#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Só cestinha

08-06-2017 | 03:51
Por

Alex Garcia, Betinho, Holloway, Lucas Dias, Marquinhos e Shamell concorrem aos dois troféus de Melhor Ala da temporada

Lucas e Alex são destaques dos finalistas Paulistano e Bauru (Fotojump/LNB)

Os candidatos aos prêmios de Melhor Ala do NBB CAIXA 2016/2017 foram anunciados. Alex Garcia (Gocil/Bauru Basket), Betinho (Campo Mourão), Holloway (EC Pinheiros), Lucas Dias (Paulistano/Corpore), Marquinhos (Flamengo) e Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor) brigarão pelos dois lugares da posição no Quinteto Ideal da temporada.

Dos seis concorrentes, cinco figuram entre os dez maiores cestinhas da competição. Shamell foi o segundo, com média de 20,4 pontos por jogo, seguido por Holloway e Betinho, que tiveram 19,3 e 19,2 pontos por jogo, respectivamente. Marquinhos aparece na quinta colocação, com 18,7 pontos por jogo, enquanto que Alex é o nono colocado, com média de 17,0 pontos por partida.

+ Fúlvio, Dawkins e Anthony disputam troféu de Melhor Armador; saiba mais

Único da lista a não estar no Top 10 cestinhas, Lucas Dias cresceu de produção a partir segundo turno e se tornou o principal pontuador do finalista Paulistano. Na fase de classificação, o jogador teve média de 12,2 pontos por jogo. Já no mata-mata sua produção subiu para 14,8 pontos por jogo.

Premiado como o Destaque Jovem da última temporada, na época atuando pelo Pinheiros, Lucas, de apenas 21 anos, é o mais jovem entre os seis concorrentes aos prêmios de Melhor Ala desta temporada. Holloway, de 27, e Betinho, de 29, são os outros dois mais novos na lista.

+ Três armadores brigam pelo posto de Destaque Jovem

Alex e Marquinhos são os maiores vencedores do prêmio de Melhor Ala (João Pires/LNB)

Mais uma vez na disputa, Alex, de 37 anos, e Marquinhos, de 33 anos, formaram a dupla de Melhor Ala do NBB CAIXA nos dois últimos anos. Com seis troféus cada, os atletas que disputaram os Jogos Olímpicos do Rio pela Seleção Brasileira são os maiores vencedores desta categoria. Alex foi premiado nas quatro primeiras edições e nas duas últimas, enquanto que o jogador do Flamengo ganhou de maneira consecutiva nas seis últimas temporadas.

+ Troféu de Jogador Que Mais Evoluiu tem três concorrentes; saiba mais

A premiação de Melhor Ala faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB CAIXA e o vencedor integrará o Quinteto Ideal (Armador, dois alas e dois pivôs). Além disso também serão premiados Melhor Defensor, Sexto Homem, Jogador Que Mais Evoluiu, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal) e MVP (Jogador Mais Valioso).

+ Conheça os indicados ao prêmio de Melhor Defensor do NBB CAIXA 2016/2017

A eleição contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a nona edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que será realizada no dia 20/06 (terça), em São Paulo (SP).

Holloway foi um dos grandes destaques da temporada, principalmente nos playoffs (Ricardo Bufolin/ECP)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Também foram votados para os prêmios de Melhor Ala do NBB CAIXA 2016/2017:

David Jackson (Vasco da Gama), Gemerson (EC Pinheiros), Jhonatan (Paulistano/Corpore) e Léo Meindl (Gocil/Bauru Basket)

Confira os vencedores dos prêmios de Melhor Ala de todas as edições do NBB CAIXA:

2015/2016 – Alex Garcia (Bauru) e Marquinhos (Flamengo)

2014/2015 – Alex Garcia (Bauru) e Marquinhos (Flamengo)

2013/2014 – David Jackson (Limeira) e Marquinhos (Flamengo)

2012/2013 – Robert Day (Uberlândia) e Marquinhos (Flamengo)

2011/2012 – Alex Garcia (Brasília) e Marquinhos (Pinheiros)

2010/2011 – Alex Garcia (Brasília) e Marquinhos (Pinheiros)

2009/2010 – Alex Garcia (Brasília) e Marcelinho Machado (Flamengo)

2008/2009 – Alex Garcia (Brasília) e Marcelinho Machado (Flamengo)