#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tudo ou nada

12-04-2018 | 02:20
Por Liga Nacional de Basquete

Empatados em 2 a 2, Vitória e Minas decidem classificação às quartas no Jogo 5, nesta quinta, em Cajazeiras: "é um jogo emocional"

Foram quatro partidas muito disputadas até que Universo/Vitória e Minas Tênis Clube chegassem para este Jogo 5. A matemática é simples, venceu avança, perdeu dá adeus ao NBB CAIXA 17/18. A bola sobe nesta quinta-feira (12/04), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), e com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.

Até o momento, todos os mandantes venceram seus jogos. Em Salvador (BA), no mesmo palco desta quinta, melhor para o rubro-negro baiano, por 71 a 63 no Jogo 2, e 74 a 65 no Jogo 3. Já em Belo Horizonte (MG), triunfos minastenistas, por 80 a 65 no Jogo 1, e 75 a 64 no Jogo 4.

É de quem vencer: Vitória e Minas decidirão em um jogo a classificação às quartas de final do NBB CAIXA (Mauricia da Matta/EC Vitória)

No último encontro  entre os times, na última segunda-feira (09), os mineiros levaram a melhor em um jogo pra lá de disputado. Após ir para o intervalo com seis pontos de desvantagem (33 a 27), os comandados de Flávio Espiga entraram com outra postura no segundo tempo e buscaram o placar.

“Agora, é recuperar eles, manter a motivação, o astral no alto, para a gente poder ir para o jogo. É uma partida da vida para a nossa equipe. Esse grupo é muito guerreiro, estamos chegando na parte final da temporada com todo mundo a mil, no melhor da forma. Então, é bem bacana, bem gostoso. Eles vão fazer valer todo o sacrifício que eles fizeram durante a temporada”, declarou Flávio Espiga, técnico do Minas.

+Os Fatos do Jogo 5: veja o histórico das decisões dos playoffs

Com atuações grandiosas, como a de Rush, com 14/14 nos pontos no terceiro quarto, os mandantes viraram o placar na terceira parcial, e ampliaram no quarto final, para chegar ao resultado positivo, por 75 a 64. Destaque para a grande atuação do ala norte-americano minastenista, que deixou a quadra como cestinha da partida, com 23 pontos anotados.

“Agora é pensar na recuperação física e ficar saudável. Nós jogamos contra estes caras muitas vezes, então, é uma questão de ir lá e jogar duro. Não há muito mais o que estudar. Temos que ir lá e jogar muito”, afirmou Rush, cestinha do Jogo 4, com 23 pontos.

Minas evitou a eliminação no Jogo 4 com vitória em Belo Horizonte e forçou a realização da quinta partida (Orlando Bento/Minas TC)

Se depender do aproveitamento em Cajazeiras, o Vitória tem muitos motivos para sorrir. Além dos dois triunfos nesta série, o rubro-negro baiano fez 14 partidas como mandante na fase de classificação, e teve o ótimo retrospecto de 11 resultados positivos e apenas três negativos.

Independente do vencedor, o futuro adversário já é mais que conhecido. Com a melhor campanha da fase de classificação, o Flamengo aguarda o classificado nas quartas de final, com mando de quadra garantido.

“Vamos decidir em casa, ao lado da nossa torcida. O quinto jogo é muito emocional, pois todo mundo sabe que quem perder está fora. É a última chance. Então,  o fator emocional vai pesar demais e quem estiver mais tranquilo vai levar vantagem. As equipes já se enfrentaram seis vezes no campeonato, já se conhecem. A torcida pode nos ajudar muito com isso, os jogadores sentem o apoio e ficam mais confiantes em quadra”, analisou Régis Marrelli, técnico do Vitória.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.