#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Vem aío NBB

04-08-2018 | 03:41
Por Liga Nacional de Basquete

Décima primeira edição do maior campeonato de basquete do país terá grandes retornos e cinco estados brasileiros representados

A próxima temporada do NBB CAIXA vai começar. Neste sábado (04/08), em São Paulo, durante reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete, foram definidos os 14 times que vão disputar a temporada 2018/2019 do maior campeonato de basquete do país.

Campeão da Liga Ouro 2018, o Corinthians será um dos estreantes na competição. Outra novidade fica por conta do São José, vice-campeão da Divisão de Acesso. A cidade do Estado de São Paulo retorna à elite do basquete nacional após duas temporadas.

Outro retorno é o da cidade de Brasília. Tricampeão do NBB com outra franquia e sem equipes por uma temporada do NBB CAIXA, o torcedor candango poderá novamente ter as melhores equipes do país atuando no distrito federal com o Universo/Brasília.

“É importante que conseguimos manter uma grande representatividade dos estados brasileiros nesta temporada. Teremos importantes retornos e um estreante de peso na elite do basquete brasileiro. A expectativa é de um campeonato forte e muito disputado”, destacou o presidente da LNB, João Fernando Rossi.

A décima primeira edição do NBB CAIXA terá a representação de cinco estados do território brasileiro: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará, além do Distrito Federal.

A competição terá início no dia 13 de outubro (sábado) com a partida entre o atual campeão Paulistano enfrentando Mogi das Cruzes. A partida acontecerá no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo, às 14h. A tabela completa da competição será divulgada pelo departamento técnico da LNB nos próximos dias.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e o apoio do Açúcar Guarani.

Uma equipe será rebaixada para a Liga Ouro

Em relação ao regulamento desta temporada, o NBB CAIXA terá o descenso de uma equipe para a Liga Ouro. Sendo assim, o último colocado da fase de classificação cairá automaticamente para a Divisão de Acesso na temporada 2019/2020. A Liga Ouro seguirá levando somente seu campeão ao NBB CAIXA.

O regulamento apresenta uma mudança importante no playoff. As 14 equipes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e os 12 melhores avançarão aos playoffs. As oitavas de final serão decididas em uma melhor de três partidas, enquanto que quartas, semi e final continuam na melhor de cinco jogos no formato 1-2-1-1, com os Jogos 2, 3 e 5 sendo realizados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.

Confira a lista completa dos participantes do NBB CAIXA 2018/2019:

Sendi/Bauru Basket (SP)

Botafogo (RJ)

Basquete Cearense (CE)

Universo/Brasília (DF)

Corinthians (SP)

Flamengo (RJ)

Sesi Franca (SP)

Joinville/AABJ (SC)

Minas Tênis Clube (MG)

Mogi das Cruzes/Helbor (SP)

Paulistano/Corpore (SP)

Pinheiros (SP)

São José Basketball (SP)

Vasco da Gama (RJ)