#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Timedos sonhos

21-06-2017 | 12:54
Por Liga Nacional de Basquete

Fúlvio na armação, Alex Garcia e Holloway nas alas, e Jefferson e Lucas Mariano no garrafão: Quinteto Ideal do NBB CAIXA 16/17 é anunciado na Festa dos Melhores do Ano

Fúlvio, Lucas Mariano, Jefferson William, Alex Garcia formam o Quinteto Ideal ao lado de Holloway, que não compareceu ao evento (João Pires/LNB)

O Quinteto Ideal da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA foi anunciado. Na noite desta terça-feira, na Festa dos Melhores do Ano, realizada em São Paulo (SP), o armador Fúlvio (UniCEUB/BRBCARD/Brasília), os alas Alex Garcia (Gocil/Bauru Basket) e Desmond Holloway (EC Pinheiros), e os pivôs Jefferson William (Gocil/Bauru Basket) e Lucas Mariano (UniCEUB/BRBCARD/Brasília) foram eleitos os melhores em suas posições e formaram o Time dos Sonhos do campeonato. Além dos troféus, os atletas do Quinteto Ideal receberam um par de passagens para qualquer destino Avianca do Brasil.

+Confira a galeria de fotos da Festa dos Melhores do Ano do NBB CAIXA 16/17

Assim como o restante das categorias, o Quinteto Ideal foi escolhido através de uma votação, que contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a nona edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.

O NBB CAIXA é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Fúlvio recebeu seu 4º troféu de Melhor Armador das mãos de Marcelinho Huertas (João Pires/LNB)

Vencedor do troféu de Melhor Armador (oferecido por SKY) pela quarta vez – as demais foram em 2009/2010, 2011/2012 e 2012/2013 –, Fúlvio foi um dos grandes destaques do Brasília na temporada e superou Kendall Anthony, do Macaé Basquete, cestinha do campeonato com média de 20,6 pontos, e o norte-americano Kenny Dawkins, do Universo/Vitória, na luta pelo prêmio.

De quebra, o armador do Brasília ainda voltou para casa com o prêmio de Líder em Assistências do campeonato, com média de 7,4 servidas por partida. Essa foi a quarta vez na história que Fúlvio finalizou a temporada como líder do fundamento – as outras foram em 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013.

“Estou muito, muito feliz. Os três candidatos poderiam ganhar, o Kendall e o Dawkins fizeram grandes temporadas. De nove NBB’s, joguei sete, e destes sete eu ganhei quatro prêmios de Melhor Armador e cinco de Líder em Assistências. Então o que me deixa mais feliz é que em todos os anos eu estou no páreo. Passa ano, entra ano, e meu rosto está ali”, declarou Fúlvio.

Já Alex Garcia e Desmond Holloway, que se enfrentaram na semifinal entre Bauru e Pinheiros, desbancaram ninguém menos que Marquinhos (Flamengo), Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor), Lucas Dias (Paulistano/Corpore) e Betinho (Campo Mourão) e foram eleitos os Melhores Alas do NBB CAIXA 2016/2017. Curiosamente, ambos terminaram o campeonato com médias idênticas de eficiência – 19,5.

Eleito o MVP das Finais, Alex liderou o Dragão ao título inédito da competição e encerrou a temporada com médias de 17,4 pontos e 5,6 rebotes, além de liderar sua equipe em assistências e eficiência, com respectivas médias de 4,8 servidas e 19,5 de valorização. Essa é a sétima vez em nove temporadas que o Brabo ganha o prêmio de Melhor Ala do NBB CAIXA – ganhou nas quatro primeiras edições e também nas duas últimas.

“Todo ano é muito especial para mim ser premiado. Para nós jogadores é muito importante ter todo o esforço da temporada recompensado e premiado nessa festa. Mais uma vez estou muito feliz por receber esse troféu de Melhor Ala e é algo muito significativo para minha história”, disse Alex Garcia.

Jogadores do Quinteto Ideal receberam passagens para qualquer Avianca do Brasil (João Pires/LNB)

Por sua vez, Holloway foi o atleta mais premiado da noite com três troféus inéditos na carreira. Além de Melhor Ala, o norte-americano foi eleito o Melhor Estrangeiro e o MVP (Jogador Mais Valioso). O jogador não compareceu à Festa dos Melhores do Ano por motivos particulares e seus prêmios foram recebidos pelo diretor de basquete do EC Pinheiros, Carlos Osso.

Em sua quinta temporada no Brasil, o gringo de 27 anos foi “o cara” da melhor temporada do Pinheiros nos últimos quatro anos. Com médias de 19,3 pontos, 5,7 rebotes, 3,5 assistências e 19,5 de eficiência, Desmond fez uma temporada de encher os olhos, mas o brilho maior veio nos playoffs, em que eliminou Vasco da Gama nas oitavas de final e o atual tetracampeão Flamengo nas quartas, ambas por 3 a 2. Na sequência, acabou eliminado pelo Bauru, de Alex Garcia, também por 3 a 2.

E por fim, os dois troféus de Melhor Pivô do NBB CAIXA ficaram nas mãos do ala/pivô Jefferson William e Lucas Mariano, que ficaram à frente de JP Batista e Olivinha (Flamengo), Renan Lenz (EC Pinheiros) e Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor) na votação.

Um dos grandes nomes da campanha campeã do Bauru, Jefferson ganhou o troféu pela segunda vez na carreira – a primeira foi em 2013/2014, quando defendeu o São José. Sempre decisivo, o camisa 11 do Dragão teve papel crucial na caminhada bauruense até o título inédito, principalmente nos playoffs. O jogador foi o cestinha e reboteiro da equipe, com médias de 17,8 pontos e 6,8 rebotes por partida.

“Estou muito feliz. É um momento muito incrível da minha carreira. Meu objetivo era ser campeão, conseguimos, e tudo ficou ainda melhor com esse prêmio de Melhor Pivô. Só tenho a agradecer aos meus companheiros de time. Jogo de ala/pivô, então dependo muito das assistências dos meus companheiros, corta-luz do Shilton, passe do Gegê, Alex me servindo, Léo Meindl e Gui ajudando. Então esse título também é deles”, agradeceu Jefferson.

Lucas Mariano e Jefferson William receberam os troféus de Melhor Pivô do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Já Lucas Mariano foi dono de uma ascensão meteórica em relação à temporada anterior e brilhou com a camisa do Brasília. Atuando como pivô 5 mais próximo à cesta, o atleta de 23 anos nascido foi o cestinha da equipe, com média de 18,1 pontos, e ainda registrou 6,5 rebotes e 15,8 de eficiência por partida.

“É uma alegria tremenda. Não tenho palavras para descrever esse momento. Foi um ano que me revelei para o basquete nacional, me descobri. Aconteceram coisas maravilhosas e está na cara que foi minha melhor temporada. É uma prova de que estou no caminho certo, mas agora tenho ainda mais responsabilidade. Agora quero pegar esse troféu e usá-lo como motivação para seguir crescendo e sonhando mais alto”, disse Lucas.

Confira o Quinteto Ideal do NBB CAIXA 2016/2017:

Armador: Fúlvio (UniCEUB/BRBCARD/Brasília)
Alas: Alex Garcia (Gocil/Bauru Basket) e Desmond Holloway (EC Pinheiros)
Pivôs: Jefferson William (Gocil/Bauru Basket) e Lucas Mariano (UniCEUB/BRBCARD/Brasília)

Confira todos os Quintetos Ideais do NBB na história:

2015/2016 –  Davi Rossetto (Basquete Cearense), Alex Garcia (Bauru), Marquinhos (Flamengo), Hettsheimeir (Bauru), Caio Torres (Paulistano)

2014/2015 – Ricardo Fischer (Bauru), Alex Garcia (Bauru), Marquinhos (Flamengo), Giovannoni (Brasília), Hettsheimeir (Bauru)

2013/2014 – Laprovittola (Flamengo), David Jackson (Limeira), Marquinhos (Flamengo), Jefferson William (São José), Paulão Prestes (Franca)

2012/2013 – Fúlvio (São José), Robert Day (Uberlândia), Marquinhos (Flamengo), Rafael Mineiro (Pinheiros) e Caio Torres (Flamengo)

2011/2012 – Fúlvio (São José), Alex (Brasília), Marquinhos (Pinheiros), Giovannoni (Brasília) e Murilo (São José)

2010/2011 – Larry Taylor (Bauru), Alex (Brasília), Marquinhos (Pinheiros), Giovannoni (Brasília) e Murilo (São José)

2009/2010 – Fúlvio (São José), Alex (Brasília), Marcelinho (Flamengo), Giovannoni (Brasília) e Murilo (Minas)

2008/2009 – Larry Taylor (Bauru), Alex (Brasília), Marcelinho (Flamengo), Murilo (Minas) e Bábby (Flamengo)