#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Tá chegando

20-01-2016 | 06:02
Por Liga Nacional de Basquete

Congresso Técnico da Liga Ouro 2016 é realizado em SP nesta quarta-feira; competição tem previsão de início para segunda quinzena de fevereiro

Na tarde desta quarta-feira, na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), em São Paulo (SP), foi realizado o Congresso Técnico da edição 2016 da Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB. A competição, que tem previsão de início para a segunda quinzena de fevereiro, contará com as participações de Vasco da Gama (RJ), Ginástico (MG), Campo Mourão (PR) e Sport Club do Recife (PE).

O sistema de disputa e regulamento foram mantidos em relação à Liga Ouro anterior. Cada equipe jogará quinzenalmente na fase de classificação e as rodadas serão realizadas com dois jogos do mesmo confronto por semana.

Já nos playoffs, os moldes também foram mantidos, com o líder da primeira fase avançando direto à Final e 2º e 3º colocados se enfrentando em uma série melhor de cinco. Os confrontos de mata-mata acontecerão no formato 2-2-1 e a equipe de melhor campanha jogará as duas primeiras partidas e um possível Jogo 5 da série em casa, assim como na decisão.

Christiano Pereira e equipe do Vasco

Sob o comando de Christiano Pereira, Vasco chega com força para sua primeira Liga Ouro na história (Divulgação/Vasco.com.br)

Uma das boas novidades da Liga Ouro 2016, o tradicional Vasco da Gama tentará resgatar seus anos de glória e para isso contratou ótimos reforços para retornar à elite do basquete nacional. Os reforços foram Hélio (ex-Uberlândia), William Drudi (ex-São José), Douglas Nunes (ex-Palmeiras), Gaúcho (ex-Liga Sorocabana), Erick Camilo (ex-Franca), além de Marcellus (ex-Tijuca), Ricardinho e Bruninho Langsdorff (ex-Brasília).

Outro estreante na divisão de acesso ao NBB é o Ginástico, que depois de disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) em 2012 e 2013, retomou suas atividades no basquete e tentará o acesso à elite. O clube de Belo Horizonte será a primeira equipe do Estado de Minas Gerais a participar da competição.

No elenco, a equipe mineira contará com os experientes Fred e Alírio (tricampeão do NBB – um com o Flamengo e dois pelo Brasília), Wanderson (ex-Minas), Fabrício e Locke (ex-Palmeiras), Luisinho, que disputou as duas últimas edições da Liga Ouro, a primeira por Rio Claro (campeão) e a segunda por Campo Mourão, Cleiton Sebastião (ex-Lins), além dos jovens Adyb (ex-Minas) e Alef (ex-Flamengo).

“A expectativa é grande para chegar logo fevereiro, e a primeira perspectiva nossa é a possibilidade de fazer a final. Montamos o time para buscar o título da Liga Ouro, esse é nosso objetivo. Creio que a experiência dos jogadores já terem disputado uma competição de alto nível será muito importante. Muitos atletas já estiveram nas finais do NBB, e a há alguns meninos novos que estão começando o projeto. O projeto está muito voltado a Minas, pois há vários remanescentes do Estado na equipe”, disse o assistente técnico do Ginástico, Zé Mário.

Com diversos finalistas de NBB no elenco, Ginástico é um dos concorrentes ao título da Liga Ouro 2016 (Divulgação)

Com finalistas de NBB no elenco, Ginástico é um dos concorrentes ao título da Liga Ouro 2016 (Divulgação)

Presente na Liga Ouro desde a primeira edição, o Campo Mourão também se reforçou bastante para a disputa da edição 2016 e desta vez quer o título da competição. Para isso, contratou 11 atletas, dentre eles com passagens importantes por tradicionais clubes do basquete brasileiro. São eles:

Os jovens armadores Bruno Felipe (ex-Brasília), Alexey (ex-Franca) e o norte-americano Leon Sutton (ex-Lins), os alas Vinícius Teló (ex-Lins), Ted Simões (ex-Pinheiros), o norte-americano Milton Garner (ex-Joinville e Jacareí) e o jovem Daniel Pinho (ex-São José), e os pivôs Leandro (ex-Uberlândia e Limeira), André Bambu (ex-Pinheiros e Osasco), Estevam (bicampeão do NBB pelo Brasília e campeão da Liga Ouro pelo Rio Claro) e André Mineiro (campeão da Liga Ouro pelo Caxias).

“A expectativa é muito grande. Estamos com nosso melhor orçamento em todos os tempos e montamos uma equipe bem equilibrada, já que começamos as contratações antes do mês de dezembro. É claro que o tempo para montar a equipe não é o suficiente, mas nós esperamos melhorar isso com o decorrer dos anos. Mas o time está bem homogêneo, conseguimos trazer dois pivôs, temos quatro alas/pivôs, e um equilíbrio entre os jogadores adultos e jovens. Com certeza vamos brigar pela vaga no NBB”, disse Emerson de Souza, técnico do Campo Mourão.

Pivô do Rio Claro, Estevam foi campeão do NBB 2 com o Brasília (Cadu Gomes/LNB)

Reforço do Campo Mourão, Estevam foi campeão do NBB 2 com o Brasília e campeão da Liga Ouro pelo Rio Claro (Cadu Gomes/LNB)

Quem também está na Liga Ouro desde a primeira temporada e tentará mais uma vez conquistar a vaga no NBB é o Sport Club do Recife, atual vice-campeão da competição. Na última edição, a equipe pernambucana foi superada pelo Banrisul/Caxias do Sul Basquete na série melhor de cinco, por 3 a 1, e ficou com a medalha de prata.

Para 2016, o Leão da Ilha apostará na base da equipe Sub-22 que conquistou o bronze na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015, formada por Leandro, Rech, Lucas Lima, Arroz, Jaca e outros, e ainda contratou quatro reforços.

São eles o armador Michel, ex-Campo Mourão, autor do primeiro e único triplo-duplo da história da Liga Ouro, o ala/armador Higor, de 22 anos, que estava no Limeira, além dos pivôs Rinaldo Mafra, que disputou a última Liga Ouro pelo próprio Sport, e Ricardo De Bem, ex-Macaé e Liga Sorocabana.

“Evidentemente nós confiamos e estamos tentando criar todas as condições para chegar ao NBB. Nós sabemos que é difícil, este ano talvez seja mais difícil ainda, por eu notar um fortalecimento nas outras equipes. Algo que é bom para o basquete, e bom para o campeonato. Mas nós estamos com esse sonho, e não é de hoje”, comentou Ricardo Thibau, dirigente do Sport Club do Recife.

Mafra, do Sport Recife, e Luca, do Lins Basquete

Natural de Recife, Mafra é um dos reforços do Sport Recife para a Liga Ouro 2016 (Luiz Pires/LNB)

Confira os clubes participantes da Liga Ouro 2016:

– Campo Mourão Basquete (PR)
– Ginástico (MG)
– Sport Club do Recife (PE)
– Vasco da Gama (RJ)

Relembre os campeões das edições anteriores da Liga Ouro:

– 2014: Rio Claro Basquete (SP)
– 2015: Banrisul/Caxias do Sul Basquete (RS)