#JOGAJUNTO

Mais basquete

Vai ser no Rio!

11-03-2014 | 06:31
Por Liga Nacional de Basquete

FIBA Américas anuncia Rio de Janeiro como sede do Final Four da Liga das Américas 2014; Ginásio Maracanãzinho será o palco das disputas

Clube sede, Flamengo desafiará o Aguada (URU), enquanto o atual campeão Pinheiros enfrenta o Halcones Xalapa (MEX) (Arte/LNB)

Clube sede, Flamengo desafiará o Aguada (URU), enquanto o atual campeão Pinheiros enfrenta o Halcones Xalapa (MEX) (Arte/LNB)

O Final Four da Liga das Américas 2014 será disputado em solo brasileiro. Nesta terça-feira, a FIBA Américas anunciou a cidade do Rio de Janeiro (RJ) como sede da etapa final do principal torneio interclubes do continente. As disputas do quadrangular decisivo da competição acontecerão nos dias 21 e 22 de março, no Ginásio Maracanãzinho, que tem capacidade para 11.800 espectadores.

A fase que decidirá o time campeão, que estará automaticamente classificado para a próxima Copa Intercontinental, contará com a presença de Halcones Xalapa (MEX), Atlético Aguada (URU), do atual campeão Pinheiros/SKY e do anfitrião Flamengo.

“Foi uma verdadeira batalha para trazer esse evento para o Brasil porque o Aguada, do Uruguai, também estava na disputa. Mas depois de muita negociação conseguimos alcançar nosso objetivo. Contamos com o apoio da nossa torcida que irá lotar o Maracanãzinho para incentivar nossa equipe em busca do título inédito”, disse André Guimarães, Supervisor de Basquete do Flamengo.

O Final Four começa no dia 21 com as duas partidas semifinais: Pinheiros/SKY x Halcones Xalapa (MEX), às 19h (de Brasília), e Flamengo x Atlético Aguada (URU), às 21h15. No dia seguinte (22), os perdedores disputam o terceiro lugar, às 19h, enquanto os vencedores decidem o título da Liga das Américas, às 21h15.

“Hoje selecionamos o Rio de Janeiro como organizador e estamos muito contentes em ter uma cidade tão importante no cenário mundial como sede do Final Four, e ainda contando com o apoio de um dos clubes de maior trajetória e reconhecimento na América, que é o Flamengo”, analisou o Secretário Geral da FIBA Américas, Alberto Garcia.

Ginásio do Maracanãzinho foi palco da primeira edição do Jogo das Estrelas do NBB (Divulgação)

Ginásio do Maracanãzinho foi palco da primeira edição do Jogo das Estrelas do NBB (Divulgação)

A Liga das Américas, em suas seis edições anteriores, teve três campeões argentinos (Peñarol de Mar del Plata, em 2008 e 2010, e Regatas Corrientes, em 2011), um mexicano (Pioneros de Quintana Roo, em 2012), e dois brasileiros (UniCEUB/BRB/Brasília, em 2009, e o atual campeão Pinheiros/SKY, em 2013).

“A qualidade dos quatro participantes deste Final Four é inegável. Estamos falando de equipes de elite e tradição em seus países, portanto, não teremos dúvida de que será um espetáculo histórico no basquetebol no nosso continente”, concluiu Alberto Garcia.