#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Vaga na mão

30-09-2013 | 11:10
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira Feminina vence Porto Rico, fica com terceiro lugar da Copa América 2013 e se garante no Mundial de 2014

Brasileiras fizeram muita festa após a vitória e a confirmação da vaga para o Mundial de 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Era um jogo de vida ou morte. Estava em jogo a última vaga do continente para o Mundial de 2014. Foi então que a Seleção Brasileira Feminina mostrou sua força. Depois de largar atrás no placar, o time comandado pelo técnico Zanon se recuperou, venceu o selecionado de Porto Rico, por 66 a 56, ficou com o terceiro lugar da Copa América 2013 e carimbou seu passaporte para a principal competição de basquete do planeta.

Para sair vencedor no duelo realizado na noite do último sábado, na cidade de Xalapa, no México, o esquadrão verde-amarelo contou com ótima atuação da ala Tatiane Nascimento. A jovem jogadora, de apenas 22 anos, anotou 18 pontos, com direito a 100% de aproveitamento nas bolas de três pontos (cinco acertos em cinco tentativas), além de apanhar cinco rebotes e distribuir cinco assistências. Outro destaque brasileiro na partida foi a pivô Clarissa, autora de um duplo-duplo, com 15 pontos e 12 rebotes.

“Acho que a equipe entrou um pouco nervosa, mas depois encontrou o caminho e administrou muito bem o jogo. Sabíamos que não seria fácil como foi a estreia, mas não deixamos elas ficarem confortáveis no jogo que era de vida ou morte para as duas seleções. O desempenho pessoal é resultado de muito treino, dedicação, postura e principalmente concentração. A gente sabia da importância dessa vitória e fui com o meu máximo para quadra. Estava com a mão boa e consegui esse um bom aproveitamento. Pretendo continuar me aprimorando e chegar ainda melhor no Mundial”, afirmou a cestinha Tatiane.

Além da Seleção Brasileira, Cuba e Canadá, que ficaram com o título e o vice-campeonato da Copa América, respectivamente, também se garantiram no Mundial de 2014, que será realizado entre os dias 27 de setembro e 05 de outubro, na Turquia.

“Estou muito satisfeito de termos alcançado o nosso principal objetivo, que foi o de formar um grupo novo, além de muito contente com a evolução dessas meninas e com a sequencia que teremos pela frente. Elas mostram também o que podem ainda fazer pela frente. Estamos começando a formar uma seleção brasileira mesmo com uma sequencia e elas vão ter essa oportunidade pra frente em todas as competições oficiais que o Brasil possa estar jogando”, comemorou o técnico Zanon.

Confira a campanha brasileira na Copa América 2013:

Primeira fase:
21/09 – Brasil 91 x 54 Porto Rico
22/09 – Brasil 107 x 43 República Dominicana
24/09 – Brasil 69 x 60 Argentina
25/09 – Brasil 97 x 45 México

Semifinal:
27/09 – Brasil 68 x 72 Cuba

Disputa de 3º lugar:
28/09 – Brasil 66 x 56 Porto Rico