#JOGAJUNTO

Mais basquete

Todoscom o Dragão

11-03-2018 | 01:05
Por Liga Nacional de Basquete

Com vitória sobre o Guaros (VEN), Bauru entra na rodada final contra o Estudiantes (ARG) dependendo de si para garantir vaga no Final Four da LDA

Bauru enfim teve sua “revanche” sobre o Guaros de Lara e entrará na última rodada dependendo só de si para ir ao Final Four (Divulgação/FIBA)

Na noite deste sábado (10/03), o Sendi/Bauru Basket entrou em quadra contra o atual campeão Guaros de Lara para um duelo de vida ou morte pelo segundo grupo da fase semifinal da Liga das Américas 2018. Em grande atuação, o Dragão bateu os venezuelanos, por 81 a 77, e se manteve mais vivo do que nunca na disputa por um lugar no Final Four.

Com o excelente resultado, o Bauru entrará na última rodada do grupo dependendo somente de si mesmo para garantir a classificação, contra o Estudiantes de Concórdia (ARG), às 19h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo www.sportv.com. A matemática é simples: quem vencer, fica com a vaga.

+Estatísticas completas da partida entre Bauru x Guaros de Lara

O Bauru contou com grande atuação do “Mr. LDA” Alex Garcia, que flertou com o triplo-duplo ao registrar 16 pontos, oito rebotes e oito assistências, e do pivô Rafael Hettsheimeir, cestinha da partida com 24 pontos, além de oito rebotes. Vindos do banco, os garotos Michael Uchendu (10 pontos) e Gabriel Jaú (7 pontos), também colaboraram significativamente.

“Foi um jogo de tudo ou nada, já que os dois times perderam na primeira rodada. Viemos pressionados para ter a chance de classificação. Fomos bem principalmente a partir do terceiro quarto. Conseguimos boas recuperações de bola, fazer uma boa defesa e nos aproveitamos do cansaço do time de Guaros. Amanhã é mais um tudo ou nada e vamos entrar focados”, falou o capitão Alex Garcia.

Pelo lado do Guaros de Lara, que é comandado pelo técnico argentino Fernando Duró, ex-assistente de Rubén Magnano (antigo técnico da Seleção Brasileira), os destaques ficaram por conta do armador Heissler Guillent, com 21 pontos e cinco rebotes, e o experiente ala José Vargas, autor de 14 pontos. Ao todo, o banco do Bauru registrou 22 pontos, enquanto os reservas do Guaros somaram apenas sete.

No outro duelo da chave, o anfitrião Regatas Corrientes (ARG) levou a melhor sobre o próprio Estudiantes e, diante da vitória bauruense sobre o Guaros, garantiu liderança do grupo e a classificação ao Final Four de maneira antecipada. Por sua vez, o time venezuelano, atual bicampeão da Liga das Américas, perdeu suas chances matemáticas de classificação e está eliminado.

O triunfo sobre o Guaros teve um gostinho de “revanche” para o Dragão. Isso porque, no Final Four da edição 2016, a equipe bauruense foi eliminada pelos próprios venezuelanos e viu o sonho do bicampeonato ir por água abaixo – foi campeão em 2015. Agora, depois do troco sobre o time da Venezuela, o Bauru terá a chance de retornar ao Final Four da “Libertadores do Basquete”.

“Entramos com um clima de final de Copa do Mundo em quadra e não podia ser diferente. Nós já conhecíamos o adversário e sabíamos que o jogo seria difícil. Foi um duelo bem físico, mas nós conseguimos fechar bem o jogo e garantir uma vitória importantíssima. Amanhã, temos que entrar com o mesmo espírito e carimbar nossa vaga para o Final Four”, disse Duda Machado, que já jogou pelo Guaros de Lara antes de partir para o Bauru.

O vencedor do duelo entre Bauru e Estudiantes enfrentará o San Lorenzo (ARG), líder isolado do primeiro grupo da fase semifinal da Liga das Américas, na primeira rodada do Final Four. Por sua vez, o Regatas Corrientes medirá forças com o Mogi das Cruzes/Helbor, que terminou a chave anterior em segundo. As datas e o local da disputa ainda não estão definidos.