#JOGAJUNTO

Mais basquete

Um passo do tri!

08-12-2015 | 10:43
Por Liga Nacional de Basquete

Em vantagem na série melhor de três, Brasília enfrenta San Martín, na Argentina, na decisão da Liga Sul-Americana 2015, nesta quarta, ao vivo no SporTV

Em caso de vitória na partida desta quarta-feira, o Brasília levantará seu 3º da Liga Sul-Americana (Gaspar Nobrega/FIBA Americas)

Em caso de vitória na partida desta quarta-feira, o Brasília levantará seu 3º troféu da Liga Sul-Americana (Gaspar Nobrega/FIBA Americas)

O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília está bem perto do tricampeonato da Liga Sul-Americana. Depois de abrir 1 a 0 na melhor de três em cima do San Martín (ARG) na semana passada, o time candango disputará segundo jogo da série decisiva nesta quarta-feira (09/12), desta vez na casa do adversário, em Corrientes (ARG), às 22h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Campeão em 2010 e 2013, o esquadrão da capital do Brasil conquistará seu terceiro título do torneio.

Diante de sua calorosa torcida no Ginásio da ASCEB, o Brasília abriu a decisão da Liga Sul-Americana 2015 com vitória. O time candango quebrou a invencibilidade do San Martín no torneio, levou a melhor sobre os argentinos, por 94 a 92, na prorrogação, e ficou a apenas um resultado positivo de mais um título continental.

O jovem armador Deryk Ramos, de apenas 21 anos, mostrou a personalidade de um veterano nesta partida. Após lesão do armador Fúlvio com apenas cinco minutos jogados, o garoto entrou em cena, não decepcionou e deixou a quadra com 28 pontos e sete assistências. Além disso, Deryk converteu o arremesso de três pontos decisivo quando restava apenas 1,6 segundos para o fim da prorrogação, o que decretou o crucial resultado positivo dos candangos.

“Estamos preparados, mas sabemos que não será nada fácil. O jogo em Brasília mostrou como a equipe deles tem qualidade e jogadores capazes de decidir. Estamos muito concentrados para esta decisão. Temos que imprimir uma defesa forte, para, com isso, conseguirmos ter um ataque efetivo. Eles jogarão em casa, apoiados pela torcida. Por isso, temos que ter toda atenção”, comentou o armador Jefferson Campos, do Brasília, que terminou o jogo 1 da final com 15 pontos e seis rebotes.

O jovem armador Deryk Ramos foi o grande herói da vitória candanga na primeira partida da decisão da Liga Sul-Americana (Gaspar Nobrega/FIBA Americas)

O jovem armador Deryk Ramos foi o grande herói da vitória candanga na primeira partida da decisão da Liga Sul-Americana (Gaspar Nobrega/FIBA Americas)

Mas o confronto que vale o título envolve muito mais do que somente Brasília e San Martín. Se tratando dos países, Brasil e Argentina travam um duelo acirrado no torneio e são os dois únicos países campeões da Liga Sul-Americana. Os ‘”hermanos” estão na frente no geral, com 12 conquistas, enquanto que os brasileiros ganharam sete vezes, sendo as duas últimas consecutivas, com o Paschoalotto/Bauru (2014) e o próprio Brasília (2013).

Uma das peças chave para este bom desempenho do time argentino é o norte-americano Jeremiah Wood. O atleta, que já rodou pela Finlândia e pela França, é conhecido pela seu desempenho dominante no garrafão. Pelo San Martin, o jogador tem média de 15,6 pontos e 9,7 rebotes por partida na Liga Sul-Americana, e na partida passada o Brasília registrou 24 pontos, 12 rebotes e oito assistências.

O Brasília entrará em quadra nesta quarta em busca do título da Liga Sul-Americana (Gaspar Nobrega/FIBA Americas)

O Brasília entrará em quadra nesta quarta em busca do título da Liga Sul-Americana (Gaspar Nobrega/FIBA Americas)

Para este duelo, a equipe candanga vai com elenco completo para a decisão. O armador Fúlvio, que torceu o tornozelo esquerdo no primeiro duelo da final e saiu de quadra ainda no primeiro período, está confirmado e ficará à disposição do técnico José Vidal.

“O tornozelo dele já desinchou, não foi nada grave. Jogadores como ele sabem da importância de uma final. Comigo, se ele estiver bem, entra de titular”, revelou o comandante do Brasília.

Invicto até o duelo em Brasília, o San Martín teve uma campanha melhor que o Brasília e por isso tem o direito de sediar as duas últimas partidas da final em casa. Caso haja vitória argentina neste confronto, o terceiro jogo será realizado no dia seguinte (10/12), no mesmo horário e local e também será transmitido pelo SporTV.

Historicamente, o fato de decidir torneios internacionais fora de casa não prejudica os Lobos de Brasília. Todos os títulos continentais do time foram conquistados longe da capital federal. Em 2008, a equipe venceu a Liga das Américas diante do Halcones Xalapa (MEX) em território adversário. Dois anos depois, o UniCEUB/BRB bateu o CR Flamengo em plena Arena da Barra da Tijuca e conseguiu o primeiro título da Liga Sul-Americana. Em 2013, no Uruguai, o esquadrão brasiliense obteve o bicampeonato sul-americano derrotando o anfitrião Aguada.

“Estamos a um passo do título e ao mesmo tempo temos a consciência de que será o mais difícil. Sabemos da nossa qualidade e temos totais condições de sermos campeões. A motivação é a maior possível para fazermos um grande jogo” revelou o atleta candango.