#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tempestade mesmo

08-12-2017 | 05:58
Por Liga Nacional de Basquete

Com Roquemore, Gegê e J. Campos entre os melhores, “Minas Storm” lidera ranking de bolas de 3 pontos do mês de novembro, oferecido por SKY: “impacto muito positivo"

Minas obteve média de 10,8 bolas de 3 pontos por jogo com 42% de aproveitamento no mês de novembro (Orlando Bento/LNB)

O Minas Tênis Clube entrou na décima edição do NBB CAIXA com a mão fervendo e justificando seu apelido de “Minas Storm” (em português, tempestade). Sob o comando do técnico Flávio Espiga, que faz sua primeira temporada como treinador principal, a equipe mineira vem apresentando um estilo de jogo envolvente e inteligente, mesmo sem grandes estrelas no elenco.

No entanto, a pontaria certeira nos arremessos longos é um dos principais triunfos do time de Belo Horizonte, que é o líder em bolas de 3 pontos do campeonato até aqui, com 54 convertidos em cinco partidas – média de 10,8 por partida, com direito a 42% de aproveitamento.

+Confira o ranking de bolas de 3 pontos da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA

“Temos como conceito explorar as melhores opções de ataque e colocar os jogadores de melhor percentual nessas ações. Temos as situações ofensivas bem definidas e acredito que quando a gente faz boas decisões a performance é melhor. A maioria das bolas tem sido bem arremessada, na hora certa, às vezes até livre, então isso faz com que nosso percentual aumente”, analisou o técnico Espiga.

Já no ranking individual do fundamento, oferecido por SKY, o clube minastenista tem três atletas entre os cinco melhores: o armador norte-americano Evan Roquemore, líder com 14, o armador Gegê e o ala/armador Jefferson Campos, com 12 cada. Também com 12 estão Jimmy (Mogi das Cruzes/Helbor) e Hélio (Campo Mourão).

Curiosamente, nenhum dos três atletas do Minas que lideram o ranking dos 3 pontos tem como principal característica o arremesso de fora. Gegê sempre teve como marcas a inteligência e a qualidade no passe, não à toa é o líder em assistências da temporada, com média de 6,4. Já Roquemore é ágil e extremamente habilidoso. Enquanto isso, Jefferson também tem a intensidade e a força física como maiores atributos em seu jogo. No entanto, eles estão contrariando essa lógica e estão se mostrando chutadores, sim.

“É complicado falar sobre ser um chutador nato. O que é um chutador nato? É um cara que chuta muita bola? Estamos tendo eficiência, treinamos bastante e estamos sabendo a hora certa de arremessar as bolas. Óbvio que acabamos forçando uma bola ou outra, mas são circunstâncias de cada jogo. Estamos sabendo sentir o momento de cada um no jogo e isso está sendo muito positivo. Cada dia um se destaca, não tem protagonismo único. Agora aparecem eu, Jefferson e Evan nesse ranking dos 3 pontos, mas no próximo pode aparecer Wesley, Audrei, Lelê… Acredito que isso seja uma das qualidades do nosso time”, declarou Gegê.

+Saiba mais: Minas tem dois representantes da Seleção da Semana; confira

O comandante do Minas endossou a declaração de Gegê e reforçou que os atletas agora podem ser considerados arremessadores. “Eu como treinador acredito muito no treino e na escolha dos arremessos. Estamos fazendo isso bem, isso faz com que a performance aumente. Então esses atletas que não são considerados chutadores podem se declarar como tal, pois a partir do momento que estão acertando, passam a ser chutadores”, disse Espiga.

Embalado pela pontaria certeira nos arremessos, o Minas tem o melhor início de temporada de sua história no NBB CAIXA, com cinco vitórias nos seis primeiros jogos (83,3% de aproveitamento). Com isso, o time do técnico Espiga aparece na terceira colocação, atrás apenas dos invictos Mogi das Cruzes/Helbor e EC Pinheiros. A equipe tem o quarto melhor ataque da competição, com 79,0 pontos por jogo e é a que mais dá assistências, com média de 22,0 servidas.

“Esse desempenho impacta de forma positiva no time. Apesar de termos muitos erros no ataque, por jogar em velocidade e trocar muitos passes, esses arremessos de 3 estão compensando. Em alguns jogos temos erros excessivos, mas estamos superando com esse bom aproveitamento. Se a gente aumentar o volume de ataque e cometer menos erros, podemos melhorar ainda mais. O impacto vem sendo muito positivo e as boas escolhas fazem com que nosso aproveitamento seja bom”, finalizou o comandante do Minas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os 5 primeiros colocados do ranking (total) dos 3 Pontos do mês de novembro:

1 – Evan Roquemore (Minas) – 14
2 – Jimmy (Mogi) – 12
3 – Gegê (Minas) – 12
4 – Jefferson Campos (Minas) – 12
5 – Hélio (Campo Mourão) – 12