#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Teste de alto nível

21-08-2013 | 03:57
Por Liga Nacional de Basquete

Contra República Dominicana, Seleção Brasileira inicia disputa da Copa Tuto Marchand, último desafio antes da Copa América 2013

Capitão do time, Marcelinho Huertas é um dos principais nomes da Seleção Brasileira (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

Nesta quinta-feira, a Seleção Brasileira iniciará seu último teste antes da disputa da Copa América 2013. Diante da República Dominicana, às 19 horas (de Brasília), o time verde-amarelo abrirá as disputas da Copa Tuto Marchand, competição preparatória para o torneio continental. O duelo contará com transmissão ao vivo dos canais SporTV e ESPN Brasil.

Além de brasileiros e dominicanos, a Copa Tuto Marchand, que neste ano será disputada no Coliseu Roberto Clemente, na cidade de San Juan, em Porto Rico, ainda contará com as participações de Argentina, Canada e do país anfitrião. As equipes jogarão entre si em turno único e o campeão será o time que somar mais pontos. A Seleção Brasileira é a atual tricampeã da competição: San Juan (2007 e 2009) e Foz do Iguaçu (2011).

“O torneio terá uma importância muito grande para a equipe. Será uma avaliação para saber em que estágio estamos para a Copa América. Enfrentar inicialmente a República Dominicana será importante, pois é um adversário muito duro e uma das seleções que estará diretamente brigando por uma vaga para o Mundial. É uma seleção que conta com jogadores experientes como Sosa, Martinez e Garcia e deverá apresentar um estilo diferente de jogo, já que mudou de treinador”, analisou o técnico Rubén Magnano.

Até o momento, o esquadrão comandado pelo técnico Rubén Magnano disputou seis jogos preparatórios e saiu vitorioso em cinco oportunidades. Com seis jogadores que disputaram a última edição do NBB no elenco, a Seleção usará a Copa Tuto Marchand para ajustar os últimos detalhes antes da Copa América, que classificará quatro países do continente para o Mundial de 2014, na Espanha.

“Tivemos uma fase de treinamento muito boa, em que conseguimos alcançar uma ótima condição física e técnica. Agora é hora de tirar o pé, fazer os últimos ajustes para chegar à Copa América na melhor condição possível. Enfrentar a República Dominicana agora será muito importante, porque vamos poder avaliar o trabalho feito até aqui. Conhecemos bem o estilo de jogo dos dominicanos, que contam com jogadores talentosos”, disse o armador e capitão da equipe, Marcelinho Huertas.

Confira o calendário completo da Copa Tuto Marchand 2013 (horários de Brasília):

Quinta-feira (22/08)
República Dominicana x Brasil (19 horas) e Canadá x Porto Rico (21h30)

Sexta-feira (23/08)
Argentina x Canadá (19 horas) e República Dominicana x Porto Rico (21h30)

Sábado (24/08)
Brasil x Argentina (19 horas) e Canadá x República Dominicana (21h30)

Domingo (25/08)
Porto Rico x Brasil (19 horas) e Argentina x República Dominicana (21h30)

Segunda-feira (26/08)
Brasil x Canadá (19 horas) e Porto Rico x Argentina (21h30)