#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Soberanas!

19-08-2014 | 11:09
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira Feminina supera Argentina na decisão e fatura 25º título Sul-Americano na história, o 15º consecutivo de maneira invicta

Seleção Brasileira não sabe o que é perder um jogo no Sul-Americano há 15 edições e levantou mais um troféu na edição 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Seleção Brasileira não sabe o que é perder um jogo no Sul-Americano há 15 edições e levantou mais um troféu na edição 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A América do Sul, mais uma vez, é das meninas do Brasil. Nesta segunda-feira, o selecionado verde-amarelo feminino conquistou seu 25º título do Campeonato Sul-Americano na história e o 15º consecutivo de maneira invicta, ao bater a rival Argentina na final, pelo placar de 59 a 47, no Coliseo Cerrado de Deportes, na cidade de Ambato, no Equador.

Para sair de quadra com mais um caneco, as comandadas do técnico Luiz Agusto Zanon contaram com boas atuações da ala Jaqueline, autora de 15 pontos, e da pivô Clarissa, responsável por um expressivo duplo-duplo de 11 pontos e 18 rebotes. A cestinha da decisão foi a argentina Gretter, que anotou 16 pontos.

“Foi uma vitória importante pela fase que estamos e nas dificuldades que tivemos na quadra. O comportamento que elas demonstraram nesta noite foi muito bom. Elas estavam cientes que não estávamos fazendo uma grande partida, mas esperando o momento para colocar as situações de jogo próximas à vitória”, analisou o técnico Zanon.

Ao final de sua grande atuação na final, a pivô brasileira foi eleita a MVP (Jogadora Mais Valiosa) do Campeonato Sul-Americano. Outra atleta verde-amarela que terminou com uma posição de destaque no torneio foi Jaqueline, que liderou o ranking de bolas de 3 pontos, com 11 acertos em 17 arremessadas (64,7% de aproveitamento) nas cinco partidas da competição.

Clarissa exibe os troféus de campeã e MVP do Sul-Americana (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Clarissa exibe os troféus de campeã e MVP do Sul-Americana (Samuel Vélez/FIBA Américas)

“Entramos um pouco nervosas, mas no decorrer da partida fomos passando confiança e segurança umas para as outras e conseguimos sair com uma boa vitória. E ganhar das argentinas sempre tem um gostinho melhor. Estávamos no momento confiante e as bolas caíram no momento certo. Felizmente saímos com essa vitória e permanecemos com a hegemonia sul-americana”, avaliou Jaqueline, que defende a equipe do Santo André (SP).

Assim como no Sul-Americano Masculino, as três primeiras colocadas – Brasil, Argentina e Venezuela – garantiram vaga nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015. Além disso, as três seleções, junto do quarto colocado Chile, asseguraram lugar no Pré-Olímpico das Américas em 2015.

“Foi um grande amadurecimento da equipe. No meu entendimento, quanto mais dificuldade este grupo tiver mais rápido ele alcançará o nível de amadurecimento que objetivamos. Ser campeão em qualquer torneio é muito importante. E é importante essa equipe conquistar todas as vitórias que jogar”, concluiu Luiz Augusto Zanon.

Agora, a Seleção Brasileira Feminina se prepara para a disputa do Mundial 2014, que acontecerá na Turquia, entre os dias 27 de setembro e 05 de outubro. A base da equipe campeã Sul-Americana deve ser mantida e o técnico Zanon ainda deve receber os reforços das atletas que atuam na WNBA: a jovem ala/pivô Damiris Dantas, e as pivôs Érika de Souza e Nádia Coalhado.

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Espanha, República Tcheca e Japão. A estreia verde-amarela na competição será no dia 27 de setembro, contra a República Tcheca.

Confira a classificação final do 34º Campeonato Sul-Americano Feminino:

1º lugar: Brasil
2º lugar: Argentina
3º lugar: Venezuela
4º lugar: Chile
5º lugar: Equador
6º lugar: Paraguai
7º lugar: Uruguai
8º lugar: Peru