#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tudo ou nada!

04-05-2017 | 04:27
Por Liga Nacional de Basquete

Empatados em 2 a 2, Flamengo e Pinheiros fazem Jogo 5 nesta sexta, no Tijuca, com transmissão dos canais SporTV

Chegou a hora do primeiro dos três Jogos 5 que movimentarão as quartas de final do NBB CAIXA 16/17 neste fim de semana. Na sexta-feira (05/05), Flamengo e EC Pinheiros irão decidir seus futuros na temporada, às 19h30 (de Brasília), no Tijuca Tênis Clube, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Rubro-negro carioca iniciou série quartas de final com duas vitórias sobre o Pinheiros (Staff Images/Flamengo)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

O início desta grande série foi dominado pelo rubro-negro carioca. No Jogo 1, os comandados de José Neto foram à São Paulo (SP), e com uma atuação gigante no último quarto, bateram os donos da casa, por 96 a 85. No segundo confronto, desta vez no Rio de Janeiro (RJ), mais um embate equilibrado, em que o Flamengo foi construindo vantagem quarto a quarto, para abrir 2 a 0 na série, com vitória por 83 a 73.

Quando muitos já não acreditavam mais, o Pinheiros se reergueu de forma incrível na série. Dentro do Tijuca, os comandados de César Guidetti seguraram o ataque rubro-negro e venceram o Jogo 3, por 90 a 79. Já ao lado de seu torcedor, a equipe da capital paulista contou com a inspiração de Holloway e Bennett para vencer, por 102 a 98, e levar o confronto para a quinta e decisiva partida.

“Desde o início a entrega do time tem sido fundamental. A parte tática é importante, a parte técnica também, mas nada é mais importante do que deixar tudo na quadra. Se jogar nas bolas, brigar por cada rebote. Isso tem sido um mérito dessa equipe”, declarou César Guidetti, técnico do Pinheiros.

Com Holloway inspirado, Pinheiros venceu Jogos 3 e 4 e levou série para quinta e decisiva partida (Daniel Vorley/ECP)

Holloway inclusive vem roubando a cena nestes playoffs, em especial nas quartas de final, em que é o principal cestinha, com média de 22,75 pontos na série, com um aproveitamento de 56,52%. Do outro lado, o atual MVP do NBB CAIXA, Marquinhos, também faz grande série, com média de 21,75 pontos (segundo maior na fase), também com um ótimo aproveitamento, 56,49%.

“Não acho que a defesa é o principal defeito. Nós temos algumas coisas combinadas, o Pinheiros está em um momento muito bom, principalmente nestes últimos dois jogos. Estamos enfrentando uma grande equipe, não podemos alternar tanto entre os quartos. Fazer um quarto muito bom e depois um muito ruim”, disse Marquinhos, cestinha do Flamengo nestas quartas de final.

O retrospecto dos dois times em Jogos 5 na história do NBB CAIXA é muito parecido. Em oito partidas disputadas, o Flamengo tem seis vitórias e apenas duas derrotas, enquanto o Pinheiros já fez sete confrontos decisivos, com cinco resultados positivos e os mesmos dois negativos que o rival.

“Agora é Jogo 5 e é dentro de casa. Nossa torcida vai estar lá, vai empurrar e com certeza vai ser diferente. Jogar no Flamengo é pressão e todo mundo que joga nesse time está acostumado com isso. A gente vai treinar com tudo, analisar o que estamos fazendo certo para manter e o que temos que melhorar para ganhar esta partida”, acrescentou o ala rubro-negro.

Com atuação incrível de Holloway, Pinheiros venceu Jogo 5 sobre o arquirrival rubro-negro, Vasco, nas oitavas (Ricardo Bufolin/ECP)

A equipe da capital paulista inclusive já venceu um Jogo 5 nestes playoffs. Nas oitavas de final, os comandados de César Guidetti bateram o Vasco da Gama, por 93 a 82, com uma atuação histórica de Holloway, dono do novo recorde de pontos no NBB CAIXA em uma quinta partida, com 36 anotados, além de quatro assistências.

Os pinheirenses também são responsáveis por três das únicas quatro viradas de 2 a 0 para 3 a 2 na história do NBB CAIXA: Na quartas de final da temporada 11/12, contra o Joinville; nas oitavas da 12/13, diante do Limeira; e na edição passada, novamente nas oitavas, contra o Minas Tênis Clube.

“Desde que a série estava 2 a 0 a gente nunca falou em virada. Falamos primeiramente em vencer o Jogo 3 no Rio de Janeiro para levar a série de volta para casa. Quando conseguimos, focamos novamente para conseguir mais uma vitória. É jogo a jogo, com esta dedicação apresentada pelos jogadores para voltar para o Rio e tentar vencer. É difícil, mas nós já provamos que somos capazes e vamos tentar buscar”, completou o comandante da equipe paulista.

Independente dos resultados das outras duas séries que terão Jogo 5, entre Mogi das Cruzes/Helbor e Universo Vitória e Franca Basquete/Magazine Luiza e Paulistano/Corpore, Flamengo e Pinheiros já sabem quem terão que enfrentar na semifinal. Será o Gocil/Bauru Basket, algoz do time paulista no último NBB CAIXA e rival derrotado pelo rubro-negro nas duas últimas Finais, que já eliminou o UniCEUB/BRBCARD/Brasília nestas quartas, por 3 a 1.