#JOGAJUNTO

LDB

Talentos de sobra

10-09-2016 | 09:48
Por Liga Nacional de Basquete

Sem equipe adulta nesta temporada, São José brilha com a garotada, fica com vice-campeonato da LDB 2016 e mostra ao Brasil um belo “cardápio” de novos talentos

São José, Prata na LDB 2016

São José foi vice-campeão da LDB 2016 e mostrou ao Brasil uma série de jovens talentos (Luiz Pires/LNB)

O São José Basketball optou por encerrar suas atividades no basquete adulto masculino nesta temporada, no entanto, a bola laranja não parou de levar alegrias à cidade. Neste sábado, o time Sub-22 da Águia ficou com o inédito vice-campeonato da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e apresentou ao cenário do basquete nacional uma série de garotos cheios de potencial.

A geração nascida em 1996 certamente é a maior joia do basquete joseense atual. Desde 2012/2013 integrando e treinando com o elenco adulto, João Pedro, Lucão Colimério, Juan e Pedrinho fizeram valer os anos de dedicação máxima na equipe e agora foram premiados com a medalha de prata no maior campeonato de base do país.

“Merecemos muito chegar onde chegamos. Estamos trabalhando com esses garotos desde que eles tinham 13 anos e nesse período fomos ganhando diversos campeonatos. Mostramos nossa força e jogamos de igual pra igual com todas as equipes da LDB, isso nos deixa muito satisfeitos”, comentou o técnico Chris Ahmed.

“Esse resultado coroa uma geração que foi campeã paulista Sub-22 e agora está sendo vice da LDB. Isso é fantástico para a gente. Mesmo tendo faltado algumas equipes aqui na LDB, os principais times estiveram aqui. Conseguimos representar muito bem a cidade de São José dos Campos e pretendemos voltar ainda mais fortes na próxima”, concluiu Chris Ahmed.

Crias da casa, Pedrinho e João Pedro foram os "playmakers" do vice-campeão São José (João Neto/LNB)

Crias da casa, Pedrinho e João Pedro foram os “playmakers” do vice-campeão São José (João Neto/LNB)

Pedrinho, por sua vez, foi o vice-líder em assistências da LDB, com média de 5,0 passes decisivos por jogo. No ano passado, porém, ele foi o líder do fundamento e agora manteve seu status de garçom. Além disso, o “liso” armador joseense foi o cestinha na “final” contra o Franca Basquete, com 15 pontos.

João Pedro mostrou toda sua evolução técnica nesta LDB e foi um dos grandes “playmakers” do time na competição, com sua facilidade de infiltração e arremesso preciso nas bolas de fora. Com isso, o armador somou média de 9,8 pontos por jogo e formou, ao lado de Pedrinho, uma clássica e eficiente dupla de armadores em quadra.

No alto de seus 2,10m de altura, Lucão Colimério mandou nas áreas pintadas da LDB 2016, foi dominante e formou, ao lado do gigante Braga, de 2,13m, uma das melhores duplas de garrafão do campeonato. Nesta edição, ainda por cima, o jogador foi o líder em tocos ao dar em média 2,7 por partida.

“As coisas não estão fáceis para a gente, mas lutamos muito para chegar onde chegamos. Lógico que queríamos o título, mas não deu. Provavelmente muitos de nós terão oportunidades em outros times, ou até em São José mesmo, mas só temos que agradecer a oportunidade que tivemos de fazer parte de tudo isso”, falou Lucão Colimério.

Outro fruto da base joseense é o ala Juan, que muitas vezes vindo do banco, contribui de diferentes maneiras para agregar no jogo da equipe, seja pontuando, pegando rebotes, passando, e principalmente defendendo. No final, o voluntarioso jogador totalizou médias de 5,6 pontos e 2,3 rebotes por partida.

“A primeira palavra que temos sobre nós é ‘amizade’. Sempre nomeamos nossos grupos como ‘família’. Nossa união é muito forte, nunca brigamos e estamos há muito tempo. Daqui pra frente só desejamos sorte um a outro, e mesmo se continuarmos juntos ou não, a amizade sempre continuará”, completou Lucão.

As "torres gêmeas" Braga e Lucão Colimério tiveram amplo destaque na campanha vice-campeã do São José (João Neto/LNB)

As “torres gêmeas” Braga e Lucão Colimério tiveram amplo destaque na campanha vice-campeã do São José (João Neto/LNB)

Mas não foram só os nascidos em 1996 que fizeram o sucesso da equipe Sub-22 do São José. O pivô Felipe Braga, de 2,13m, foi um verdadeiro gigante nos garrafões da LDB. Dono de grandíssimas atuações na Série Ouro, o jogador natural de Belo Horizonte (MG) somou ao todo 10,6 pontos e 9,6 rebotes na competição e foi o quarto colocado em tocos: 1,2 por partida.

“Essa LDB foi muito importante para todos nós. Mostramos para todos que duvidavam que temos muito valor e que podemos chegar muito longe. Fizemos uma grande LDB e certamente todos nós ainda temos muito a oferecer para o basquete”, disse Braga.

Já o ala Biloca chegou para somar com sua experiência de estar em sua quarta LDB (duas por Bauru e sua segunda pelo São José). Dono de um bom potencial, principalmente ofensivo, e um bom arremesso, o atleta nascido em Uberlândia (MG) foi o cestinha do esquadrão joseense com média de 12,0 pontos.