#JOGAJUNTO

LDB / Seleção Brasileira

Sub-17 na LDB

03-07-2013 | 02:00
Por Liga Nacional de Basquete

Convocação da Seleção Brasileira Sub-17 para Sul-Americano da categoria conta com quatro jogadores que disputam a primeira etapa da LDB

Georginho, Lucão, João Pedro e Abnner disputam a LDB e se apresentarão à Seleção no domingo (Divulgação)

A LDB é uma competição para garotos até 22 anos. Mas, muitos atletas com bem menos idade do que o limite entram em quadra. Prova disso é que quatro jogadores convocados para a Seleção Brasileira Sub-17, que disputará o Campeonato Sul-Americano da categoria, disputam a primeira etapa do maior campeonato de base do basquete brasileiro.

O armador João Pedro e o pivô Lucão, do São José/Unimed, o ala/armador Georginho, do Pinheiros/SKY, e o ala Abnner Setubal, do Sport Club do Recife, foram convocados pelo técnico Pablo Costa e iniciarão os treinamentos com o time verde-amarelo que buscará uma das quatro vagas da América do Sul na Copa América Sub-18 do próximo ano.

Dentre os quatro convocados, Lucão é o que mais atua na LDB 2013. Titular da equipe joseense no campeonato Sub-22, o jogador possui uma expressiva média de 38 minutos por confronto e soma 8,6 pontos e 9,14 rebotes (quarta melhor marca de toda a competição) por partida. Seu companheiro de equipe, João Pedro também tem uma boa participação no time comandado pelo técnico Jaú, com 16,8 minutos em quadra por jogo, e 5,8 pontos em média.

“Depois de jogar com atletas quatro ou cinco anos mais velhos, você fica mais confiante para jogar com os garotos da sua idade. O jogo aqui na LDB é muito mais físico do que no Sub-17 e essa oportunidade de jogar bastante por São José foi muito produtiva. Espero chegar bem na Seleção e fazer um bom trabalho por lá”, disse Lucão.

Lucão teve bastante tempo de quadra na equipe do São José durante a primeira etapa da LDB 2013 (João Pires/Divulgação)

Já Georginho foi evoluindo seu desempenho aos poucos na maior competição de base do basquete brasileiro. Depois de pouco atuar nas primeiras rodadas, o ala/armador passou a ser bastante aproveitado pelo treinador Brenno Blassioli e atua por 17,8 minutos em média, com 3,6 tentos por partida.

Enquanto isso, Abnner é o que menos atuou dos quatro atletas convocados na LDB. O jogador, nascido em Brasília, entrou em quadra na competição nacional Sub-22 apenas na partida da equipe pernambucana válida pela primeira rodada, diante do SFC/Vitória/Cavalo Marinho. Na ocasião, o ala atuou por pouco mais de 11 minutos e marcou cinco pontos.

A Seleção Brasileira Sub-17 se apresentará no próximo dia sete, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. A equipe treinará até o dia 28 de julho em solo paulista e depois partirá rumo ao Uruguai para a disputa do Campeonato Sul-Americano.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Confira a lista completa da Seleção Brasileira Sub-17:

Armadores: João Pedro (São José) e Pablo Lima (SESI-SP)
Alas/armadores: Fernando Fortunato (Círculo Militar – SP) e Georginho (Pinheiros)
Alas: Fernando Buboltz (Minas), Abbner Setubal (Sport), Junio dos Santos (SESI – SP), Felipe Weisheimer (Limeira), Fernando Salsamendi (Círculo Militar do Paraná) e Leandro Amador (Círculo Militar – SP)
Alas/pivôs: Túlio da Silva (Olympico – MG) e Leonardo Jacon (Limeira)
Pivôs: Lucão (São José), Lucas Rosniak (Minas), Wesley Sena (Palmeiras) e Paulo Camilo Junior (Limeira)