#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Só o G-4 interessa

11-02-2016 | 06:19
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de campanhas idênticas, Brasília e Basquete Cearense fazem confronto mais do que direto pela 4ª posição, nesta sexta-feira, com transmissão ao vivo no SporTV

Nesta sexta-feira (12/02), UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Solar Cearense estarão frente a frente brigando diretamente pelo G-4 da atual temporada do NBB. Donos de campanhas idênticas no momento, os dois times prometem fazer um grande jogo pela quarta posição, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

Com 12 vitórias em 18 jogos (66,7% de aproveitamento), candangos e cearenses estão desigualados somente pelo resultado no confronto direto no primeiro turno. No Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), a equipe da capital federal levou a melhor sobre os nordestinos, pelo placar de 85 a 81, e por isso atualmente ocupa a quarta colocação.

Davi, do Basquete Cearense, e Fúlvio, do Brasília

Brasília e Basquete Cearense duelarão diretamente pelo G-4: quem vencer, assume a 4ª colocação isolada (LC Moreira/Divulgação)

Em grande fase, o Brasília vem de uma classificação heroica para a segunda fase da Liga das Américas 2016, na Venezuela. Já se tratando de NBB, os comandados de Bruno Savignani vêm de derrota para o vice-líder Paschoalotto/Bauru, por 94 a 92, e teve sua sequência de oito vitórias seguidas quebrada, o que os levou à quarta posição.

“Vai ser um jogo muito duro, pois todos querem a vitória a qualquer custo. Eles terão que evitar a pressão que a torcida vai fazer, é um desafio. Mas eu não penso na trajetória deles, e sim na maneira como jogam, em como podemos anular as jogadas fortes deles e fazer o nosso jogo fluir. O Bruno já passou tudo isso para os jogadores e vamos fazer de tudo para colocar em prática”, pontuou o ala Pilar, do Brasília.

Já do lado do Basquete Cearense, a fase não é só boa, mas sim histórica. Com sete vitórias seguidas na conta, a equipe do técnico Alberto Bial está com sua maior sequência invicta de todos os tempos no NBB e ocupa também a melhor colocação de sua história. Caso vença o confronto direto com os candangos, o time de Fortaleza entrará no G-4 pela primeira vez desde que chegou à elite do basquete nacional.

“Estamos passando por um ótimo momento, mas sabemos que isso não entra em quadra. Temos que continuar focados e trabalhando muito. Enfrentaremos uma equipe muito forte, que tem mostrado toda a sua capacidade e força do elenco. No primeiro turno, perdemos por detalhes. Agora, vamos tentar a vitória para nos fixarmos no G-4. Vamos tentar fazer o que temos mostrado até aqui: uma defesa muito forte e um ataque bastante coletivo, com todos os jogadores pontuando bem”, comentou o ala/pivô Toledo, do Basquete Cearense.

Felipe, do Basquete Cearense, e Guilherme Giovannoni, do Brasília

Basquete Cearense, de Felipe Ribeiro, nunca venceu o Brasília como visitante (Jarbas Oliveira/Divulgação)

Em toda a história do NBB, as duas equipes se enfrentaram em sete oportunidades, sendo cinco delas vencidas pelo Brasília. O Basquete Cearense, por sua vez, nunca bateu os candangos na capital federal e tentará, nesta sexta-feira, superá-los como visitante pela primeira vez em toda a trajetória na competição nacional.

“Será um jogo fundamental para as nossas pretensões dentro do NBB. O Brasília, além de ser um concorrente direto, vem jogando muito bem, principalmente dentro de casa. Temos que defender de maneira muito inteligente, não permitindo que explorem os seus pontos fortes. No ataque, precisamos nos impor, mesmo atuando fora. Nosso time também vive um grande momento, e procuraremos, mais uma vez, reafirmar isso”, analisa o armador e capitão Davi Rossetto.

Depois do jogo em Brasília, o Basquete Cearense seguirá sua turnê de jogos como visitante e terá mais três duelos fora de casa pela frente, contra Mogi, Flamengo e Macaé. Já os brasilienses enfrentarão o Universo/Vitória já neste domingo (14/02), novamente no Ginásio da ASCEB, na capital federal, às 18 horas (de Brasília).