#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Vai começar!

28-09-2015 | 04:20
Por Liga Nacional de Basquete

No Ginásio Hugo Ramos, Mogi abre participação na Liga Sul-Americana 2015, nesta terça-feira, diante do Desportes Castro (CHI), com transmissão ao vivo do SporTV

Liga Sul-Americana terá início no Ginásio Hugo Ramos pelo segundo ano consecutivo (João Pires/LNB)

Liga Sul-Americana terá início no Ginásio Hugo Ramos pelo segundo ano consecutivo (João Pires/LNB)

A bola vai subir para a Liga Sul-Americana 2015. Nesta terça-feira (29/09), o principal torneio de clubes da América do Sul terá início e 16 equipes iniciarão a briga por uma vaga na Liga das Américas, torneio que dá ao campeão a vaga no Mundial de Clubes.

O primeiro brasileiro a entrar em quadra será o Mogi das Cruzes/Helbor, que sediará as partidas do Grupo A, no Ginásio Professor Hugo Ramos. A equipe paulista fará sua estreia diante do Desportes Castro (CHI), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Depois de enfrentar os chilenos na rodada de abertura, o time do técnico Paco García, atual vice-campeão da Liga Sul-Americana, medirá forças com o Trouville (URU), na quarta-feira (30/09), e finalizará sua participação na primeira fase, no dia seguinte (01/10), desafiando o San Martín de Corrientes (ARG). Ambas os duelos também serão realizados às 20 horas (de Brasília).

“Nós temos a possibilidade de assistir ao jogo entre uruguaios e argentinos antes do nosso jogo e isso será muito importante para nós, porque teremos esse material à noite. Mas nada serve trabalhar sobre o outro time se não formos capazes de ganhar o primeiro dia. Por isso, é fundamental a vitória”, disse o comandante mogiano Paco García.

“Só há uma forma, que é dar prioridade ao nosso trabalho, seja quem for o time ou quem sejam os jogadores. Seja um time pequeno ou um time grande, de chutadores ou de pivôs. Acima de tudo isso é priorizar o nosso trabalho para melhorar nossos detalhes, independente de quem seja a equipe que vamos enfrentar”, completou o espanhol.

No último ano, Mogi acabou derrotado pelo Bauru na final brasileira e foi vice-campeão da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Na última edição da Liga Sul-Americana, Mogi foi derrotado pelo Bauru na final e acabou com o vice-campeonato (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Enquanto as outras três equipes chegarão para os jogos da Liga Sul-Americana ainda sem pouco atuar de maneira oficial – as ligas uruguaia, chilena e argentina começaram na última semana –, Mogi tem como trunfo o ritmo de jogo adquirido no Campeonato Paulista. Líder do Grupo B, com oito vitórias em dez jogos, a equipe do Alto do Tietê lidera a série de quartas de final frente ao Paschoalotto/Bauru por 2 a 0.

“Estamos em um nível de competição muito alto. Acho que o nosso time está bem preparado em termos de ritmo. Não conhecemos muito os adversários, só um jogador ou outro pela história, mas o sistema de jogo vamos pegar tudo na hora. O time do Chile nós vamos jogar sem saber nada dele e os argentinos e uruguaios vamos ver o jogo deles antes do nosso para saber como jogam. Mas acredito que temos um pouco mais de vantagem porque estamos em um ritmo muito alto, de playoff”, disse o capitão mogiano Filipin.

Em meio aos playoffs contra Bauru, Mogi chegará embalado para a Liga Sul-Americana (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Em meio aos playoffs contra Bauru, Mogi chegará embalado para a Liga Sul-Americana (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Além do Mogi, outras duas equipes brasileiras disputarão a Liga Sul-Americana 2015. O UniCEUB/BRB/Brasília irá até a capital chilena Santiago para a disputa do Grupo C, entre os dias 13 e 15 de outubro, e terá como rivais o anfitrião Colo-Colo, Atenas (Uruguai) e Quilmes (Argentina). Por sua vez, o Franca Basquete está no Grupo D, que será realizado em Quito, no Equador, ao lado de UTE (Equador), Regatas de Lima (Peru) e Guaros de Lara (Venezuela).

Na única chave sem brasileiros, o Grupo B, estão Piratas de Bogotá (Colômbia), Vickingos (Bolívia), Obras Sanitárias (Argentina), e Malvín (Uruguai). Os dois melhores de cada chave avançarão à segunda fase, que será disputada no mesmo formato da etapa de classificação. Os oito times serão divididos em dois grupos e jogarão entre si em turno único. Os dois times mais bem colocados de cada lado se classificarão à final da competição, que neste ano será disputada em um playoff melhor de três jogos.

Confira a tabela completa do Grupo A da Liga Sul-Americana 2015:

29/09 (terça-feira)
17h45 – San Martin (ARG) x Trouville (URU)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Deportes Castro (CHI) – ao vivo no SporTV 2

30/09 (quarta-feira)
17h45 – Deportes Castro (CHI) x San Martin (ARG)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Trouville (URU)

01/10 (quinta-feira)
17h45 – Deportes Castro (CHI) x Trouville (URU)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x San Martin (ARG)