#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tem história

10-11-2017 | 12:01
Por Liga Nacional de Basquete

Com transmissão ao vivo da Band, Mogi e Vitória se enfrentam neste sábado no Hugo Ramos e reeditam confronto histórico dos playoffs do último NBB CAIXA

Mogi das Cruzes/Helbor e Universo/Vitória fizeram uma série histórica nas quartas de final do último NBB CAIXA. De maneira incrível, o rubro-negro baiano eliminou os mogianos da competição ao vencer o Jogo 5 em pleno Hugo Ramos lotado. Agora, neste sábado (11/11), as duas equipes voltarão a se encontrar no mesmo local, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

A classificação histórica em cima do time do Alto Tietê é inesquecível para o clube de Salvador. Na ocasião, a equipe havia terminado a primeira fase na sétima colocação, enquanto os mogianos foram vice-líderes. Depois de estar perdendo por 2 a 1, os comandados do técnico Régis Marrelli se recuperaram, levaram a decisão para o Jogo 5 e venceram a partida decisiva no caldeirão mogiano, por 95 a 85.

Vitória eliminou o Mogi em pleno Hugo Ramos lotado no último NBB CAIXA e agora está de volta ao local de sua maior conquista (Antonio Penedo/Mogi Helbor)

Para o técnico Régis Marrelli, o retorno a Mogi das Cruzes é ainda mais especial. O comandante do Vitória é nascido na cidade mogiana e por lá deu início à sua carreira de treinador, na equipe do Valtra/Mogi, em 1998, como auxiliar de Nilo Guimarães, hoje secretário de Esportes de Mogi das Cruzes. Depois, foi assistente dos técnicos Carlos Alberto Rodrigues, o “Carlão”, e Edvar Simões, este que deu lugar a Régis no comando principal do time em 2005, quando a equipe já era nomeada de Corinthians/Mogi.

“A expectativa é boa. É um início de temporada, o que ficou para trás já passou. São times diferentes, uma situação diferente. Para mim é sempre uma alegria voltar a Mogi, porque é minha cidade. Vou ver minha mãe, minha família. Foi lá que comecei trabalhando como assistente, em 1998, fiquei sete anos lá e depois fui técnico do Corinthians/Mogi. Com a classificação da última temporada, o jogo fica ainda mais diferente para mim”, disse Régis Marrelli.

Para o técnico Guerrinha, do Mogi, a equipe do Vitória está ainda mais forte do que na temporada passada. “É uma equipe mais forte do que a do ano passado. Contrataram o Murilo e um americano muito bom que jogava no Gimnasia, da Argentina, mantiveram a base que estava dando certo e trouxeram outro americano para o lugar do Key. Eles disputaram a Liga Sul-Americana, a Copa Avianca e fizeram amistosos no Rio. É uma equipe que chega bem preparada para o NBB. Será um jogo fortíssimo, contra um adversário direto. Ainda estaremos sem o Tyrone (suspenso) e vamos ter de fazer muitas mudanças na parte tática para cobrir essa falta do físico que podemos sofrer um pouco contra eles”, comentou o comandante mogiano.

Apesar da dificuldade prevista por seu treinador, o Mogi entrará em quadra motivado pela grande vitória contra o Solar Cearense em sua estreia na décima edição do NBB CAIXA, na última quinta-feira, por 80 a 62. A equipe mogiana, que havia sido eliminada do Campeonato Paulista 2017 de virada pelo campeão Paulistano/Corpore, mostrou uma bela postura e conquistou um triunfo sólido sobre o Carcará.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa de Mogi x Basquete Cearense

“O time estava focado, alegre, jogando outro campeonato. Conseguimos uma boa estreia e, em um campeonato tão equilibrado, qualquer vitória é vitória, principalmente com um placar desse, podendo revezar, dando tempo de quadra para uns e descansando outros. Só precisamos diminuir os erros, porque além de não fazer a cesta, você dá chance para o outro time fazer”, analisou Guerrinha.

Mogi vem de grande vitória sobre o Solar Cearense na estreia no NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi Helbor)

Enquanto isso, o Vitória foi a Sorocaba e foi superado pela LSB/Uniso, no Ginásio Gualberto Moreira, pelo placar de 80 a 75. No duelo, o representante do Estado da Bahia entrou no último quarto ganhando por 58 a 53, mas perdeu a parcial final por 27 a 17, o que custou o resultado positivo para o time rubro-negro.

“Não fizemos um jogo ruim em Sorocaba. Até fomos bem, mas tomamos 27 pontos no último quarto, o que não pode acontecer em um campeonato tão equilibrado como esse, jogando fora de casa. Estamos evoluindo, mas temos que melhorar defensivamente. O campeonato é longo e é importante mantermos o foco para crescer durante a competição”, concluiu o técnico rubro-negro Régis Marrelli.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.