#JOGAJUNTO

Rio 2016

Sonho dourado

19-08-2016 | 09:24
Por Liga Nacional de Basquete

Em atuação monstruosa, Sérvia anula Austrália, vence com extrema facilidade e irá reeditar a final da última Copa do Mundo

Milos Teodosic e Bogdan Bogdanovic, da Sérvia

Em atuação fantástica, Sérvia bate Austrália e se classifica para a final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Divulgação/FIBA)

Depois de uma trajetória extremamente emocionante, com derrotas dolorosas contra Estados Unidos e França, e uma vitória angustiante diante da Croácia, nas quartas de final, o torcedor sérvio finalmente teve um pouco de tranquilidade. Com uma atuação soberba, a seleção europeia despachou a Austrália, nesta sexta-feira (19/08), por 87 a 61, e reeditará a final da última Copa do Mundo, na qual acabou derrotada pela seleção norte-americana.

Começa lá atrás! : Em uma vitória esmagadora, o maior mérito sérvio foi parar o ataque australiano, que até aqui fazia uma competição espetacular. Extremamente disciplinados taticamente e contendo todas as infiltrações possíveis dos rivais, a Sérvia anulou a Austrália nesta sexta-feira, que teve sua menor pontuação (com 61 pontos), seu pior aproveitamento (33,3% nos arremessos tentados) e seu maior número de erros (16 perdas de posse), nestes Jogos Olímpicos.

O dono da bola: Completamente confortável dentro de quadra, Milos Teodosic mais uma vez foi o cara da Sérvia na partida. Forçando infiltrações e arremessos curtos desde o início, o armador sérvio liderou sua seleção, com 64,3% de aproveitamento nos arremessos, 22 pontos (cestinha do confronto) e cinco assistências.

+Clique e confira as estatísticas completas da partida

Tudo funcionou! : Além de Teodosic, toda a seleção servia parecia estar em uma sintonia incrível e em uma noite iluminada. Outros atletas que se destacaram, foram: Markovic, com 14 pontos, três rebotes e cinco assistências; Raduljica, que anotou 11 tentos e pegou seis sobras; e Macvan, que contribuiu com mais 12 pontos.

O troco? : Derrotados pelos Estados Unidos, por 129 a 92, na última final da Copa do Mundo, em 2014, na Espanha, a Sérvia terá a chance de dar o troco, no Rio de Janeiro, e tirar o topo do pódio dos americanos. O duelo acontecerá no domingo (21/08), às 15h45 (de Brasília).

Fez a diferença: Com um inicio muito ruim de partida, a Austrália tentou reagir no segundo tempo, mas o estrago estava feito. Na primeira metade da partida, a seleção fez incríveis 14 pontos, com 20,7% de aproveitamento nos arremessos, 11 erros e nenhum lance livre cobrado. Para se ter ideia do desastre, os australianos alcançaram os mesmos 14 pontos, logo no primeiro quarto de todas as outras partidas que disputaram nas Olimpíadas do Rio.

Patty Mills, da Austrália

Cestinha da seleção nas Olimpíadas, Patty Mills tentou liderar a reação australiana, mas não foi feliz (Divulgação/FIBA)

Correram atrás: Em um jogo tão ruim por parte da Austrália, poucas foram as coisas positivas encontradas hoje. Porém, no segundo tempo, a seleção da Oceania correu atrás do marcador e alguns nomes se destacaram. Mills e Motum lideraram a equipe em pontos, com 13, e Joe Ingles também atingiu os dois dígitos de pontuação, com 12 tentos, além dos sete rebotes obtidos.

Sem tempo para lamentar: Com a derrota, a Austrália abandonou a chance do ouro. Porém, o grupo que veio ao Rio de Janeiro terá a possibilidade de dar ao país o primeiro pódio olímpico da modalidade. No domingo (21/08), os australianos entram em quadra pela medalha de bronze, diante da Espanha, às 11h30 (de Brasília).