#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Só o G-4interessa

14-03-2019 | 06:48
Por Liga Nacional de Basquete

Lutando pela última vaga no G-4, Paulistano e Mogi farão “guerra particular” pelo tão desejado posto até o fim da fase de classificação; veja as possibilidades

Paulistano depende só de si para ficar no G-4, e Mogi precisa secar o rival para alcançar o posto (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Somente o G-4 interessa para Paulistano/Corpore e Mogi das Cruzes/Helbor. Atuais finalistas do NBB CAIXA, as duas equipes travarão um “duelo particular” até o final da classificação com um objetivo em comum: a última vaga que resta nas quartas de final.

No momento, Sesi Franca (1º), EC Pinheiros (2º) e Flamengo (3º) já garantiram seus lugares no G-4 e asseguraram o direito de “descansar” durante as oitavas de final. Agora, a quarta vaga está em jogo e ficará com Paulistano ou Mogi.

A matemática é simples: o CAP, quarto colocado, depende de si próprio em suas cinco últimas partidas para permanecer no G-4. Enquanto isso, o Mogi, quinto, precisa vencer seus três jogos restantes e ainda torcer por um tropeço do CAP.

Essa série de “decisões” começará nesta sexta-feira (15/03) para as duas equipes: o Paulistano enfrentará o Joinville/AABJ, fora de casa, às 19 horas, e o Mogi receberá o Botafogo, às 21h10, ao vivo no Fox Sports.

Mogi tem vantagem no desempate com Paulistano, mas tem uma derrota a mais (Wilian Oliveira/CAP)

Atualmente, o quarto colocado CAP tem campanha de 14 vitórias e sete derrotas (66,7% de aproveitamento), enquanto o Mogi aparece logo atrás, com 15 triunfos e oito reveses (65,2% de aproveitamento).

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Apesar de estarem em quinto, os mogianos têm vantagem em um possível empate com o clube alvirrubro e, por isso, qualquer tropeço do CAP já deixaria o esquadrão do Alto Tietê na frente caso eles vençam seus compromissos.

Curiosamente, as duas equipes terão séries de jogos parecidas até o fim da fase de classificação. O Mogi enfrentará Botafogo, Franca e Bauru. Já o CAP, que tem dois jogos a menos devido à Liga das Américas, terá pela frente Joinville, Franca, Bauru, Botafogo e São José.

E aí, com quem ficará o quarto lugar? A única certeza que temos é: emoção não vai faltar!

Entenda os playoffs

Os quatro primeiros colocados do NBB CAIXA avançarão direto às quartas de final. Enquanto isso, as oitavas de final serão disputadas entre o quinto e o 12º colocado, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º, 8º x 9º.

Diferentemente dos anos anteriores, as oitavas de final da atual edição acontecerão em uma melhor de três partidas, com os Jogos 2 e 3 realizados na casa do time de melhor campanha na primeira fase.

Já nas quartas, em que os vencedores da primeira rodada encontrarão os times do G-4, as séries voltarão a ser disputadas em uma melhor de cinco jogos, com os Jogos 2, 3 e um possível time na casa da equipe de melhor campanha. O formato será mantido nas semis e também na grande Final.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Calendário das equipes

– Paulistano/Corpore (4º)

15/03 (Sexta-feira)

19h – Joinville/AABJ x Paulistano

18/03 (Segunda-feira)

19h30 – Paulistano/Corpore x Sesi Franca Basquete – ao vivo no Facebook do NBB

21/03 (Quinta-feira)

19h30 – Paulistano/Corpore x Sendi/Bauru Basket

24/03 (Domingo)

11h – Paulistano/Corpore x Botafogo

26/03 (Terça-feira)

20h – São José Basketball x Paulistano/Corpore

– Mogi das Cruzes/Helbor (5º)

15/03 (Sexta-feira)

21h10 – Mogi das Cruzes/Helbor x Botafogo – ao vivo no Fox Sports

24/03 (Domingo)

14h – Sesi Franca Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor – ao vivo na Band

26/03 (Terça-feira)

20h – Sendi/Bauru Basket x Mogi das Cruzes/Helbor

+Tabela de jogos completa do NBB CAIXA 2018/2019