a Seleção Brasileira promoverá um reencontro de velhos conhecidos. Três das principais “joias” do basquete nacional, Bruno Caboclo, Georginho e Lucas Dias voltarão a atuar juntos depois de quase quatro anos e representarão o Brasil no torneio que terá início nesta sexta-feira (25/08). O Brasil estreia diante da Colômbia, às 22 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do Esporte Interativo.

Durante todo o ano de 2013 e o primeiro semestre de 2014, os três jogadores atuaram juntos nas categorias de base do EC Pinheiros. A última vez em que o trio esteve lado a lado na mesma quadra foi durante a fase final da LDB 2013, em dezembro daquele ano, quando disputaram cinco partidas juntos. No fim das contas, o clube da capital paulista ficou com a medalha de bronze, após derrota para o Minas nas semifinais e vitória sobre Brasília na disputa do terceiro lugar.

Com apenas 17 anos na época, Georginho despontou nacionalmente na LDB 2013 (Lucas Figueiredo/LNB)

“Aquele nosso time era muito bom e por pouco não chegamos na final. Perdemos para o Minas na semifinal e ficamos fora. Mas ainda somos muito próximos. Sempre falo para os dois que somos como uma família e um torce pelo sucesso do outro. Estamos muito felizes de estarmos juntos na primeira convocação”, afirmou Lucas Dias.

“Era difícil imaginar em 2013 que quatro anos depois estaríamos juntos novamente, sendo agora na Seleção. Como o tempo passa rápido, né (risos)? Temos uma amizade fora da quadra muito grande e um entrosamento de mais de um ano jogando juntos. Espero que esse trio possa jogar muito tempo junto na Seleção, quem sabe até nas Olimpíadas de 2020”, disse Georginho.

“Estou em minha primeira Seleção e é uma felicidade muito grande poder estar ao lado desses dois caras que participaram da minha evolução dentro e fora da quadra. Ficou muito feliz por eles estarem aqui também”, completou o armador, que é o mais novo entre os três ex-pinheirenses.

Confira bate-papo descontraído da repórter Giovanna Terezzino com o trio:

Da LDB 2013 para cá muita coisa mudou na vida do trio. Depois de grande destaque na competição Sub-22, Caboclo foi selecionado pelo Toroto Raptors no Draft da NBA, em junho de 2014. Já Georginho e Lucas seguiram no Pinheiros e, em 2015, levaram o clube ao inédito título da LDB. Na temporada seguinte, os dois se transferiram para o Paulistano e chegaram até a decisão do último NBB CAIXA.

“A LDB é muito importante e é praticamente o último passo antes de chegar ao profissional. Por ter limite de idade de até 22 anos, o campeonato dá a oportunidade de garotos de 17, 18 anos jogarem contra caras mais velhos, o que é muito bom para o desenvolvimento como atleta. A LDB tem muitos jovens cheios de talento”, disse Caboclo, primeiro atleta a sair da LDB direto para a NBA.

Caboclo roubou a cena na LDB 2013 e, pouco tempo depois, chegou à NBA (Lucas Figueiredo/LNB)

“Estou começando uma nova fase da minha carreira, que é defender a Seleção Brasileira. Esse é meu primeiro ano aqui e espero fazer um bom papel para voltar aqui nos próximos anos”, completou o ala do Toronto Raptors.

Agora, novamente reunidos, os três jovens jogadores atuarão pela primeira vez pela Seleção Brasileira adulta. Com praticamente a mesma idade – Bruno e Lucas são nascidos em 1995 e Georginho em 1996 -, o trio chega à Seleção justamente em um momento de renovação. Dos 12 jogadores que disputarão a AmeriCup, sete têm 25 anos ou menos e oito disputaram ao menos uma edição da LDB.

+ Oito dos 12 atletas que disputarão AmeriCup passaram pela LDB; saiba mais

“Apesar de ainda sermos muito jovens, já podemos ser considerados ‘veteranos’ em comparação àquela época (LDB 2013). Eu joguei dois NBB’s e amadureci demais dentro fora da quadra. O Lucas foi protagonista dos últimos NBB’s que jogou, enquanto que o Bruno foi para a NBA e na última temporada foi muito bem na D-League. Estamos em plena evolução”, explicou Georginho.

Edição de 2013 foi uma das cinco LDB’s disputadas por Lucas; ala foi campeão em 2015, ao lado de Georginho (Lucas Figueiredo/LNB)

Com o trio Bruno, George e Lucas reunido e um base completamente jovem, a Seleção Brasileira está no Grupo A da AmeriCup, que será disputado em Medellín (COL), e iniciará sua caminhada na AmeriCup nesta sexta-feira, às 22 horas (de Brasília), diante dos donos da casa. O Esporte Interativo transmite a partida ao vivo.

“Sabemos da responsabilidade que é defender a Seleção Brasileira e daremos nosso máximo. Teremos a Colômbia, que joga em casa, como primeiro adversário e temos que estar preparados. Uma vitória na estreia pode ser muito bom para dar tranquilidade ao grupo para os próximos jogos”, disse Lucas Dias.

Na rodada seguinte, no sábado (26/08), o Brasil enfrentará o México, às 19h30 (de Brasília). O último desafio verde-amarelo na primeira fase será diante de Porto Rico, no domingo (27/08), às 17h30 – ambos os jogos terão transmissão ao vivo do Esporte Interativo. Apenas o líder da chave avançará às semifinais.

“É um torneio de tiro curto e nosso nível de concentração tem que estar lá em cima o tempo todo. Fizemos uma boa preparação e estamos confiantes em fazer boas partidas nesse grupo”, concluiu Lucas Dias.