#JOGAJUNTO

NBB Caixa

É na superação

05-04-2019 | 02:15
Por Liga Nacional de Basquete

Com provável ausência de Gegê, Minas vai a Bauru neste sábado podendo carimbar classificação às quartas do NBB CAIXA

O Life Fitness/Minas abriu sua caminhada nos playoffs com a “mão direita”. Em casa, a equipe do técnico Flávio Espiga venceu o Jogo 1 da série de oitavas de final contra o Sendi/Bauru Basket, por 78 a 71, e ficou a um passo da classificação às quartas do NBB CAIXA.

+Estatísticas e melhores momentos do Jogo 1 entre Minas x Bauru

Agora, o time mineiro terá a primeira chance de fechar a série melhor de três já neste sábado (06/04), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

“O grande trunfo da nossa vitória foi a união. Entramos muito unidos e focados no nosso objetivo. Alternamos bem as defesas de acordo com o que o jogo ia nos dando e rodamos muito bem a bola no ataque. Agora temos que entrar ainda mais focados e deixar tudo em quadra, pois será um jogo ainda mais difícil do que o primeiro e teremos que nos superar de novo”, disse o pivô Leozão.

Na superação: Minas venceu Jogo 1 com Bauru de virada e sem a presença de Gegê no segundo tempo (Orlando Bento/Minas TC)

Para a segunda partida da série, o Minas poderá não contará com os serviços de um de principais atletas: o armador Gegê, líder em assistências da fase de classificação do NBB CAIXA (7,5 por partida).

O jogador sofreu uma entorse no joelho ainda no primeiro tempo do Jogo 1 da série e não voltou para a quadra por conta da forte dor. Felizmente, o diagnóstico não apontou lesão ligamentar, somente um estiramento muscular agudo de Grau I, segundo o próprio Gegê publicou em sua conta no Twitter.

Mesmo com a lesão, sua ausência no Jogo 2 não é 100% confirmada. Por isso, o armador passará por testes antes da partida para avaliar sua condição de jogo.


O poder de superação do clube mineiro foi mostrado justamente na vitória no Jogo 1, em que a equipe, sem contar seu maestro Gegê, reagiu de maneira incrível no segundo tempo terceiro quarto e recuperou uma desvantagem de 12 pontos.

Muito dessa reação se deveu à ótima sequência do ala norte-americano Dominique Coleman, que fez dez de seus 24 pontos na partida só no terceiro quarto e liderou a bela virada mineira sobre Bauru.

“Senti o bom momento no terceiro quarto e soube aproveitar. Durante a série vamos encontrar várias situações adversas, mas tudo depende de como reagimos e superamos elas. Sou um cara tranquilo, estávamos com 12 pontos atrás e isso não me afetou muito, pois acredito que sempre há chances”, disse Coleman, que ainda pegou seis rebotes e totalizou 28 de eficiência no Jogo 1.


Outro nome de extrema importância na vitória minastenista foi o armador Lucas Lima, de 23 anos. Sempre vindo do banco, o jogador foi acionado com a missão de substituir Gegê, que saiu lesionado, e deu conta do recado: 12 pontos, sendo nove deles no último quarto, em 22 minutos.

Essa foi a melhor atuação individual de Lucas em sua carreira no NBB CAIXA. Na atual temporada, o jogador tem médias de 2,6 pontos e 1,3 assistências em 12,5 minutos. Para ele, o trabalho diário o deixa preparado para oportunidades como essa.

“Me senti muito bem. Foi um momento de superação, pois sabemos da importância do Gegê para o time. Trabalho todos os dias para estar preparado para momentos como esse, então mantive o foco para ajudar minha equipe a construir uma importante vitória na série”, declarou Lucas.

Lucas Lima cresceu na ausência de Gegê e foi o “X Factor” da vitória do Minas (Orlando Bento/Minas TC)

Agora, o Minas irá para Bauru neste sábado (06/04) enfrentar o calor do Ginásio Panela de Pressão. Mas, para o cestinha do Jogo 1, Dominique Coleman, a união e o foco podem os levar à vitória e consequentemente à classificação.

“Esperamos por um jogo muito duro em Bauru. Todo jogo contra eles é duro, especialmente quando jogam em casa. Eles contarão com o apoio da torcida e entrarão com muita energia, mas nós seremos nosso próprio apoio e estamos prontos para lutar pela vitória. Se entrarmos focados as coisas funcionarão da maneira que queremos e assim conseguiremos a vitória”, finalizou Dominique Coleman.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.