#JOGAJUNTO

Rio 2016

Vai, Brasil!!!

06-08-2016 | 04:27
Por Liga Nacional de Basquete

Após um mês de preparação, Seleção Brasileira inicia sua caminhada nas Olimpíadas do Rio de Janeiro neste domingo, às 14h15, diante da Lituânia

Desafio BRA de Basquete - Brasil vs. Lituania - Desafio BRA de Basquete - Brasil vs. Lituania disputam o titulo do campeonato; Foto de Gaspar Nóbrega/BRADESCO - Brasil - sp - Mogi das Cruzes - Ginasio Hugo Ramos - - www.inovafoto.com.br - id:113734

Seleção Brasileira venceu a Lituânia durante sua preparação para os Jogos Olímpicos (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

A espera vai chegar ao fim. Após mais de um mês de preparação, a Seleção Brasileira iniciará sua caminhada no torneio olímpico de basquete masculino neste domingo (07/08), às 14h15 (de Brasília), diante da Lituânia, em partida que abrirá as disputas do Grupo B.

Ao longo de sua preparação para as Olimpiadas, o time dirigido pelo técnico Rubén Magnano enfrentou e derrotou a Lituânia na decisão do Torneio Internacional disputado em Mogi das Cruzes (SP). Na ocasião, a vitória brasileira foi pelo apertado placar de 62 a 62.

+ Tradição de sobra e atual vice-campeã europeia: conheça a melhor a seleção da Lituânia

Além do duelo contra os rivais na estreia olímpica, a Seleção disputou outros cinco amistosos durante seu período preparatório e saiu vitorioso em todos eles, sendo dois contra a Romênia (90 a 45 e 96 a 50), um contra a Austrália (96 a 67) e dois contra a China (91 a 52 e 83 a 69).

“Nesses últimos dias fizemos pequenos acertos para chegar melhor ainda na estreia contra a Lituânia. Queremos fazer história na Olimpíada e o momento é agora”, comentou o ala Leandrinho Barbosa, cestinha do Brasil nos Jogos de Londres 2012 com 97 pontos em seis jogos.

Com um elenco formado por cinco atletas da NBA (Huertas, Raulzinho, Leandrinho, Nenê e Felício), cinco que disputaram a última temporada do NBB CAIXA (Rafa Luz, Alex, Marquinhos, Giovannoni e Hettsheimeir) e outros dois que jogam na Europa (Benite e Augusto), a Seleção terá a responsabilidade de atuar ao lado da calorosa torcida verde-amarela no Rio de Janeiro.

“Com certeza vamos ter uma motivação extra em nossos jogos com a torcida nos apoiando. As pessoas sabem que temos uma equipe competitiva e também acreditam que podemos disputar uma medalha. E nós estamos confiantes que podemos fazer história nessa Olimpíada”, exaltou o armador Marcelinho Huertas.

Seleção Brasileira Jogos Olímpicos Rio 2016 Equipe

Experiência e juventude lado a lado: elenco da Seleção Brasileira tem grande variedade e muita qualidade (FIBA/Divulgação)

Disputando os Jogos Olímpicos em casa, o selecionado verde-amarelo ainda enfrentará Espanha (09/08), Croácia (11/08), Argentina (13/08) e Nigéria (15/08) na primeira fase. Todos os jogos da equipe brasileira acontecerão às 14h15 (de Brasília) e contarão com transmissões ao vivo dos principais canais da TV nacional.

+Confira a tabela de jogos completa do torneio de basquete masculino dos Jogos Rio 2016 

“Estou confiante de que não estamos na Olimpíada só para brigar por uma medalha, vamos brigar pelo ouro. Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar na primeira fase porque nosso grupo é muito forte, mas a equipe está muito unida e bem preparada em todos os aspectos”, afirmou Leandrinho.