#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tem de tudo!

02-06-2016 | 01:06
Por Liga Nacional de Basquete

"Donos" Alex e Marquinhos, cestinhas Neto e Shamell e garotos Deryk e Lucas: conheça os indicados aos troféus de Melhor Ala do NBB 2015/2016

Rivais nas Finais do NBB, Alex e Marquinhos tentam prêmio de Melhor Ala pela sexta vez (João Pires/LNB)

Rivais nas Finais do NBB, Alex e Marquinhos tentam prêmio de Melhor Ala pela sexta vez (João Pires/LNB)

Nesta quinta-feira (02/06), a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou os seis indicados aos dois troféus de Melhor Ala do NBB CAIXA 2015/2016. Os nomes foram definidos através de uma votação que contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes, além de imprensa especializada e personalidades do basquete brasileiro.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Eleitos os melhores alas da última temporada e destaques dos finalistas Flamengo e Paschoalotto/Bauru, respectivamente, Marquinhos e Alex Garcia estão mais uma vez na disputa. Maiores vencedores desta categoria na história do NBB CAIXA com cinco troféus cada, os dois experientes jogadores tiveram sólidos desempenhos durante o campeonato e figuram entre os seis melhores no ranking de eficiência, que leva em consideração todos os fundamentos do esporte da bola laranja.

A disputa pelas duas vagas de Melhor Ala no Quinteto Ideal também conta com os dois principais cestinhas da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA. Primeiro e segundo maiores pontuadores da oitava edição da competição nacional, com médias de 19,1 e 17,1 pontos por jogo, respectivamente, Neto (Liga Sorocabana) e Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor) estão entre os seis mais votados e tentam conquistar este troféu pela primeira vez em suas carreiras.

Cestinha da temporada, Neto está entre os seis alas mais votados (Murilo Amadei/LSB)

Cestinha da temporada, Neto está entre os seis alas mais votados (Murilo Amadei/LSB)

Dois dos principais nomes da nova geração do basquete nacional completam a lista dos indicados aos troféus de Melhor Ala. Rivais também na luta pelo posto de Destaque Jovem do NBB CAIXA 2015/2016, Deryk Ramos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília) e Lucas Dias (EC Pinheiros) tiveram seus ótimos desempenhos ao longo da temporada reconhecidos e agora brigam por um lugar no Quinteto Ideal da competição.

Deryk fechou sua participação no NBB CAIXA 2015/2016 como o líder absoluto em bolas de três pontos convertidas (115) e ainda foi o segundo maior pontuador do Brasília, com média de 14,8 pontos por jogo (13ª de toda a competição). Por sua vez, Lucas foi o oitavo maior pontuador do campeonato, com média de 15,9 pontos por partida.

Deryk foi um dos grandes nomes do Brasília nesta temporada (Brito Junior/Divulgação)

Deryk foi um dos grandes nomes do Brasília nesta temporada (Brito Junior/Divulgação)

A premiação dos Melhores Alas faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB CAIXA e os vencedores integrarão o Quinteto Ideal da competição. Também são premiados Destaque Jovem, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal) e MVP (Jogador Mais Valioso). Todos os vencedores serão conhecidos no dia 14/06 (segunda-feira), na Festa de Premiação, que será realizada em São Paulo (SP).

Também foram votados ao prêmio de Melhor Ala do NBB CAIXA 2015/2016:

Danilo Siqueira (Decisão Engenharia/Minas), Duda Machado (Solar Cearense), Filipin (Mogi das Cruzes/Helbor), Gui Deodato (Rio Claro Basquete), Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília), Holloway (EC Pinheiros), Jason Robinson (Flamengo), Marcus Toledo (Pinheiros/SKY) e Robert Day (Paschoalotto/Bauru)

Confira os vencedores do prêmio de Melhor Ala de todas as edições do NBB:

2014/2015 – Alex Garcia (Bauru) e Marquinhos (Flamengo)
2013/2014 – David Jackson (Limeira) e Marquinhos (Flamengo)
2012/2013 – Robert Day (Uberlândia) e Marquinhos (Flamengo)
2011/2012 – Alex Garcia (Brasília) e Marquinhos (Pinheiros)
2010/2011 – Alex Garcia (Brasília) e Marquinhos (Pinheiros)
2009/2010 – Alex Garcia (Brasília) e Marcelinho Machado (Flamengo)
2008/2009 – Alex Garcia (Brasília) e Marcelinho Machado (Flamengo)