#JOGAJUNTO

Torneio Interligas Brasil e Argentina

12-03-2010 | 01:50
Por Liga Nacional de Basquete

A Liga Nacional de Basquete se reuniu, nesta sexta-feira, com a Asociación de Clubes de Basquetbol, da Argentina, para oficializar a competição.

Os dirigentes da Liga Nacional de Basquete (LNB) e da Asociación de Clubes de Basquetbol, da Argentina, se reuniram, nesta sexta-feira, em São Paulo, para oficializarem o Torneio Interligas. A competição será disputada entre os quatro primeiros colocados dos campeonatos nacionais de cada país, o NBB e a Liga Nacional Argentina. O NBB é um campeonato organizado pela LNB, em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás, Caixa e Spalding.

As equipes serão divididas em dois quadrangulares, um realizado no Brasil e outro na Argentina. O primeiro e o segundo colocados do NBB recebem o terceiro e quarto colocados da Liga Argentina. E os dois primeiros argentinos enfrentam os outros dois clubes brasileiros. O primeiro quadrangular será disputado nos dias 06, 07 e 08 de abril e o segundo, nos dias 09, 10 e 11. A final da competição será realizada no dia 14 na sede do último quadrangular, ou caso dois clubes de mesma nacionalidade cheguem à decisão, no país desses times.

Participaram da reunião, representando a LNB, o presidente Kouros Monadjemi, os membros do Conselho de Administração Fernando Rossi, Jorge Bastos e Arnaldo Szpiro, o gerente executivo Sérgio Domenici e o coordenador técnico Cláudio Mortari Júnior. Representando a Associação Argentina estavam o presidente Eduardo Bazzi, o vice-presidente Leonardo Minervini e o tesoureiro Antonio García.

“Fiquei muito feliz com a vinda de vocês (dirigentes da Associação Argentina), pois isso mostra que estamos no caminho certo. Tenho certeza que o crescimento do basquete está acontecendo, hoje, aqui nessa sala. Esse é o momento de unirmos essas duas potências do basquete sul-americano”, afirmou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, em seu discurso inicial na reunião.

O presidente da Associação Argentina também disse estar muito ansioso para o início dessa parceria. “É importante essa união das duas ligas pois elas representam o melhor nível técnico da América Latina. Esse torneio vai ajudar a melhorar as instituições, os clubes, os técnicos, os jogadores e os árbitros de ambos os países”, afirmou Eduardo Bazzi.

Os últimos detalhes do Torneio Interligas, como o regulamento oficial, ainda serão definidos. O intuito é que a competição seja realizada todo ano.