#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Vai começar!

23-07-2014 | 05:58
Por Liga Nacional de Basquete

Sul-Americano tem início nesta quinta-feira, e Seleção Brasileira inicia sua caminhada no torneio às 19 horas, frente ao Paraguai, com transmissão ao vivo do SporTV

Seleção Brasileira fará sua estreia no Sul-Americano nesta quinta-feira (Divulgação/CBB)

Seleção Brasileira fará sua estreia no Sul-Americano nesta quinta-feira (Divulgação/CBB)

Chegou a hora. Nesta quinta-feira, na Ilha de Margarita, na Venezuela terá início o 46º Campeonato Sul-Americano e a Seleção Brasileira dará início a sua caminha no torneio, às 19 horas (de Brasília), diante do Paraguai, em partida que será transmitida ao vivo pelo canal SporTV.

Sob o comando do técnico José Neto, a equipe verde-amarela tentará seu 19º nono título da competição continental. Além disso, o Sul-Americano deste ano classificará seus três primeiros colocados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015, e ainda garantirá os quatro melhores no Torneio Pré-Olímpico das Américas do próximo ano.

“Sabemos das metas que temos que alcançar no Sul-Americano e posso garantir que o grupo está muito unido e focado nessa competição. Viemos aqui para ganhar, é claro que respeitando os adversários, mas sabendo do potencial dessa seleção. Tivemos uma boa fase de treinos e de jogos e agora é hora de colocar em pratica”, destacou o pivô Rafael Hettsheimeir, um dos atletas mais experientes do selecionado brasileiro.

Raulzinho é um dos destaques da Seleção para a disputa do Sul-Americano (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Raulzinho é um dos destaques da Seleção para a disputa do Sul-Americano (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Depois de mais duas semanas de treinos na cidade de São Paulo, a Seleção finalizou sua preparação com uma série de amistosos em solo venezuelano. Ao todo, a equipe disputou quatro partidas preparatórias e acumulou duas vitórias, frente a Equador e Uruguai, e duas derrotas, ambas para a anfitriã Venezuela.

“A equipe mostrou uma grande evolução desde o primeiro treino em São Paulo, passando pelos amistosos na Venezuela até hoje, aqui na Ilha de Margarita. Cada um de nós, jogadores e comissão técnica, está com muita vontade de ganhar cada jogo para conseguirmos nossos objetivos. Independente da competição entramos em quadra sempre para fazer o melhor para defender o Brasil”, declarou o armador Raulzinho.

No Grupo A do Sul-Americano, os brasileiros ainda terão pela frente o Equador, na próxima sexta-feira, às 14 horas (de Brasília), e a Argentina, no dia seguinte, às 19 horas (de brasília), como adversários na primeira fase do torneio. Os dois melhores colocados de cada lado avançam às semifinais.

“Foi um bom período de testes, treinamos bem, encaramos duas vezes a Venezuela, apoiada pela força da torcida, e foram partidas muito equilibradas, decidida nos detalhes. Agora, no Sul-Americano, não podemos vacilar. A atenção estará redobrada para sermos campeões”, afirmou o ala/armador Vitor Benite.

Após o Sul-Americano, a Seleção Brasileira terá a Copa do Mundo de Basquete pela frente. Com dez atletas convocados para a disputa da competição que será realizada na Espanha, entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro, o técnico Rubén Magnano convocará alguns jogadores que se destacarem no torneio continental para completarem o grupo que iniciou suas atividades, também em São Paulo.

Benite será um dos nove atletas de equipes do NBB que representará a Seleção no Sul-Americano (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Benite será um dos nove atletas de equipes do NBB que representará a Seleção no Sul-Americano (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Confira os 12 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira no 46º Campeonato Sul-Americano:

Armadores: Raulzinho (Gipuzkoa Lagun Aro – ESP), Rafael Luz (Rio Natura Monbus – ESP) e Gegê (Flamengo)
Alas: Benite (Flamengo), Léo Meindl (Franca Basquete) e Arthur (UniCEUB/BRB/Brasília)
Alas/pivôs: Jefferson (São José/Unimed), Olivinha (Flamengo) e Rafael Mineiro (Winner/Kabum/Limeira)
Pivôs: Augusto Lima (CB Múrcia –ESP), Cristiano Felício (Flamengo) e Rafael Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru)

Confira a tabela completa do 46º Campeonato Sul-Americano:

-24/07 (quinta-feira)
14h – Uruguai x Chile
16h30 – Equador x Argentina
19h – Brasil x Paraguai (SporTV)
21h30 – Peru x Venezuela

– 25/07 (sexta-feira)
14 – Equador x Brasil (SporTV 2)
16h30 – Peru x Uruguai
19h – Argentina x Paraguai
21h30 – Venezuela x Chile

– 26/07 (sábado)
14h – Paraguai x Equador
16h30 – Chile x Peru
19h – Argentina x Brasil (SporTV 2)
21h30 – Venezuela x Uruguai

– 27/07 (domingo)
19h – Semifinal 1 (1ºA x 2ºB)
21h30 – Semifinal 2 (1ºB x 2ºA)

– 28/07 (segunda-feira)
14h00 – Disputa do sétimo lugar
16h30 – Disputa do quinto lugar
19h00 – Disputa do terceiro lugar
21h30 – Final