#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Só falta um

23-07-2018 | 03:32
Por Liga Nacional de Basquete

Em seu penúltimo amistoso antes do Sul-Americano, Seleção Brasileira Sub-21 vence Basquete Osasco (SP); compromisso final será quinta-feira

A preparação da Seleção Brasileira Sub-21 para o Sul-Americano da categoria teve seu penúltimo capítulo no último domingo. Na Arena Falcão, em Praia Grande (SP), o time comandado pelo técnico César Guidetti venceu o amistoso contra o Basquete Osasco (SP), por 82 a 62. Com 21 pontos, o ala/armador Gemadinha foi o cestinha do Brasil.

“Esse jogo foi proveitoso, porque mesmo que tenhamos aberto uma diferença no placar no primeiro quarto, o Osasco jogou duro e dificultou nossas ações na sequência, o que nos deu condições de avaliar e direcionar o trabalho. Testamos algumas formações e agora temos mais cinco dias para finalizar a preparação”, disse César Guidetti.

No dia anterior, sábado, a Seleção havia feito outro amistoso preparatório, contra o São Bernardo do Campo/Insituto Brazolin (SP). O resultado? Outra expressiva vitória, esta pelo placar de 81 a 53.

Agora, nesta quinta-feira (26/07), o selecionado verde-amarelo fará seu último amistoso antes do Sul-Americano Sub-21, que será disputado entre os dias 30 de julho e 05 de agosto, em Salta (ARG). Será contra o EC Pinheiros, novamente na Arena Falcão, às 19 horas.

Dos 13 atletas do grupo, um será cortado antes da viagem à Argentina, que será no dia 28 de julho (sábado). A estreia do Brasil no Sul-Americano será no dia 30 de julho (segunda-feira), contra o Chile, às 18h45 (de Brasília) Confira a tabela completa do Sul-Americano.

O torneio

O Sul-Americano Sub-21 é uma competição nova e faz parte do calendário de competições da Consubasquet (Confederação Sul-Americana de Basquete), que também organiza outros torneios de seleções, tanto masculinas quanto femininas.

O torneio “substituiu” o antigo Sul-Americano Adulto, que dava vaga para a Copa América Pré-Mundial. Com as mudanças introduzidas pela FIBA no formato de classificação para o Mundial e Olimpíadas, esse Sul-Americano passaria a não ter nenhuma importância nessa classificação.

+Seleção perdeu Gabriel Jaú, com ruptura no LCA

Desta forma, a FIBA transformou o que era Sul-Americano Adulto em Sul-Americano Sub-21, com o intuito de dar chance aos garotos de adquirir experiências em competições internacionais.

A Seleção Brasileira Sub-21 está treinando na cidade de Praia Grande (SP), no complexo do Hotel e Colônia de Férias SINDVED, desde o dia 10 de julho e permanecerá até o dia 27. No dia seguinte (28), embarcará para a Argentina.

O elenco do Brasil

Armadores

Caio Pacheco (Bahía Basket – ARG)
Felipe Ruivo (EC Pinheiros)
Yago Matheus (Paulistano/Corpore)

Alas

Danilo Sena (EC Pinheiros)
Didi (Sesi Franca)
Gemadinha (Corinthians)
Gui Abreu (Sesi Franca)
Gui Bento (EC Pinheiros)
Rafael Munford (Augusta University – EUA)

Pivôs

Dikembe (Paulistano/Corpore)
José Carlos (Mogi das Cruzes/Helbor)
Maikão (Sendi/Bauru Basket)
Victão (Paulistano/Corpore)

Técnico: César Guidettti (EC Pinheiros)
Auxiliares: Bruno Savignani (Corinthians) e Felipe Santana (SE Palmeiras)