#JOGAJUNTO

NBB Caixa

União e determinação

13-05-2019 | 01:18
Por Liga Nacional de Basquete

Após sobreviver contra o Flamengo, técnico Léo Figueiró explica vitória do Botafogo, exalta frieza de Cauê Borges e projeta Jogo 4 em casa

Desvantagem de 2 x 0 na série. Na casa do adversário. Contra um dos melhores elencos do país. Em situação de vida ou morte. Pois é, a missão realmente era complicada, mas nada disso foi problema para o valente Botafogo.

Com atuação irreparável, o Glorioso venceu o Jogo 3 da semifinal contra o Flamengo em pleno Tijuca Tênis Clube lotado, por 81 a 77, e sobreviveu na série melhor de cinco da semifinal do NBB CAIXA de maneira heroica. Essa façanha, meus amigos, não foi para qualquer um.

+Estatísticas, fotos e vídeos do Jogo 3 de Flamengo x Botafogo

“É difícil explicar o que foi esse jogo. Acredito que a união, a raça, a determinação e a vontade de permanecer vivo nessa série foi a grande marca dos nossos jogadores nessa partida. Eles foram incríveis em termos de postura e atitude, isso nos habilitou a conquistar essa grande vitória fora de casa”, analisou o técnico do Botafogo, Léo Figueiró.

Léo Figueiró destacou a união e a determinação dos atletas do Botafogo no jogo de vida ou morte contra o Flamengo (Gilvan de Souza/LNB)

Para sair de quadra vencedor, o Botafogo apresentou uma enorme consistência, que por sinal acabou faltando na derrota no Jogo 2. A equipe chegou a liderar o placar por nove pontos no primeiro tempo, levou a virada do Flamengo no terceiro quarto e teve frieza para conseguir a virada no fim.

“Com certeza a consistência foi um dos grandes trunfos da nossa vitória. Isso era algo que eu vinha cobrando dos atletas, essa consistência que não permita precipitações ofensivas, de forma que a gente não dê um rebote fácil ao Flamengo ou gere um equilíbrio defensivo ruim, pois assim facilitaríamos o fortíssmo jogo de transição do time deles”, declarou o comandante do Botafogo.

E por falar em frieza, não há como não citar mais uma grande aparição de Cauê Borges. O jogador, que foi autor do arremesso que deu a classificação ao Botafogo no Jogo 5 da série contra o EC Pinheiros, foi decisivo novamente ao converter os quatro últimos lances livres do time já nos segundos finais.

Além disso, ele deixou a quadra com 21 pontos, seis rebotes e cinco assistências (23 de eficiência) e foi eleito pelos internautas como o MVP da Galera, prêmio oferecido pela Budweiser ao destaque de cada jogo a partir das semifinais – votação popular pelas mídias sociais do NBB CAIXA.

“O Cauê é um jogador de minha inteira confiança, não à toa foi minha primeira contratação para essa temporada. Já venho há dois anos trabalhando com ele, desde Caxias do Sul, e ele realmente é um jogador muito frio, centrado. Sempre espero muito dele em finais de jogo, pois ele está sempre muito concentrado e sabendo o que tem que ser feito”, contou Léo Figueiró.

Agora, depois de reduzir a desvantagem na série para 2 x 1, o Botafogo trouxe a série semifinal contra o Flamengo de volta para seus domínios. O Jogo 4 será nesta terça-feira (14/05), no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, às 20 horas, com transmissão ao vivo do Fox Sports.

Um dos grandes símbolos da entrega e da raça botafoguense, o técnico Léo Figueiró, que foi jogador do Fogão nos anos 2000, disse o que espera dessa nova decisão.

“Para esse Jogo 4 em casa podem esperar uma entrega total por parte dos atletas e da comissão técnica. Muita motivação, garra e determinação para mais uma vez seguirmos vivos nesse playoff. Não tenho dúvida que a atmosfera no ginásio estará maravilhosa, os torcedores vibrando, cantando e empurrando a gente a todo momento, assim como foi no Jogo 1”, finalizou o treinador do Botafogo.

+Nada é impossível: veja as 5 maiores viradas da história dos playoffs do NBB CAIXA

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

“Entrega total” é o que promete o técnico Léo Figueiró para o Jogo 4 contra o Flamengo (Gilvan de Souza/LNB)