#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Tua glória é tua história

15-01-2016 | 12:12
Por Liga Nacional de Basquete

Com presença de grandes lendas do passado, Vasco da Gama realiza evento de reinauguração do ginásio com amistoso contra Franca

Helinho, Demétrius, Rogério, Eurico Miranda, Hélio Rubens, Vasco da Gama

Lendas vascaínas como Helinho, Demétrius, Rogério e Hélio Rubens marcaram presença na reinauguração do ginásio Vasco da Gama (Carlos Gregório Jr/Vasco)

E o basquete voltou ao Vasco da Gama. Realizada na noite da última quinta-feira (14/01), a festa de reinauguração do ginásio do clube ficará marcada na memória dos torcedores vascaínos e trouxe, além do local reformado, uma mistura de nostalgia e esperança para quem acompanhou de perto a comemoração. Em amistoso festivo contra o Franca Basquete, que disputa o NBB, estrelas do passado atuaram no primeiro quarto da partida, e depois, deram lugar aos atletas do presente.

Hélio Rubens, técnico da geração de ouro do Gigante da Colina, marcou presença e colocou em quadra seus antigos comandados Helinho, Demétrius, Rogério Klafke, Mingão e Vargas, além de outros craques no banco, como Brasília, Byra Bello, Boleta e Manteguinha. Antes do começo da partida, os antigos jogadores puderam observar seus momentos gloriosos com a camisa do Vasco, em imagens exibidas em vídeo no ginásio, fazendo com que pudessem voltar no tempo e curtir suas conquistas com o clube de São Januário.

Com todos esses craques em ação, o Vasco foi uma das maiores potências da modalidade do país, principalmente na década de 90 e meados dos anos 2000, quando foi bicampeão nacional (2000 e 2001), bicampeão Sul-Americano (1999 e 2000), duas vezes campeão também do Sul-Americano dos Campeões (1998 e 1999) e se tornou o primeiro time brasileiro na história a enfrentar uma franquia da NBA ao disputar o título mundial de 1999 contra o San Antonio Spurs.

“É uma emoção e uma alegria muito grande. A expectativa é que o Vasco se reencontre novamente, pela tradição e importância que o clube tem em qualquer modalidade esportiva. Tenho convicção de que o que eu estou vendo aqui é um estado de espírito do grupo, dos diretores, do próprio presidente, que evidencia que a possibilidade de realização, de sucesso, é muito grande. Estou à disposição para o que precisar, porque o Vasco faz parte da minha história e da minha vida”, destacou Hélio Rubens, bastante emocionado em retornar a São Januário.

Demétrius Vasco Franca

Craques do passado, como Demétrius, jogaram o 1º quarto do amistoso contra Franca (Divulgação/Vasco)

Depois do primeiro período do amistoso festivo, as lendas do passado deram lugar ao novo time cruzmaltino, comandado pelo técnico Christiano Pereira, que pôs em quadra seus reforços que brigarão pela vaga no NBB na Liga Ouro 2016, como os experientes Hélio, William Drudi, Douglas Nunes, Gaúcho, Erick Camilo, Marcellus, Ricardinho, Bruninho e mais  quatro atletas da base completando o grupo: Arthur, João, Luis Felipe e Leonardo.

O jogo teve dois quartos de 10 minutos. No primeiro, as lendas cruzmaltinas deram um show, exibindo o talento que marcou aquela geração. O placar foi de 35 a 23 para os donos da casa. Já no último período, o Vasco de 2016 fez um bom duelo contra os titulares de Franca, que disputam o NBB, terminando com o marcador parcial em 23 a 21 para o Almirante, e o confronto com o resultado de 58 a 44 para os vascaínos.

Atual treinador do Paschoalotto/Bauru no NBB, o ex-jogador Demétrius, ídolo vascaíno, que integrou a equipe de São Januário entre os anos de 1998 a 2001 e conquistou dois títulos Brasileiros, dois da Liga Sul-Americana e dois do Sul-Americano dos Campeões, mostrou boa forma e foi destaque em quadra. Os arremessos de três pontos saíram naturalmente, como se o ex-atleta ainda estivesse em atividade.

“É uma satisfação muito grande e um prazer enorme estar aqui. Ficamos na memória dos vascaíno e isso ninguém tira da gente, está no nosso coração. Desde que chegamos no clube, sentimos isso. São poucos clubes que valorizam seus antigos jogadores, e isso é muito importante. Tenho a expectativa grande em ver o Vasco de novo no topo. É fundamental uma equipe como o Vasco retomar sua força. Pelo fato de o basquete ter sido um esporte que deu muitas alegrias ao vascaíno, é muito legal tê-lo de volta e estou na torcida para o retorno com um grande time”, comentou Demétrius.

Christiano Pereira e equipe do Vasco

Com 30 anos de Vasco da bagagem, Christiano Pereira será o comandante cruzmaltino na Liga Ouro 2016 (Carlos Gregório Jr./Vasco)

Responsável por montar o grupo de novos jogadores do Gigante, o técnico Christiano Pereira trabalha no Almirante há 30 anos, seis como atleta e 24 como treinador. Em 1999, enquanto o time adulto do Vasco disputava a final do Mundial contra o Santo Antonio Spurs (NBA), Christiano era campeão com os jovens do sub-15 cruzmaltino. Para o técnico, fazer parte desta comemoração e ter a oportunidade de formar o atual elenco vascaíno para a disputa da Liga Ouro, visando a entrada na NBB, é um privilégio.

“Cada dia está sendo uma emoção mais forte. Primeiro, ter sido escolhido para a remontagem da equipe, depois de tantos anos fora de um campeonato a nível nacional. Agradeço a confiança depositada em mim para este projeto. Estes anos todos de casa, cada dia vivemos uma coisa diferente aqui dentro e agora foi mais um dia de emoção. Quando entrei na quadra e percebi que estava lotada, me fez lembrar dos tempos áureos. Isso só faz a gente chegar aqui todo dia e trabalhar com mais vontade e determinação, para que possamos, de uma vez por toda, voltar com o Vasco para a elite do basquete nacional”, falou o novo treinador.