#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Toque europeu

22-07-2014 | 12:58
Por Liga Nacional de Basquete

Dando sequência à montagem de seu elenco, Rio Claro anuncia contratação do ala/pivô espanhol Álvaro Calvo, que jogou no São José por duas temporadas

O Rio Claro Basquete deu um toque europeu em seu elenco. Nesta terça-feira, a equipe do interior paulista anunciou a contratação do ala/pivô espanhol Álvaro Calvo, de 31 anos, que atuou pelo São José/Unimed nas temporadas 2011/2012 e 2012/2013. O reforço já está na cidade rio-clarense e já treina com os demais companheiros na preparação para o Campeonato Paulista.

Calvo tem 2,02 de altura e exerce as funções tanto de ala (3) como de ala/pivô (4). Seu último clube era o Trepca, de Kosovo, país localizado no leste da Europa. No campeonato local, o atleta foi um dos principais destaques e registrou as expressivas médias de 23,4 pontos e 9,5 rebotes por partida.

“O Álvaro é um jogador que entende de sistema de jogo. A gente já vinha procurando um ala um pouco mais alto e bom arremessador, em virtude do elenco que temos. Ele é um atleta que faz múltiplas funções, é alto e tem um bom aproveitamento da linha dos 3 pontos. Acredito que ele nos ajudará bastante no Campeonato Paulista e principalmente no NBB, que é nosso principal objetivo”, comentou o técnico do Rio Claro, Marcelo Tamião.

O espanhol Álvaro Calvo foi um dos destaques do São José no jogo (FIBA Americas)

O espanhol foi um dos destaques do São José na Liga das Américas 2013 (FIBA Americas)

Com a camisa do São José, Álvaro conquistou o título do Campeonato Paulista de 2012 e o vice-campeonato da quarta edição do NBB. Em sua última participação no maior campeonato do basquete brasileiro, ajudou o esquadrão joseense a terminar a competição na quarta posição, e acumulou médias de 7,9 pontos e 3,5 rebotes por duelo.

Nascido na cidade de Palencia, o ala/pivô de 31 anos iniciou sua carreira pelo Valladolid (ESP) e chegou a atuar pelo Tenerife (ESP). Fora de seu país, Calvo passou um bom tempo no basquete da Venezuela, onde defendeu o Acerero de Bolívar, o Rojos de Sucre, e o Toros de Aragua. Antes de pousar em solo verde-amarelo e jogar pelo São José, o atleta estava no Indios de Francisco, da República Dominicana.

Álvaro Calvo é o segundo reforço do Rio Claro para a temporada 2014/2015, já que a equipe já apresentou o pivô Lucas Tischer, ex-Paschoalotto/Bauru, como novidade. Além das caras novas, o time comandado pelo técnico Marcelo Tamião contará com os renovados Eric Tatu, Milhossi, Caio Ranches, Luisinho, Pastor, Mosso, Vinícius e Estevam, todos presentes na conquista da Liga Ouro 2014, a divisão de acesso ao NBB.

A estreia do Rio Claro no Campeonato Paulista acontecerá no dia 07 de agosto (quinta-feira), diante do atual vice-campeão estadual e do NBB, Paulistano/Unimed, em casa, no Ginásio Felipe Karam, o “Felipão”, em Rio Claro (SP), às 20 horas (de Brasília).