#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tabu envolvido

03-04-2019 | 06:59
Por Liga Nacional de Basquete

Após vencer Jogo 1, Brasília encara Corinthians defendendo escrita histórica em playoffs; duelo será nesta quinta-feira, ao vivo no Facebook do NBB

Brasília, de Nezinho, abriu 1 a 0 contra o Corinthians e está com uma mão na classificação às quartas (Felipe Mendez/OnzePhoto)

Depois de fazer o “dever de casa” e vencer o Jogo 1 das oitavas de final contra o Corinthians em seu ginásio, o Universo/Brasília terá a primeira chance de fechar a série e manter vivo um significativo tabu. A partida será nesta quinta-feira (04/04), no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo no BandSports.

Caso feche a série melhor de três e se classifique à próxima fase, a equipe da capital federal manterá uma escrita marcante: a de nunca ter ficado de fora das quartas de final na história do NBB CAIXA. São nove temporadas e nove playoffs chegando pelo menos nas quartas.

O pior desempenho do Brasília no NBB CAIXA foi o sexto lugar na edição 2014/2015. De resto, foram cinco semifinais, sendo que em quatro delas a equipe foi às Finais e foi campeão três vezes (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012), e quatro eliminações nas quartas de final.

+Veja quem são os 10 maiores cestinhas da história dos playoffs do NBB CAIXA

“É um dado muito legal. É claro que era um outro momento, mas tudo isso foi colhido nos anos gloriosos do Brasília. Agora estamos em outro momento, outra equipe, vindo de uma fase de classificação muito irregular, mas temos a chance de fechar a série e manter essa escrita. Temos 1 a 0 nesse playoff difícil contra o Corinthians e vamos fazer de tudo para conseguir a classificação”, disse o armador Nezinho, que esteve presente no tricampeonato do Brasília.

Nezinho disputou um total de 44 jogos de playoffs pelo Brasília na carreira (Brito Júnior/Divulgação)

Um dos grandes ídolos do basquete candango, o ala Arthur é um especialista quando o assunto é playoffs. Ele é o segundo atleta que mais disputou partidas de mata-mata na história do NBB CAIXA, com 95 jogos, atrás apenas de Alex Garcia, seu ex-companheiro de Brasília, que tem 100.

+Veja os recordes de todos os fundamentos na história dos playoffs do NBB CAIXA

Para ele, os dados históricos motivam, mas do outro lado tem um adversário que quer recuperar a enorme tradição no esporte da bola laranja.

“Poder fechar a série e avançar mais uma vez às quartas de final nos motiva muito para essa partida. Mas, mesmo com esse dado, temos a consciência de que o Corinthians quer reerguer sua tradição no basquete nacional e, portanto, será um grande jogo. Estamos focados e confiantes para fazer um bom jogo e sair com a classificação”, falou Arthur, que é o oitavo atleta com mais jogos disputados na história do NBB CAIXA, com 350, sendo 289 deles pelo Brasília.

Arthur é o atleta que mais defendeu a camisa do Brasília na história do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Na vitória sobre o Corinthians no Jogo 1 (87 a 78), o Brasília teve como destaque a dupla de pivôs formada por Windi Graterol (16 pontos e 18 rebotes) e Ronald (18 pontos). Quem também se sobressaiu foi Nezinho, com um duplo-duplo de 13 pontos e 12 rebotes.

+Estatísticas, fotos e vídeos do Jogo 1 de Brasília x Corinthians

A partida teve dois momentos distintos. No primeiro tempo, o Brasília dominou o placar e abriu 18 pontos de vantagem. Já no segundo, o Corinthians cresceu e chegou a empatar a partida. É exatamente essa oscilação que ligou o sinal de alerta em Nezinho.

“Sabemos que será mais um jogo duro, assim como foi o primeiro, por isso precisamos estar concentrados e focados durante os 40 minutos. Isso foi muito importante para vencermos o Jogo 1, pois conseguimos manter a tranquilidade e a serenidade nos momentos bons e também nos ruins, em que o Corinthians reagiu e mesmo assim conseguimos nos manter à frente no placar. Então, para mim, a concentração é a chave para a nossa vitória”, analisou o camisa 23 do Brasília.

Na visão de Arthur, os erros cometidos no triunfo sobre o Corinthians no Ginásio da ASCEB foram corrigidos, e a equipe irá com força total para conseguir a classificação.

+Parça ou Farsa? Veja o nível da parceria de Nezinho e Arthur

“Precisamos fazer um jogo consistente na defesa e ter um ataque produtivo. Apesar da vitória no Jogo 1, erramos as coisas combinadas em alguns momentos, mas corrigimos nos treinos dessa semana para tentar errar menos. Estamos confiantes em sair com a vitória e a classificação às quartas”, finalizou Arthur, autor de seis pontos, cinco rebotes e três assistências no Jogo 1.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.