#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai começar no Hugão!

25-08-2014 | 11:39
Por Liga Nacional de Basquete

ABASU divulga grupos da Liga Sul-Americana 2014, e primeira chave será realizada no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes; Limeira e Brasília atuarão fora do país

Um dos grandes trunfos do Mogi na histórica campanha no último NBB, Ginásio Hugo Ramos receberá o Grupo A da Liga Sul-Americana (Luiz Pires/LNB)

Um dos grandes trunfos do Mogi na histórica campanha no último NBB, Ginásio Hugo Ramos receberá o Grupo A da Liga Sul-Americana (Luiz Pires/LNB)

A Liga Sul-Americana 2014 vai começar em solo brasileiro. Na manhã desta segunda-feira, a ABASU (Associação de Basquete da América do Sul) anunciou as sedes e os grupos da 19ª edição da competição continental e a cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, foi escolhida para abrigar as partidas da chave que dará início à competição.

Um dos três representantes do Brasil no torneio sul-americano, o Mogi das Cruzes/Helbor será o anfitrião do Grupo A e terá como rivais Libertad Sunchales (ARG), Malvín (URU) e La Salle/Tarija (BOL) entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro ao lado de sua torcida, no Ginásio Professor Hugo Ramos.

“Nós queríamos brindar nosso torcedor por tudo o que feito na última temporada e trazer essa competição para Mogi das Cruzes é uma conquista muito importante para nossa cidade, que nunca recebeu um torneio internacional . Conversamos com a ABASU, eles mostraram muito interesse nesse polo de basquete que é a nossa cidade e isso nos ajudou para trazer o Sul-Americano para Mogi”, explicou Nilo Guimarães, secretário de esportes da cidade de Mogi das Cruzes.

Além do esquadrão mogiano, quarto colocado do último NBB, outras duas equipes brasileiras lutarão pelo título da Liga Sul-Americana 2014 e uma delas será o Winner/Limeira, que ficou com a sexta posição do NBB 6. Em sua primeira participação na história da competição, o time do interior paulista disputará o Grupo C, que será realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, na capital uruguaia Montevidéu, e terá como adversários o Aguada (URU), Argentino de Junín (ARG) e Importadora Alvarado (ECU).

“Já conversamos rapidamente sobre o grupo que caímos, e entramos em um consenso que está bem equilibrado. Todos estão muito empolgados e se preparando muito forte para todas as competições que vamos disputar”, afirmou o armador limeirense Nezinho.

Limeira, do norte-americano David Jackson, disputará o torneio pela primeira vez na história (JB Anthero/Divulgação)

Limeira, do norte-americano David Jackson, disputará o torneio pela primeira vez na história (JB Anthero/Divulgação)

Dono da quinta colocação da última temporada do NBB, o UniCEUB/BRB/Brasília será o outro respresentante nacional no campeonato e defenderá seu título na competição continental e fará parte do Grupo D, que acontecerá na cidade de Maturín, na Venezuela, entre os dias 21 e 23 de outubro. Os rivais do time candango serão o anfitrião Guacharos de Maturín (VEN), Defensor (URU) e Guerreros de Bogotá (COL).

“Certamente, é um grupo forte, pois o time da casa sempre entra com o apoio da torcida e deve vir reforçado para buscar a classificação. O time uruguaio é bastante tradicional, está acostumado a jogar esta competição e também vai dar muito trabalho”, comentou o ala candango Arthur.

Na única chave sem a presença de brasileiros, CKT (ECU), o tradicional Boca Juniors (ARG), Aduaneros de Valencia (VEN) e Club Tinguaririca (CHI) se enfrentarão na cidade de Ambato, no Equador, entre os dias 07 e 09 de outubro. A tabela de jogos será divulgada nas próximas semanas.

Assim como nos anos anteriores, a edição de 2014 da Liga Sul-Americana será disputada em três etapas. Na primeira delas, as equipes atuarão entre si dentro dos grupos e os dois melhores colocados de cada chave avançarão ao próximo estágio. Na segunda fase, as oito equipes classificadas serão dividas em dois grupos e os dois melhores de cada lado chegarão ao Final Four, que novamente será disputado em partidas de eliminatórias simples (semifinal e final).

A tabela de jogos da Liga Sul-Americana 2014 será divulgada nas próximas semanas pela ABASU. Quem vencer o torneio da América do Sul receberá o direito de participar da Liga das Américas 2015, que já tem três representantes brasileiros confirmados: o atual campeão Flamengo. Paulistano/Unimed e São José/Unimed, segundo e terceiro colocados do último NBB.

“É um grande prazer para todos nós que fazemos parte da família de basquete sul-americano anunciar mais uma edição da Liga Sul-Americana. Teremos 16 clubes de alto nível que vão lutar pela glória máxima do basquete sul-americano e também por uma vaga na Liga das Américas 2015. Estamos confiantes de que este ano de 2014 será o melhor da história da competição e vai trazer uma festa para todos os amantes do nosso esporte”, disse Gerasime “Grego” Bosikis, presidente da ABASU.

Brasília é o atual campeão da Liga Sul-Americana; equipe está no Grupo D e atuará na Venezuela (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Brasília é o atual campeão da Liga Sul-Americana; equipe está no Grupo D e atuará na Venezuela (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Confira os grupos e as datas da Liga Sul-Americana 2014:

– Grupo A (30/09 a 02/10): Mogi das Cruzes (Brasil)
Mogi das Cruzes/Helbor (BRA)
Libertad Sunchales (ARG)
Malvín (URU)
La Salle/Tarija (BOL)

– Grupo B (07/10 a 09/10): Ambato (Equador)
CKT (ECU)
Boca Juniors (ARG)
Aduaneros de Valencia (VEN)
Club Tinguaririca (CHI)

– Grupo C (14/10 a 16/10): Montevidéu (Uruguai)
Aguada (URU)
Winner/Limeira (BRA)
Argentino de Junín (ARG)
Importadora Alvarado (ECU)

– Grupo D (21/10 a 23/10): Maturín (Venezuela)
Guacharos de Maturín (VEN)
UniCEUB/BRB/Brasília (BRA)
Defensor (URU)
Guerreros de Bogotá (COL)