#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Universo garante vaga e enfrenta Flamengo na final do NBB

02-06-2009 | 10:13
Por Liga Nacional de Basquete

O time brasiliense fechou sua série semifinal contra o Minas por 3 a 1 e abre a fase final na próxima terça-feira, jogando em casa

Divulgação/LNB

O Universo/BRB/Financeira Brasília venceu o Pitágoras/Minas por 101 a 90 na noite desta terça-feira, em Belo Horizonte, e garantiu sua vaga na final do Novo Basquete Brasil (NBB), a primeira decisão da Liga Nacional de Basquete. Na próxima terça-feira, o time comandado pelo técnico Lula Ferreira abre a final da competição, enfrentando o Flamengo, às 19 horas, em Brasília (DF), com transmissão do SporTV.

A equipe brasiliense fechou a semifinal contra os mineiros por 3 a 1. No duelo em Minas Gerais, Murilo foi o cestinha com 24 pontos, mas não evitou a derrota de seu time. Alex marcou 20 para os visitantes.

“O campeonato foi muito bem até agora. Só falta fechar com chave de ouro”, avalia o técnico Lula. “Foi um campeonato com muitas equipes candidatas ao título, algumas ficaram pelo caminho, não por demérito, mas por mérito das que chegaram à final.”

Para o pivô Mineiro, a equipe terá pouco tempo para comemorar. “Vamos comemorar só hoje e já pensar no Flamengo, amanhã. São dois times fortes que vão se enfrentar na semana que vem.”

O técnico Flávio Davis destacou a qualidade apresentada por sua equipe ao longo da competição, que também recebeu elogios. “Fica o trabalho que foi realizado. Conseguimos ir ao final four na Liga das Américas e o terceiro lugar no Brasileiro. Nossa equipe mostrou brio e espírito de grupo e assim que tem de continuar trabalhando para o crescimento do basquete e do NBB, cada vez com mais força.”

O pivô Ricardo Probst, um dos destaques do grupo e que marcou 17 pontos para o time da casa, também ressaltou o saldo positivo na campanha. “Fizemos uma grande temporada, mas infelizmente não conseguimos ir para a final. Foi uma grande temporada pela grandiosidade e dificuldade da competição.”

O técnico Flávio Davis manteve seu quinteto titular para começar a partida com Sucatzky, Shipp, Soró, Ricardo e Murilo pelo Pitágoras/Minas. Lula Ferreira escalou Valtinho, Ratto, Alex, Arthur e David no Universo/BRB/Financeira Brasília e o confronto começou equilibrado.

A equipe brasiliense teve a liderança desde o início e somente em um momento os donos da casa passaram à frente. Com 3min10 por jogar, Cipriano cometeu falta em Ricardo, que converteu dois lances livres para deixar o Pitágoras/Minas com 14 a 13. A reação brasiliense foi imediata, Rossi acertou duas cestas seguidas – uma de três e outra de dois pontos – e o Universo/BRB/Financeira Brasília retomou a ponta (18 a 14). Investindo em contra-ataques rápidos, os comandados de Lula administraram o placar para fechar o primeiro quarto em 27 a 21.

Flávio Davis dosou o desgaste dos titulares que começaram a ser substituídos ainda na primeira parcial. Mesmo sem Ricardo, principal pontuador do quarto inicial com 12 pontos, que cometeu a terceira falta e teve de ir para o banco para não ser prematuramente excluído, o grupo buscou a reação na segunda etapa.

O time brasiliense abriu nove pontos (42 a 33) com 3min23 por jogar. Davis parou o jogo, pediu ao grupo para trabalhar a bola e em menos de 1 minuto, a equipe descontou cinco pontos e assumiu nova postura. A defesa dificultou a vida dos adversários, enquanto o ataque conseguiu o empate por 44 no início do minuto final. O Universo/BRB/Financeira Brasília reagiu na reta final e foi para o vestiário liderando por 48 a 44. Para o técnico Lula, a equipe pagou o preço por desperdiçar rebotes e cometer falhas desnecessárias.

A liderança permaneceu brasiliense no terceiro quarto, mas o time mineiro não deixou de ameaçar e virou o placar a 1min58 no fim do período, com 62 a 61. Mas os visitantes não se impressionaram, retomaram a vantagem e foram para o último quarto, vencendo por 67 a 62.

Na etapa decisiva, o time brasiliense reforçou o contra-ataque e se estabilizou na liderança, chegando a abrir 18 pontos. O grupo mineiro ainda tentou reagir, mas os visitantes garantiram sua vaga na final, vencendo por 101 a 90.

Confrontos da fase de classificação

Turno
Pitágoras/Minas 81 x 89 Universo/BRB/Financeira Brasília
Returno
Universo/BRB/Financeira Brasília 82 x 77 Pitágoras/Minas

Quartas-de-final
Universo/BRB/Financeira/Brasília 3 x 2 Vivo/Franca
Pitágoras/Minas 3 x 0 GRSA/Itabom/Bauru

Programação e resultados das semifinais
Quarta-feira, 27/5
Pitágoras/Minas 91 x 78 Universo/BRB/Financeira Brasília
Sábado, 30/5
Universo/BRB/Financeira Brasília 103 x 76 Pitágoras/Minas
Domingo, 31/5
Universo/BRB/Financeira Brasília 89 x 79 Pitágoras/Minas
Terça-feira, 2/6
Pitágoras/Minas 101 x 90 Universo/BRB/Financeira Brasília

Programação da final

Terça-feira, 9/6
19 horas – Universo/BRB/Financeira Brasília x Flamengo – SporTV

Sexta-feira, 12/6
19 horas – Flamengo x Universo/BRB/Financeira Brasília – SporTV

Domingo, 14/6
19 horas – Flamengo x Universo/BRB/Financeira Brasília – SporTV

Quinta-feira, 18/6
19 horas – Universo/BRB/Financeira Brasília x Flamengo – SporTV (se necessário)

Domingo, 21/6
12 horas – Flamengo x Universo/BRB/Financeira Brasília – SporTV (se necessário)